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GURPS True High Fantasy – Capítulo VII – Magias

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1. ADVERTÊNCIA:

Todo o material ora apresentado foi desenvolvido a partir da 3ª Edição do GURPS, revisado de acordo com a 4ª Edição e modificado conforme a necessidade, com o objetivo de facilitar a criação de narrativas mais próximas do que se costuma denominar por “Alta Fantasia” ou “High Fantasy”. Embora seja recomendável possuir pelo menos o Módulo Básico (de qualquer edição) para jogar, é possível utilizar apenas o GURPS Lite durante as partidas, pois muitas das regras essenciais  do sistema foram resumidas ao longo dos diversos capítulos que compõem a obra.

2. INTRODUÇÃO:

Neste capítulo o leitor encontrará todas as magias contidas no GURPS Magic da 4ª Edição, bem como uma série de novas mágicas adaptadas de outros sistemas, devidamente discriminadas ao longo do texto, em especial no que concerne à sua fonte de inspiração.

Em alguns momentos sugerimos alterações pontuais em determinadas magias com o objetivo de facilitar sua conjuração ou permitir a criação de itens mágicos a partir delas, mas as regras oficiais sempre foram ressalvadas nas notas de rodapé para que o grupo possa optar pelo que considere mais adequado.

Além disso, com o intuito de agilizar a criação dos personagens trazemos listas das mágicas pertencentes à cada Escola e tomamos o cuidado de incluir o parâmetro Tiro Rápido (TR) nas magias de projétil, de modo a permitir que os jogadores da 3ª Edição do GURPS também façam uso do material.

Por fim, a tabela abaixo condensa todas as informações elencadas nas listas de magia supramencionadas, o que facilita a compra de Escolas inteiras na base de um Ponto de Personagem por mágica, como usualmente ocorre com personagens muito poderosos. Ela também oferece um amplo panorama do trabalho desenvolvido até a presente edição do GURPS True High Fantasy.

Escola de Magia

1

2 3 4 5 6 7 8

Acesso

34 14 20 13 25 12 22

0

Água

72

63 9 24 24 8 64 5

Alimentos

28 27 1 12 16 2 26

2

Animal

33

22 11 5 9 0 33 6

Ar

53 51 2 37 16 34 19

0

Clima

35

32 3 35 18 11 24 4

Comunicação e Empatia

37 28 9 5 11 0 37

2

Controle do Corpo

68

61 7 8 23 0 68 5

Controle da Mente

58 48 10 8 15 6 52

0

Cura

43

32 11 11 20 8 35 0

Encantamento

59 43 16 3 33 1 58

0

Fogo

38

31 7 6 6 1 37 6

Ilusão e Criação

23 19 4 2 8 0 23

2

Luz e Trevas

33

32 1 3 11 0 33 0

Metamágica

42 29 13 2 20 0 42

1

Movimentação

48

36 12 17 14 1 47 1

Necromancia

44 28 16 9 24 8 36

0

Planta

35

34 1 3 5 1 34 2

Proteção e Advertência

41 40 1 18 27 15 26

0

Quebrar e Consertar

35

22 13 3 16 2 33 0

Reconhecimento

52 49 3 21 28 21 31

0

Som

28

28 0 8 10 5 23 0

Tecnologia

46 32 14 7 20 1 45

0

Terra

32

28 4 9 11 4 28 1

Total

1.017 829 194 269 410 141 876

37

Coluna 1: Total de magias da Escola.

Coluna 2: Total de magias Mentais/Difíceis.

Coluna 3: Total de magias Mentais/Muito Difíceis.

Coluna 4: Total de magias pertencentes à mais de uma Escola.

Coluna 5: Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas.

Coluna 6: Total de magias descritas em outras Escolas.

Coluna 7: Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas.

Coluna 8: Total de magias adaptadas de outros sistemas.

3. LISTA DAS MAGIAS POR ESCOLA:

As mágicas marcadas com um asterisco (“*”) são perícias Mentais/Muito Difíceis. As demais são perícias Mentais/Difíceis.

ACESSO:

Magias da Escola: Acelerar o Tempo*, Baliza, Círculo de Teletransporte*, Controlar Portal, Convocação Extradimensional, Criar Porta, Criar Portal*, Defasar, Defasar os Outros*, Destruição Rastejante*, Desviar Teleporte*, Esconder Objeto, Escudo Antiteleporte, Espionar Portal, Intervalo*, Invocar Enxame, Jornada Rápida*, Localizar Portal, Praga de Insetos, Rastrear Teleporte, Retardar o Tempo*, Santuário*, Suspender o Tempo*, Teleportar os Outros*, Teleporte*, Transferir Outros de Plano*, Transferir de Plano*, Translocação, Translocação Temporal, Translocar os Outros*, Translocar os Outros no Tempo*, Transportar os Outros no Tempo*, Viajar no Tempo* e Visita Planar*.

Magias Mentais/Difíceis: Baliza, Controlar Portal, Convocação Extradimensional, Criar Porta, Defasar, Esconder Objeto, Escudo Antiteleporte, Espionar Portal, Invocar Enxame, Localizar Portal, Praga de Insetos, Rastrear Teleporte, Translocação e Translocação Temporal.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Acelerar o Tempo, Círculo de Teletransporte, Criar Portal, Defasar os Outros, Destruição Rastejante, Desviar Teleporte, Intervalo, Jornada Rápida, Retardar o Tempo, Santuário, Suspender o Tempo, Teleportar os Outros, Teleporte, Transferir Outros de Plano, Transferir de Plano, Translocar os Outros, Translocar os Outros no Tempo, Transportar os Outros no Tempo, Viajar no Tempo e Visita Planar.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Baliza (Acesso e Movimentação), Círculo de Teletransporte* (Acesso e Movimentação), Destruição Rastejante* (Acesso e Animal), Desviar Teleporte* (Acesso e Movimentação), Escudo Antiteleporte (Acesso e Proteção e Advertência), Invocar Enxame (Acesso e Animal), Jornada Rápida* (Acesso e Movimentação), Praga de Insetos (Acesso e Animal), Rastrear Teleporte (Acesso e Movimentação), Teleportar os Outros* (Acesso e Movimentação), Teleporte* (Acesso e Movimentação), Translocação (Acesso e Movimentação) e Translocar os Outros* (Acesso e Movimentação).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Acelerar o Tempo*, Baliza, Círculo de Teletransporte*, Convocação Extradimensional, Criar Porta, Criar Portal*, Defasar, Destruição Rastejante*, Desviar Teleporte*, Esconder Objeto, Escudo Antiteleporte, Invocar Enxame, Jornada Rápida*, Localizar Portal, Praga de Insetos, Rastrear Teleporte, Retardar o Tempo*, Santuário*, Teleportar os Outros*, Teleporte*, Translocação, Translocar os Outros*, Transportar os Outros no Tempo*, Viajar no Tempo* e Visita Planar*.

Magias descritas em outras Escolas: Baliza (Movimentação), Círculo de Teletransporte* (Movimentação), Destruição Rastejante* (Animal), Desviar Teleporte* (Movimentação), Invocar Enxame (Animal), Jornada Rápida* (Movimentação), Praga de Insetos (Animal), Rastrear Teleporte (Movimentação), Teleportar os Outros* (Movimentação), Teleporte* (Movimentação), Translocação (Movimentação) e Translocar os Outros* (Movimentação).

Magias adaptadas de outros sistemas: Círculo de Teletransporte* (D&D 3.5), Destruição Rastejante* (D&D 3.5), Invocar Enxame (D&D 3.5) e Praga de Insetos (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 34.

Total de magias Mentais/Difíceis: 14.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 20.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 13.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 25.

Total de magias descritas em outras Escolas: 12.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 22.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 0.

ÁGUA:

Magias da Escola: Ácido Essencial*, Adaga de Gelo, Água Essencial, Andar Através da Água, Aquavisão, Arma Congelante, Arma da Destruição Congelante*, Arma da Explosão Congelante, Bola de Ácido, Camada de Gelo, Caminhar sobre a Água, Carne para Gelo*, Chuva, Chuva de Ácido, Chuva de Adagas de Gelo, Condensar Vapor, Congelar, Contaminar Água, Controlar Elemental, Convocar Elemental, Corpo de Água, Corpo de Gelo*, Correnteza, Criar Ácido, Criar Água, Criar Elemental, Criar Fonte, Criar Gelo, Criar Vapor, Descongelar, Desidratar, Destilar, Dissipar Água, Enregelar, Esfera de Gelo, Ferver Água, Flecha Ácida de Melf, Frescor, Geada, Gêiser*, Granizo, Guarda-Chuva, Imunidade ao Ácido, Imunidade à Água, Jato de Ácido, Jato de Água, Jato de Lama, Jato de Neve, Jato de Vapor, Localizar Água, Localizar Litoral, Maré, Moldar Água, Nadar, Neve, Nevoeiro, Ondas, Projéteis Congelantes, Projéteis da Destruição Congelante*, Projéteis da Explosão Congelante, Purificar Água, Redemoinho, Respirar Água, Respirar Ar, Sapatos de Neve, Secar Fonte, Sopro de Ácido*, Sopro Congelante*, Sopro de Vapor*, Tempestade, Terra para Água e Toque Congelante.

Magias Mentais/Difíceis: Adaga de Gelo, Água Essencial, Andar Através da Água, Aquavisão, Arma Congelante, Arma da Explosão Congelante, Bola de Ácido, Camada de Gelo, Caminhar sobre a Água, Chuva, Chuva de Ácido, Chuva de Adagas de Gelo, Condensar Vapor, Congelar, Contaminar Água, Controlar Elemental, Convocar Elemental, Corpo de Água, Correnteza, Criar Ácido, Criar Água, Criar Elemental, Criar Fonte, Criar Gelo, Criar Vapor, Descongelar, Desidratar, Destilar, Dissipar Água, Enregelar, Esfera de Gelo, Ferver Água, Flecha Ácida de Melf, Frescor, Geada, Granizo, Guarda-Chuva, Imunidade ao Ácido, Imunidade à Água, Jato de Ácido, Jato de Água, Jato de Lama, Jato de Neve, Jato de Vapor, Localizar Água, Localizar Litoral, Maré, Moldar Água, Nadar, Neve, Nevoeiro, Ondas, Projéteis Congelantes, Projéteis da Explosão Congelante, Purificar Água, Redemoinho, Respirar Água, Respirar Ar, Sapatos de Neve, Secar Fonte, Tempestade, Terra para Água e Toque Congelante.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Ácido Essencial, Arma da Destruição Congelante, Carne para Gelo, Corpo de Gelo, Gêiser, Projéteis da Destruição Congelante, Sopro de Ácido, Sopro Congelante e Sopro de Vapor.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Aquavisão (Água e Reconhecimento), Chuva (Água, Ar e Clima),  Contaminar Água (Água e Alimentos), Controlar Elemental (Água, Ar, Fogo e Terra), Convocar Elemental (Água, Ar, Fogo e Terra), Correnteza (Água e Clima), Criar Elemental (Água, Ar, Fogo e Terra), Destilar (Água e Alimentos), Frescor (Água e Proteção e Advertência), Geada (Água e Clima), Granizo (Água e Clima), Guarda-Chuva (Água e Proteção e Advertência), Imunidade ao Ácido (Água e Proteção e Advertência), Imunidade à Água (Água e Proteção e Advertência), Jato de Lama (Água e Terra), Maré (Água e Clima), Nadar (Água e Movimentação), Neve (Água, Ar e Clima), Nevoeiro (Água e Clima), Ondas (Água e Clima), Respirar Água (Água e Ar),  Respirar Ar (Água e Ar), Tempestade (Água, Ar e Clima) e Terra para Água (Água e Terra).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Chuva, Chuva de Ácido, Condensar Vapor, Contaminar Água, Controlar Elemental, Convocar Elemental, Criar Ácido, Criar Elemental, Descongelar, Destilar, Ferver Água, Frescor, Geada, Gêiser*, Guarda-Chuva, Jato de Lama, Nadar, Neve, Respirar Água, Respirar Ar, Secar Fonte, Sopro Congelante*, Sopro de Vapor* e Terra para Água.

Magias descritas em outras Escolas: Contaminar Água (Alimentos), Controlar Elemental (Fogo), Convocar Elemental (Fogo), Criar Elemental (Fogo), Destilar (Alimentos), Jato de Lama (Terra), Nadar (Movimentação) e Terra para Água (Terra).

Magias adaptadas de outros sistemas: Arma da Destruição Congelante*, Arma da Explosão Congelante, Flecha Ácida de Melf, Projéteis da Destruição Congelante* e Projéteis da Explosão Congelante.

Total de magias da Escola: 72.

Total de magias Mentais/Difíceis: 63.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 9.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 24.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 24.

Total de magias descritas em outras Escolas: 8.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 64.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 5.

ALIMENTOS:

Magias da Escola: Água para Vinho, Alimento Essencial, Aromas do Passado, Banquete do Monge, Banquete de Heróis*, Banquete dos Tolos, Boca Mágica, Bom Fruto, Contaminar Água, Cozinhar, Criar Alimento, Curar Desidratação, Curar Inanição, Destilar, Deteriorar, Envenenar Comida, Fermentar, Fome, Nariz Mágico, Paladar Remoto, Preparar Carne de Caça, Preservar Alimento, Procurar Comida, Purificar Alimento, Sede, Temperar, Testar Comida e Ver Receita.

Magias Mentais/Difíceis: Água para Vinho, Alimento Essencial, Aromas do Passado, Banquete do Monge, Banquete dos Tolos, Boca Mágica, Bom Fruto, Contaminar Água, Cozinhar, Criar Alimento, Curar Desidratação, Curar Inanição, Destilar, Deteriorar, Envenenar Comida, Fermentar, Fome, Nariz Mágico, Paladar Remoto, Preparar Carne de Caça, Preservar Alimento, Procurar Comida, Purificar Alimento, Sede, Temperar, Testar Comida e Ver Receita.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Banquete de Heróis.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Aromas do Passado (Alimentos e Reconhecimento), Boca Mágica (Alimentos, Reconhecimento e Som), Bom Fruto (Alimentos e Cura), Contaminar Água (Água e Alimentos), Curar Desidratação (Alimentos e Cura), Curar Inanição (Alimentos e Cura), Destilar (Água e Alimentos), Fome (Alimentos e Controle do Corpo), Nariz Mágico (Alimentos e Reconhecimento), Paladar Remoto (Alimentos e Reconhecimento), Sede (Alimentos e Controle do Corpo) e Ver Receita (Alimentos e Reconhecimento).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Água para Vinho, Aromas do Passado, Banquete de Heróis*, Banquete do Monge, Banquete dos Tolos, Boca Mágica, Bom Fruto, Contaminar Água, Curar Desidratação, Curar Inanição, Destilar, Cozinhar, Fome, Nariz Mágico, Paladar Remoto e Sede.

Magias descritas em outras Escolas: Fome (Controle do Corpo) e Sede (Controle do Corpo).

Magias adaptadas de outros sistemas: Banquete de Heróis* (D&D 3.5) e Bom Fruto (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 28.

Total de magias Mentais/Difíceis: 27.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 1.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 12.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 16.

Total de magias descritas em outras Escolas: 2.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 26.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 2.

ANIMAL:

Magias da Escola: Acalmar Animal, Agitar Animal, Amalgamar Criaturas*, Ampliar Animal*, Cajado em Serpente, Cavalgar, Conexão com Animais, Controlar Aves, Controlar Híbridos*, Controlar Insetos, Controlar Mamíferos, Controlar Peixes, Controlar Répteis, Convocar Animais, Destruição Rastejante*, Dominar Animais, Falar com Animais, Invocar Enxame, Localizar Animais, Mensageiro Animal, Metamorfose*, Metamorfose Maior*, Metamorfose Parcial*, Metamorfose Permanente*, Metamorfosear os Outros*, Passageiro Interno, Possessão Permanente de Animal*, Possuir Animal, Praga de Insetos, Proteger Animais, Repelir Animais, Repelir Híbridos* e Teia de Aranha.

Magias Mentais/Difíceis: Acalmar Animal, Agitar Animal, Cajado em Serpente, Cavalgar, Conexão com Animais, Controlar Aves, Controlar Insetos, Controlar Mamíferos, Controlar Peixes, Controlar Répteis, Convocar Animais, Dominar Animais, Falar com Animais, Invocar Enxame, Localizar Animais, Mensageiro Animal, Passageiro Interno, Possuir Animal, Praga de Insetos, Proteger Animais, Repelir Animais e Teia de Aranha.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Amalgamar Criaturas, Ampliar Animal, Controlar Híbridos, Destruição Rastejante, Metamorfose, Metamorfose Maior, Metamorfose Parcial, Metamorfose Permanente, Metamorfosear os Outros, Possessão Permanente de Animal e Repelir Híbridos.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Cajado em Serpente (Animal e Planta), Destruição Rastejante* (Acesso e Animal), Invocar Enxame (Acesso e Animal), Praga de Insetos (Acesso e Animal) e Proteger Animais (Animal e Proteção e Advertência).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Acalmar Animal, Agitar Animal, Amalgamar Criaturas*, Cajado em Serpente, Localizar Animais, Metamorfose Maior*, Metamorfose Parcial*, Possuir Animal e Proteger Animais.

Magias descritas em outras Escolas: Nenhuma.

Magias adaptadas de outros sistemas: Ampliar Animal* (D&D 3.5), Cajado em Serpente (AD&D 2.0), Destruição Rastejante* (D&D 3.5), Invocar Enxame (D&D 3.5), Praga de Insetos (D&D 3.5) e Mensageiro Animal (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 33.

Total de magias Mentais/Difíceis: 22.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 11.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 5.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 9.

Total de magias descritas em outras Escolas: 0.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 33.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 6.

AR:

Magias da Escola: Aerovisão, Aquecer, Ar Essencial, Arma da Destruição Elétrica*, Arma Elétrica, Arma da Explosão Elétrica, Armadura Elétrica, Caminhar no Ar, Chicote Elétrico, Chuva, Concussão, Controlar Elemental, Convocar Elemental, Corpo de Ar, Corpo de Eletricidade, Corpo de Vento, Criar Ar, Criar Elemental, Destruir Ar, Desvitalizar Ar, Domo Atmosférico, Eliminar Odor, Esfera de Relâmpagos, Furacão, Imunidade à Eletricidade, Jato de Ar, Localizar Ar, Mau Cheiro, Moldar Ar, Muralha de Relâmpagos, Muralha de Vento, Neve, Nuvem de Faíscas, Nuvens, Odor, Olhar Relampejante, Predizer as Condições do Tempo, Projéteis da Destruição Elétrica*, Projéteis Elétricos, Projéteis da Explosão Elétrica, Purificar o Ar, Relâmpago, Relâmpago Explosivo, Resfriar, Respirar Água, Respirar Ar, Tempestade, Tempestade de Areia, Tempestade de Relâmpagos, Terra para Ar, Toque Chocante, Turbilhão e Vento.

Magias Mentais/Difíceis: Aerovisão, Aquecer, Ar Essencial, Arma Elétrica, Arma da Explosão Elétrica, Armadura Elétrica, Caminhar no Ar, Chicote Elétrico, Chuva, Concussão, Controlar Elemental, Convocar Elemental, Corpo de Ar, Corpo de Eletricidade, Corpo de Vento, Criar Ar, Criar Elemental, Destruir Ar, Desvitalizar Ar, Domo Atmosférico, Eliminar Odor, Esfera de Relâmpagos, Furacão, Imunidade à Eletricidade, Jato de Ar, Localizar Ar, Mau Cheiro, Moldar Ar, Muralha de Relâmpagos, Muralha de Vento, Neve, Nuvem de Faíscas, Nuvens, Odor, Olhar Relampejante, Predizer as Condições do Tempo, Projéteis Elétricos, Projéteis da Explosão Elétrica, Purificar o Ar, Relâmpago, Relâmpago Explosivo, Resfriar, Respirar Água, Respirar Ar, Tempestade, Tempestade de Areia, Tempestade de Relâmpagos, Terra para Ar, Toque Chocante, Turbilhão e Vento.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Arma da Destruição Elétrica e Projéteis da Destruição Elétrica.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Aerovisão (Ar e Reconhecimento), Aquecer (Ar e Clima), Arma da Destruição Elétrica* (Ar e Clima), Arma Elétrica (Ar e Clima), Arma da Explosão Elétrica (Ar e Clima), Armadura Elétrica (Ar e Clima), Chicote Elétrico (Ar e Clima), Chuva (Água, Ar e Clima), Concussão (Ar e Som), Controlar Elemental (Água, Ar, Fogo e Terra), Convocar Elemental (Água, Ar, Fogo e Terra), Corpo de Eletricidade (Ar e Clima), Criar Elemental (Água, Ar, Fogo e Terra), Domo Atmosférico (Ar e Proteção e Advertência), Esfera de Relâmpagos (Ar e Clima), Imunidade à Eletricidade (Ar, Clima e Proteção e Advertência), Muralha de Relâmpagos (Ar e Clima), Neve (Água, Ar e Clima), Nuvem de Faíscas (Ar e Clima), Nuvens (Ar e Clima), Olhar Relampejante (Ar e Clima), Predizer as Condições do Tempo (Ar e Clima), Projéteis da Destruição Elétrica* (Ar e Clima), Projéteis Elétricos (Ar e Clima), Projéteis da Explosão Elétrica (Ar e Clima), Relâmpago (Ar e Clima), Relâmpago Explosivo (Ar e Clima), Resfriar (Ar e Clima), Respirar Água (Água e Ar), Respirar Ar (Água e Ar), Tempestade (Água, Ar e Clima), Tempestade de Areia (Ar e Terra), Tempestade de Relâmpagos (Ar e Clima), Terra para Ar (Ar e Terra), Toque Chocante (Ar e Clima), Turbilhão (Ar e Movimentação) e Vento (Ar e Clima). 

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Aquecer, Concussão, Controlar Elemental, Convocar Elemental, Corpo de Vento, Criar Elemental, Domo Atmosférico, Esfera de Relâmpagos, Neve, Nuvens, Resfriar, Respirar Água, Respirar Ar, Tempestade, Tempestade de Areia e Terra para Ar.

Magias descritas em outras Escolas: Aquecer (Clima), Arma da Destruição Elétrica* (Clima), Arma Elétrica (Clima), Arma da Explosão Elétrica (Clima), Armadura Elétrica (Clima), Chuva (Água), Chicote Elétrico (Clima), Controlar Elemental (Fogo), Convocar Elemental (Fogo), Corpo de Eletricidade (Clima), Criar Elemental (Fogo), Esfera de Relâmpagos (Clima), Imunidade à Eletricidade (Clima), Muralha de Relâmpagos (Clima), Neve (Água), Nuvem de Faíscas (Clima), Nuvens (Clima), Olhar Relampejante (Clima), Predizer as Condições do Tempo (Clima), Projéteis da Destruição Elétrica* (Clima), Projéteis Elétricos (Clima), Projéteis da Explosão Elétrica (Clima), Relâmpago (Clima), Relâmpago Explosivo (Clima), Resfriar (Clima), Respirar Água (Água), Respirar Ar (Água), Tempestade (Água), Tempestade de Areia (Terra), Tempestade de Relâmpagos (Clima), Terra para Ar (Terra), Toque Chocante (Clima), Turbilhão (Movimentação) e Vento (Clima).

Magias adaptadas de outros sistemas: Arma da Destruição Elétrica* (D&D 3.5), Arma da Explosão Elétrica (D&D 3.5), Projéteis da Destruição Elétrica* (D&D 3.5) e Projéteis da Explosão Elétrica (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 53.

Total de magias Mentais/Difíceis: 51.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 2.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 37.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 16.

Total de magias descritas em outras Escolas: 34.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 19.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 0.

CLIMA:

Magias da Escola: Aquecer, Arma da Destruição Elétrica*, Arma Elétrica, Arma da Explosão Elétrica, Armadura Elétrica, Caminhar nas Nuvens, Chicote Elétrico, Chuva, Corpo de Eletricidade, Correnteza, Domo Climático, Esfera de Relâmpagos, Geada, Granizo, Imunidade à Eletricidade, Maré, Muralha de Relâmpagos, Neve, Nevoeiro, Nuvem de Faíscas, Nuvens, Olhar Relampejante, Ondas, Predizer as Condições do Tempo, Projéteis da Destruição Elétrica*, Projéteis Elétricos, Projéteis da Explosão Elétrica, Relâmpago, Relâmpago Explosivo, Resfriar, Saltar Nuvens*, Tempestade, Tempestade de Relâmpagos, Toque Chocante e Vento.

Magias Mentais/Difíceis: Aquecer, Arma Elétrica, Arma da Explosão Elétrica, Armadura Elétrica, Caminhar nas Nuvens, Chicote Elétrico, Chuva, Corpo de Eletricidade, Correnteza, Domo Climático, Esfera de Relâmpagos, Geada, Granizo, Imunidade à Eletricidade, Maré, Muralha de Relâmpagos, Neve, Nevoeiro, Nuvem de Faíscas, Nuvens, Olhar Relampejante, Ondas, Predizer as Condições do Tempo, Projéteis Elétricos, Projéteis da Explosão Elétrica, Relâmpago, Relâmpago Explosivo, Resfriar, Tempestade, Tempestade de Relâmpagos, Toque Chocante e Vento.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Arma da Destruição Elétrica, Projéteis da Destruição Elétrica e Saltar Nuvens.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Aquecer (Ar e Clima), Arma da Destruição Elétrica* (Ar e Clima), Arma Elétrica (Ar e Clima), Arma da Explosão Elétrica (Ar e Clima), Armadura Elétrica (Ar e Clima), Caminhar nas Nuvens (Clima e Movimentação), Chicote Elétrico (Ar e Clima), Chuva (Água, Ar e Clima), Corpo de Eletricidade (Ar e Clima), Correnteza (Água e Clima), Domo Climático (Clima e Proteção e Advertência), Esfera de Relâmpagos (Ar e Clima), Geada (Água e Clima), Granizo (Água e Clima), Imunidade à Eletricidade (Ar, Clima e Proteção e Advertência), Maré (Água e Clima), Muralha de Relâmpagos (Ar e Clima), Neve (Água, Ar e Clima), Nevoeiro (Água e Clima), Nuvem de Faíscas (Ar e Clima), Nuvens (Ar e Clima), Olhar Relampejante (Ar e Clima), Ondas (Água e Clima), Predizer as Condições do Tempo (Ar e Clima), Projéteis da Destruição Elétrica* (Ar e Clima), Projéteis Elétricos (Ar e Clima), Projéteis da Explosão Elétrica (Ar e Clima), Relâmpago (Ar e Clima), Relâmpago Explosivo (Ar e Clima), Resfriar (Ar e Clima), Saltar Nuvens* (Clima e Movimentação), Tempestade (Água, Ar e Clima), Tempestade de Relâmpagos (Ar e Clima), Toque Chocante (Ar e Clima) e Vento (Ar e Clima).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Aquecer, Caminhar nas Nuvens, Correnteza, Domo Climático, Esfera de Relâmpagos, Geada, Imunidade à Eletricidade, Maré, Nevoeiro, Nuvem de Faíscas, Nuvens, Ondas, Predizer as Condições do Tempo, Relâmpago, Resfriar, Saltar Nuvens*, Tempestade de Relâmpagos e Vento.

Magias descritas em outras Escolas: Caminhar nas Nuvens (Movimentação), Chuva (Água), Correnteza (Água), Geada (Água), Granizo (Água), Maré (Água), Neve (Água), Nevoeiro (Água), Ondas (Água), Saltar Nuvens* (Movimentação) e Tempestade (Água).

Magias adaptadas de outros sistemas: Arma da Destruição Elétrica* (D&D 3.5), Arma da Explosão Elétrica (D&D 3.5), Projéteis da Destruição Elétrica* (D&D 3.5) e Projéteis da Explosão Elétrica (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 35.

Total de magias Mentais/Difíceis: 32.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 3.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 35.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 18.

Total de magias descritas em outras Escolas: 11.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 24.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 4.

COMUNICAÇÃO E EMPATIA:

Magias da Escola: Compartilhar Idioma, Compartilhar Perícia, Compulsão para a Mentira, Compulsão para a Verdade, Comunicação*, Controle de Pessoas, Dom da Escrita*, Dom das Línguas*, Emprestar Idioma, Emprestar Perícia, Esconder Emoções, Esconder Pensamentos, Exorcismo, Falar com Máquinas/NT, Insignificância, Leitura da Mente, Leitura de Sonhos, Ligação Telepática de Rary*, Mensagem, Passageiro da Alma, Percepção de Emoções, Percepção de Inimigos, Percepção de Veracidade, Percepção de Vida, Persuasão, Possessão*, Possessão Permanente*, Presença, Projeção de Sonhos, Retrogressão, Sonda Mental*, Telepatia*, Transmissão de Pensamentos, Transmissão de Sonhos, Trocar de Corpo*, Vexação e Zona da Verdade.

Magias Mentais/Difíceis: Compartilhar Idioma, Compartilhar Perícia, Compulsão para a Mentira, Compulsão para a Verdade, Controle de Pessoas, Emprestar Idioma, Emprestar Perícia, Esconder Emoções, Esconder Pensamentos, Exorcismo, Falar com Máquinas/NT, Insignificância, Leitura da Mente, Leitura de Sonhos, Mensagem, Passageiro da Alma, Percepção de Emoções, Percepção de Inimigos, Percepção de Veracidade, Percepção de Vida, Persuasão, Presença, Projeção de Sonhos, Retrogressão, Transmissão de Pensamentos, Transmissão de Sonhos, Vexação e Zona da Verdade.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Comunicação, Dom da Escrita, Dom das Línguas, Ligação Telepática de Rary, Possessão, Possessão Permanente, Sonda Mental, Telepatia e Trocar de Corpo.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Compulsão para a Mentira (Comunicação e Empatia e Controle da Mente), Falar com Máquinas/NT (Comunicação e Empatia e Tecnologia), Mensagem (Comunicação e Empatia e Som), Projeção de Sonhos (Comunicação e Empatia e Controle da Mente) e Transmissão de Sonhos (Comunicação e Empatia e Controle da Mente).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Compulsão para a Mentira, Comunicação*, Emprestar Idioma, Falar com Máquinas/NT, Insignificância, Leitura de Sonhos, Mensagem, Possessão*, Presença, Transmissão de Sonhos e Trocar de Corpo*.

Magias descritas em outras Escolas: Nenhuma.

Magias adaptadas de outros sistemas: Ligação Telepática de Rary* (D&D 3.5) e Zona da Verdade (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 37.

Total de magias Mentais/Difíceis: 28.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 9.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 5.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 11.

Total de magias descritas em outras Escolas: 0.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 37.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 2.

CONTROLE DO CORPO:

Magias da Escola: Agonizar, Alongar Membro, Alterar o Corpo, Alterar Feições, Alterar a Voz, Ambidestria, Andar em Círculos, Armadura Natural, Atordoar, Atrapalhar, Atrofiar Membro, Aumentar*, Aumentar Atributo – Força, Destreza e Vitalidade, Aumentar os Outros*, Cadência, Cegar, Cócegas, Coceira, Controlar Membro, Corpulência*, Corte de Cabelo, Crescimento Capilar, Debilitar, Decapitação, Despedaçar Membros*, Destreza, Destreza em Massa, Dor, Emudecer, Encolher*, Encolher os Outros*, Enfraquecer o Sangue, Enjoo, Ensurdecer, Equilíbrio, Escalada, Espasmo, Estorvar, Fome, Força, Força em Massa, Fragilizar, Inabilidade, Interromper Espasmo, Magreza*, Nausear, Paralisar Membro, Paralisia Total, Perfume, Pés Plantados, Prender a Respiração, Provocar Dormência, Provocar Anosmia, Provocar Esterilidade, Reflexos, Resistência à Dor, Sede, Sensibilizar, Sufocar, Toque, Toque Mortal, Trança-Pés, Transformação em Objeto, Transformar o Corpo, Transformar os Outros, Vigor, Vigor em Massa e Vômito.

Magias Mentais/Difíceis: Agonizar, Alongar Membro, Alterar o Corpo, Alterar Feições, Alterar a Voz, Ambidestria, Andar em Círculos, Armadura Natural, Atordoar, Atrapalhar, Atrofiar Membro, Aumentar Atributo – Força, Destreza e Vitalidade, Cadência, Cegar, Cócegas, Coceira, Controlar Membro, Corte de Cabelo, Crescimento Capilar, Debilitar, Decapitação, Destreza, Destreza em Massa, Dor, Emudecer, Enfraquecer o Sangue, Enjoo, Ensurdecer, Equilíbrio, Escalada, Espasmo, Estorvar, Fome, Força, Força em Massa, Fragilizar, Inabilidade, Interromper Espasmo, Nausear, Paralisar Membro, Paralisia Total, Perfume, Pés Plantados, Prender a Respiração, Provocar Dormência, Provocar Anosmia, Provocar Esterilidade, Reflexos, Resistência à Dor, Sede, Sensibilizar, Sufocar, Toque, Toque Mortal, Trança-Pés, Transformação em Objeto, Transformar o Corpo, Transformar os Outros, Vigor, Vigor em Massa e Vômito.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Aumentar, Aumentar os Outros, Corpulência, Despedaçar Membros, Encolher, Encolher os Outros e Magreza.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Alterar a Voz (Controle do Corpo e Som), Enfraquecer o Sangue (Controle do Corpo e Necromancia), Enjoo (Controle do Corpo e Controle da Mente), Estorvar (Controle do Corpo e Movimentação), Fome (Alimentos e Controle do Corpo), Interromper Espasmo (Controle do Corpo e Cura), Provocar Esterilidade (Controle do Corpo e Necromancia) e Sede (Alimentos e Controle do Corpo).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Alongar Membro, Alterar Feições, Alterar a Voz, Cegar, Corpulência*, Corte de Cabelo, Enfraquecer o Sangue, Enjoo, Ensurdecer, Estorvar, Fome, Força, Fragilizar, Interromper Espasmo, Magreza*, Perfume, Provocar Esterilidade, Reflexos, Sede, Transformação em Objeto, Transformar o Corpo, Transformar os Outros e Vigor.

Magias descritas em outras Escolas: Nenhuma.

Magias adaptadas de outros sistemas: Armadura Natural, (Quadrinhos e Videogames), Despedaçar Membros* (Quadrinhos e Videogames), Destreza em Massa (D&D 3.5), Força em Massa (D&D 3.5) e Vigor em Massa (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 68.

Total de magias Mentais/Difíceis: 61.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 7.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 8.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 23.

Total de magias descritas em outras Escolas: 0.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 68.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 5.

CONTROLE DA MENTE:

Magias da Escola: Aguçar Sentido, Aliviar Loucura, Alucinação, Alucinação Maior*, Amnésia, Amnésia Permanente, Atordoamento Mental, Atrair, Aumentar Atributo – Inteligência, Bravura, Cativar, Comando, Compulsão para a Mentira, Condicionamento*, Condicionamento Permanente*, Controlar Emoção, Criptografar, Desorientar, Embotamento Completo*, Embotar Sentido, Embriaguez, Enfraquecer Vontade, Enjoo, Escravizar*, Estupidez*, Evitar, Êxtase*, Fascinar, Fortalecer Vontade, Fúria, Inépcia, Juramento, Lealdade, Loquacidade, Loucura, Loucura Permanente*, Medo, Memória Falsa, Memorizar, Pânico, Pesadelo, Projeção de Sonhos, Prontidão*, Recordar, Retrovisão, Sabedoria, Sono, Sono em Massa, Sono Tranquilo, Subjugar, Sugestão, Sugestão em Massa, Terror, Torpor, Torpor em Massa, Transmissão de Sonhos, Travar Vontade e Vigília*.

Magias Mentais/Difíceis: Aguçar Sentido, Aliviar Loucura, Alucinação, Amnésia, Amnésia Permanente, Atordoamento Mental, Atrair, Aumentar Atributo – Inteligência, Bravura, Cativar, Comando, Compulsão para a Mentira, Controlar Emoção, Criptografar, Desorientar, Embotar Sentido, Embriaguez, Enfraquecer Vontade, Enjoo, Evitar, Fascinar, Fortalecer Vontade, Fúria, Inépcia, Juramento, Lealdade, Loquacidade, Loucura, Medo, Memória Falsa, Memorizar, Projeção de Sonhos, Pânico, Pesadelo, Recordar, Retrovisão, Sabedoria, Sono, Sono em Massa, Sono Tranquilo, Subjugar, Sugestão, Sugestão em Massa, Terror, Torpor, Torpor em Massa, Transmissão de Sonhos e Travar Vontade.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Alucinação Maior, Condicionamento, Condicionamento Permanente, Embotamento Completo, Escravizar, Estupidez, Êxtase, Loucura Permanente, Prontidão e Vigília.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Aguçar Audição (Controle da Mente e Som), Aliviar Loucura (Controle da Mente e Cura), Compulsão para a Mentira (Comunicação e Empatia e Controle da Mente), Enjoo (Controle do Corpo e Controle da Mente), Memorizar (Controle da Mente e Reconhecimento), Projeção de Sonhos (Comunicação e Empatia e Controle da Mente), Recordar (Controle da Mente e Reconhecimento) e Transmissão de Sonhos (Comunicação e Empatia e Controle da Mente).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Aliviar Loucura, Atordoamento Mental, Cativar, Embriaguez, Enjoo, Escravizar*, Evitar, Medo, Memorizar, Pesadelo, Projeção de Sonhos, Recordar, Sono Tranquilo, Transmissão de Sonhos e Vigília*.

Magias descritas em outras Escolas: Aliviar Loucura (Cura), Aumentar Atributo – Inteligência (Controle do Corpo), Compulsão para a Mentira (Comunicação e Empatia), Enjoo (Controle do Corpo), Projeção de Sonhos (Comunicação e Empatia) e Transmissão de Sonhos (Comunicação e Empatia).

Magias adaptadas de outros sistemas: Nenhuma.

Total de magias da Escola: 58.

Total de magias Mentais/Difíceis: 48.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 10.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 8.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 15.

Total de magias descritas em outras Escolas: 6.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 52.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 0.

CURA:

Magias da Escola: Aliviar Doença, Aliviar Loucura, Aliviar Paralisia, Aliviar Vício, Animação Suspensa, Bom Fruto, Cessar Paralisia, Compartilhar Força, Compartilhar Vitalidade, Cura Maior*, Cura Profunda*, Cura Superficial, Curar Desidratação, Curar Doença, Curar Inanição, Curar Radiação*, Dar Força, Dar Vitalidade, Depurar, Descanso Final, Despertar, Detectar Veneno, Imunidade à Doenças, Imunidade à Venenos, Interromper Envelhecimento*, Interromper Espasmo, Interromper Sangramento, Leitura do Corpo, Neutralização Instantânea de Veneno*, Neutralizar Veneno, Recuperar Audição, Recuperar Energia, Recuperar Fala, Recuperar Memória, Recuperar Visão, Regeneração*, Regeneração Instantânea*, Rejuvenescer*, Remover Contágio, Ressurreição*, Restauração*, Restauração Instantânea* e Sono Curativo.

Magias Mentais/Difíceis: Aliviar Doença, Aliviar Loucura, Aliviar Paralisia, Aliviar Vício, Animação Suspensa, Bom Fruto, Cessar Paralisia, Compartilhar Força, Compartilhar Vitalidade, Cura Superficial, Curar Desidratação, Curar Doença, Curar Inanição, Dar Força, Dar Vitalidade, Depurar, Descanso Final, Despertar, Detectar Veneno, Imunidade à Doenças, Imunidade à Venenos, Interromper Espasmo, Interromper Sangramento, Leitura do Corpo, Neutralizar Veneno, Recuperar Audição, Recuperar Energia, Recuperar Fala, Recuperar Memória, Recuperar Visão, Remover Contágio e Sono Curativo.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Cura Maior, Cura Profunda, Curar Radiação, Interromper Envelhecimento, Neutralização Instantânea de Veneno, Regeneração, Regeneração Instantânea, Rejuvenescer, Ressurreição, Restauração e Restauração Instantânea.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Aliviar Loucura (Controle da Mente e Cura), Bom Fruto (Alimentos e Cura), Curar Desidratação (Alimentos e Cura), Curar Inanição (Alimentos e Cura), Curar Radiação* (Cura e Tecnologia), Descanso Final (Cura e Necromancia), Detectar Veneno (Cura e Proteção e Advertência), Imunidade à Doenças (Cura e Proteção e Advertência), Imunidade à Venenos (Cura e Proteção e Advertência), Interromper Espasmo (Controle do Corpo e Cura) e Ressurreição* (Cura e Necromancia).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Aliviar Loucura, Animação Suspensa, Bom Fruto, Cessar Paralisia, Curar Desidratação, Curar Inanição, Curar Radiação*, Depurar, Detectar Veneno, Imunidade à Doenças, Imunidade à Venenos, Interromper Espasmo, Leitura do Corpo, Neutralizar Veneno, Recuperar Audição, Recuperar Fala, Recuperar Visão, Remover Contágio, Ressurreição* e Sono Curativo.

Magias descritas em outras Escolas: Bom Fruto (Alimentos), Curar Desidratação (Alimentos), Curar Inanição (Alimentos), Curar Radiação* (Tecnologia), Detectar Veneno (Proteção e Advertência), Imunidade à Doenças (Proteção e Advertência), Imunidade à Venenos (Proteção e Advertência) e Interromper Espasmo (Controle do Corpo).

Magias adaptadas de outros sistemas: Bom Fruto (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 43.

Total de magias Mentais/Difíceis: 32.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 11.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 11.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 20.

Total de magias descritas em outras Escolas: 8.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 35.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 1.

ENCANTAMENTO:

Magias da Escola: Acelerar Flecha Mágica, Amuleto, Aparição*, Arma Dançante, Arma Defensora, Arma Espectral, Arma Graciosa, Arma Penetrante, Bloqueador de Impressão, Bola de Cristal, Cajado, Conexão, Cornucópia, Denominar, Desejo*, Desejo Menor*, Desviar, Doppelgänger*, Efígie*, Eliminar, Encantamento Temporário, Encantar*, Encobrir, Energizar, Enfeitiçar*, Enrijecer, Escudo Dançante, Escudo Defensor, Espada Fiel, Espírito da Arma*, Feitiço, Flecha Mágica, Flecha Mágica Vazia*, Gema de Energia, Gema de Mana*, Golem*, Grande Desejo*, Homúnculo, Lich*, Limite, Malefício*, Mira Rápida, Pedra da Alma*, Pedra Mágica, Pergaminho, Precisão, Pujança, Reduzir o Peso, Remover Encantamento, Resistir Encantamento, Roupa Ajustável, Sacar Rápido, Senha, Simulacro*, Sintonizar, Suspender Encantamento, Talismã, Vazamento e Velocidade.

Magias Mentais/Difíceis: Acelerar Flecha Mágica, Amuleto, Arma Dançante, Arma Defensora, Arma Espectral, Arma Graciosa, Arma Penetrante, Bloqueador de Impressão, Bola de Cristal, Cajado, Conexão, Cornucópia, Denominar, Desviar, Eliminar, Encantamento Temporário, Encobrir, Energizar, Enrijecer, Escudo Dançante, Escudo Defensor, Espada Fiel, Feitiço, Flecha Mágica, Gema de Energia, Homúnculo, Limite, Mira Rápida, Pedra Mágica, Pergaminho, Precisão, Pujança, Reduzir o Peso, Remover Encantamento, Resistir Encantamento, Roupa Ajustável, Sacar Rápido, Senha, Sintonizar, Suspender Encantamento, Talismã, Vazamento e Velocidade.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Aparição, Desejo, Desejo Menor, Doppelgänger, Efígie, Encantar, Enfeitiçar, Espírito da Arma, Flecha Mágica Vazia, Gema de Mana, Golem, Grande Desejo, Lich, Malefício, Pedra da Alma e Simulacro.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Aparição* (Encantamento e Necromancia), Conexão (Encantamento e Metamágica) e Lich* (Encantamento e Necromancia).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Aparição*, Arma Dançante, Arma Defensora, Arma Espectral, Arma Graciosa, Arma Penetrante, Bloqueador de Impressão, Bola de Cristal, Conexão, Desejo*, Doppelgänger*, Efígie*, Encantar*, Encobrir, Energizar, Escudo Dançante, Escudo Defensor, Espada Fiel, Espírito da Arma*, Golem*, Homúnculo, Lich*, Malefício*, Mira Rápida, Pedra da Alma*, Pedra Mágica, Precisão, Pujança, Roupa Ajustável, Sacar Rápido, Simulacro*, Talismã e Velocidade. 

Magias descritas em outras Escolas: Conexão (Metamágica).

Magias adaptadas de outros sistemas: Nenhuma.

Total de magias da Escola: 59.

Total de magias Mentais/Difíceis: 43.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 16.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 3.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 33.

Total de magias descritas em outras Escolas: 1.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 58.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 0.

FOGO:

Magias da Escola: Acelerar Fogo, Arma da Destruição Flamejante*, Arma da Explosão Flamejante, Arma Flamejante, Armadura Flamejante, Atear Fogo, Bola de Fogo, Bola de Fogo Explosiva, Bola de Fogo Explosiva Controlável*, Calor, Chuva de Fogo, Chuva de Meteoros*, Controlar Elemental, Convocar Elemental, Corpo de Fogo*, Criar Elemental, Criar Fogo, Defletir Energia, Extinguir Fogo, Fogo Essencial, Fogo Fantasmagórico, Frio, Fumaça, Imunidade ao Fogo, Imunidade ao Frio, Jato de Fogo, Localizar Fogo, Moldar Fogo, Morte Candente*, Nuvem de Fogo, Projéteis da Destruição Flamejante*, Projéteis da Explosão Flamejante, Projéteis Flamejantes, Resistência ao Fogo, Retardar Fogo, Sopro de Fogo*, Tepidez e Toque Candente.

Magias Mentais/Difíceis: Acelerar Fogo, Arma da Explosão Flamejante, Arma Flamejante, Armadura Flamejante, Atear Fogo, Bola de Fogo, Bola de Fogo Explosiva, Calor, Chuva de Fogo, Controlar Elemental, Convocar Elemental, Criar Elemental, Criar Fogo, Defletir Energia, Extinguir Fogo, Fogo Essencial, Fogo Fantasmagórico, Frio, Fumaça, Imunidade ao Fogo, Imunidade ao Frio, Jato de Fogo, Localizar Fogo, Moldar Fogo, Nuvem de Fogo, Projéteis da Explosão Flamejante, Projéteis Flamejantes, Resistência ao Fogo, Retardar Fogo, Tepidez e Toque Candente.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Arma da Destruição Flamejante, Bola de Fogo Explosiva Controlável, Chuva de Meteoros, Corpo de Fogo, Morte Candente, Projéteis da Destruição Flamejante e Sopro de Fogo.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Fogo Fantasmagórico (Fogo e Ilusão e Criação), Controlar Elemental (Água, Ar, Fogo e Terra), Convocar Elemental (Água, Ar, Fogo e Terra), Criar Elemental (Água, Ar, Fogo e Terra), Morte Candente* (Fogo e Necromancia) e Tepidez (Fogo e Proteção e Advertência).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Controlar Elemental, Convocar Elemental, Criar Elemental, Fogo Fantasmagórico, Morte Candente* e Nuvem de Fogo.

Magias descritas em outras Escolas: Fogo Fantasmagórico (Ilusão e Criação).

Magias adaptadas de outros sistemas: Arma da Destruição Flamejante* (D&D 3.0), Arma da Explosão Flamejante (D&D 3.5), Bola de Fogo Explosiva Controlável* (D&D 3.5), Chuva de Meteoros* (D&D 3.5), Projéteis da Destruição Flamejante* (D&D 3.0) e Projéteis da Explosão Flamejante (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 38.

Total de magias Mentais/Difíceis: 31.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 7.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 6.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 6.

Total de magias descritas em outras Escolas: 1.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 37.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 6.

ILUSÃO E CRIAÇÃO:

Magias da Escola: Animação Ilusória*, Anular Criação, Anular Ilusão, Carapaça Ilusória, Controlar Criação, Controlar Ilusão, Criar Animal, Criar Guerreiro, Criar Objeto*, Criar Montaria, Criar Servo, Detectar Ilusão, Disfarce Ilusório, Duplicar*, Entalhar, Espectro*, Fogo Fantasmagórico, Ilusão Complexa, Ilusão Simples, Ilusão Perfeita, Imagem Espelho, Independência e Iniciativa.

Magias Mentais/Difíceis: Anular Criação, Anular Ilusão, Carapaça Ilusória, Controlar Criação, Controlar Ilusão, Criar Animal, Criar Guerreiro, Criar Montaria, Criar Servo, Detectar Ilusão, Disfarce Ilusório, Entalhar, Fogo Fantasmagórico, Ilusão Complexa, Ilusão Simples, Ilusão Perfeita, Imagem Espelho, Independência e Iniciativa.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Animação Ilusória, Criar Objeto, Duplicar e Espectro.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Entalhar (Ilusão e Criação e Quebrar e Consertar) e Fogo Fantasmagórico (Fogo e Ilusão e Criação).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Criar Animal, Criar Objeto*, Duplicar*, Entalhar, Espectro*, Fogo Fantasmagórico, Ilusão Complexa e Iniciativa.

Magias descritas em outras Escolas: Nenhuma.

Magias adaptadas de outros sistemas: Animação Ilusória* (D&D 3.5) e Imagem Espelho (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 23.

Total de magias Mentais/Difíceis: 19.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 4.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 2.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 8.

Total de magias descritas em outras Escolas: 0.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 23.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 2.

LUZ E TREVAS:

Magias da Escola: Brilho, Cores, Corpo de Sombra*, Esconder, Espelho, Imagens do Passado, Infravisão, Invisibilidade, Jato de Luz, Lampejo, Luz, Luz Contínua, Luz Mágica, Luz Mágica Contínua, Luz Solar, Luz Solar Contínua, Moldar Luz, Moldar Trevas, Muralha de Luz, Obscurecer, Olhos do Falcão, Penumbra, Rajada Solar, Remover Reflexo, Remover Sombra, Sombra, Trevas, Trevas Absolutas, Ver o Invisível, Visão Brilhante, Visão Microscópica, Visão Noturna e Visão Umbrosa.

Magias Mentais/Difíceis: Brilho, Cores, Esconder, Espelho, Imagens do Passado, Infravisão, Invisibilidade, Jato de Luz, Lampejo, Luz, Luz Contínua, Luz Mágica, Luz Mágica Contínua, Luz Solar, Luz Solar Contínua, Moldar Luz, Moldar Trevas, Muralha de Luz, Obscurecer, Olhos do Falcão, Penumbra, Rajada Solar, Remover Reflexo, Remover Sombra, Sombra, Trevas, Trevas Absolutas, Ver o Invisível, Visão Brilhante, Visão Microscópica, Visão Noturna e Visão Umbrosa.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Corpo de Sombra.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Imagens do Passado (Luz e Trevas e Reconhecimento), Sombra (Luz e Trevas e Proteção e Advertência) e Visão Microscópica (Luz e Trevas e Reconhecimento).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Corpo de Sombra*, Esconder, Imagens do Passado, Infravisão, Luz Mágica, Luz Mágica Contínua, Olhos do Falcão, Sombra, Visão Brilhante, Visão Microscópica e Visão Noturna.

Magias descritas em outras Escolas: Nenhuma.

Magias adaptadas de outros sistemas: Nenhuma.

Total de magias da Escola: 33.

Total de magias Mentais/Difíceis: 32.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 1.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 3.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 11.

Total de magias descritas em outras Escolas: 0.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 33.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 0.

METAMÁGICA:

Magias da Escola: Adiar Magia*, Anular Magia, Apanhar Magia*, Arremessar Magia*, Aura Falsa, Benção, Conexão, Contramágica, Deslocar Magia, Drenar Aptidão Mágica*, Drenar Mana*, Emprestar Magia, Escamotear Informação, Escamotear Magia, Escudo Antimagia, Localizar Magia, Magia Penetrante, Maldição, Manter Magia*, Muralha Mágica, Pentagrama, Proteção, Proteção Total, Proteger Magia*, Recarregar Gema de Energia*, Recuperar Pontos de Magia, Refletir, Reflexos, Remover Aura, Remover Maldição, Resguardar, Resguardar Área, Resistência à Magia, Restaurar Mana*, Retardo, Roubar Magia*, Suspender Aptidão Mágica*, Suspender Magia, Suspender Mágicas, Suspender Maldição, Suspender Mana* e Teleconjuração*.

Magias Mentais/Difíceis: Anular Magia, Aura Falsa, Benção, Conexão, Contramágica, Deslocar Magia, Emprestar Magia, Escamotear Informação, Escamotear Magia, Escudo Antimagia, Localizar Magia, Magia Penetrante, Maldição, Muralha Mágica, Pentagrama, Proteção, Proteção Total, Recuperar Pontos de Magia, Refletir, Reflexos, Remover Aura, Remover Maldição, Resguardar, Resguardar Área, Resistência à Magia, Retardo, Suspender Magia, Suspender Mágicas e Suspender Maldição.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Adiar Magia, Apanhar Magia, Arremessar Magia, Drenar Aptidão Mágica, Drenar Mana, Manter Magia, Proteger Magia, Recarregar Gema de Energia, Restaurar Mana, Roubar Magia, Suspender Aptidão Mágica, Suspender Mana e Teleconjuração.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Conexão (Encantamento e Metamágica) e  Localizar Magia (Metamágica e Reconhecimento).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Anular Magia, Apanhar Magia*, Aura Falsa, Benção, Emprestar Magia, Escamotear Informação, Escamotear Magia, Localizar Magia, Magia Penetrante, Maldição, Recarregar Gema de Energia*, Remover Aura, Remover Maldição, Resistência à Magia, Retardo, Suspender Aptidão Mágica*, Suspender Mágicas, Suspender Maldição, Suspender Mana* e Teleconjuração*.

Magias descritas em outras Escolas: Nenhuma.

Magias adaptadas de outros sistemas: Recuperar Pontos de Magia.

Total de magias da Escola: 42.

Total de magias Mentais/Difíceis: 29.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 13.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 2.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 20.

Total de magias descritas em outras Escolas: 0.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 42. 

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 1.

MOVIMENTAÇÃO:

Magias da Escola: Acelerar*, Andar nas Paredes, Aporte, Apressar, Aumentar a Carga, Baliza, Caminhar nas Nuvens, Chave Mestra, Círculo de Teletransporte*, Cola, Corpo Etéreo*, Desatar, Deslizar, Desviar Projéteis, Desviar Teleporte*, Ensebar, Estorvar, Faca Alada, Golem de Ar, Golpe Distante, Jornada Rápida*, Levitação, Liberdade, Manipular, Mão Mágica, Marcha Acelerada, Marcha Lenta, Nadar, Passo Leve, Poltergeist, Puxar, Queda Livre, Rastrear Teleporte, Reduzir a Carga, Repelir, Retardar, Reter, Saltar, Saltar Nuvens*, Serralheiro, Tapete Voador*, Teleportar os Outros*, Teleporte*, Translocação, Translocar os Outros*, Turbilhão, Voo* e Voo do Falcão*.

Magias Mentais/Difíceis: Andar nas Paredes, Aporte, Apressar, Aumentar a Carga, Baliza, Caminhar nas Nuvens, Chave Mestra, Cola, Desatar, Deslizar, Desviar Projéteis, Ensebar, Estorvar, Faca Alada, Golem de Ar, Golpe Distante, Levitação, Liberdade, Manipular, Mão Mágica, Marcha Acelerada, Marcha Lenta, Nadar, Passo Leve, Poltergeist, Puxar, Queda Livre, Rastrear Teleporte, Reduzir a Carga, Repelir, Retardar, Reter, Saltar, Serralheiro, Translocação e Turbilhão.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Acelerar, Corpo Etéreo, Círculo de Teletransporte, Desviar Teleporte, Jornada Rápida, Saltar Nuvens, Tapete Voador, Teleportar os Outros, Teleporte, Translocar os Outros, Voo e Voo do Falcão.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Baliza (Acesso e Movimentação), Caminhar nas Nuvens (Clima e Movimentação), Círculo de Teletransporte* (Acesso e Movimentação), Desviar Projéteis (Movimentação e Proteção e Advertência), Desviar Teleporte* (Acesso e Movimentação), Estorvar (Controle do Corpo e Movimentação), Jornada Rápida* (Acesso e Movimentação), Liberdade (Movimentação e Proteção e Advertência), Mão Mágica (Movimentação e Reconhecimento), Nadar (Água e Movimentação), Rastrear Teleporte (Acesso e Movimentação), Saltar Nuvens* (Clima e Movimentação), Teleportar os Outros* (Acesso e Movimentação), Teleporte* (Acesso e Movimentação), Translocar os Outros* (Acesso e Movimentação), Translocação (Acesso e Movimentação) e Turbilhão (Ar e Movimentação).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Baliza, Caminhar nas Nuvens, Corpo Etéreo*, Estorvar, Jornada Rápida*, Liberdade, Mão Mágica, Marcha Lenta, Nadar, Passo Leve, Rastrear Teleporte, Tapete Voador*, Teleporte* e Turbilhão.

Magias descritas em outras Escolas: Estorvar (Controle do Corpo).

Magias adaptadas de outros sistemas: Círculo de Teletransporte* (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 48.

Total de magias Mentais/Difíceis: 36

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 12.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 17.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 14.

Total de magias descritas em outras Escolas: 1.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 47.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 1.

NECROMANCIA:

Magias da Escola: Afetar Espíritos, Animação*, Animar Sombra, Aparição*, Aprisionar a Alma*, Banimento, Barreira Astral, Capturar Espírito, Cessar Cura, Comandar Espírito, Controlar Zumbi, Convocar Demônio, Convocar Espírito, Convocar Zumbi, Descanso Final, Despertar Espírito do Objeto, Detectar Espíritos, Enfraquecer o Sangue, Envelhecimento*, Espírito da Caveira, Eviscerar*, Expulsar Espírito, Expulsar Zumbi, Lich*, Materializar, Morte Candente*, Morte Putrefata*, Pestilência, Provocar Esterilidade, Repelir Espíritos, Ressurreição*, Retardar Cura, Roubar Atributo*, Roubar Beleza*, Roubar Força, Roubar Juventude*, Roubar Perícia*, Roubar Vitalidade, Solidificar, Submeter Espírito*, Visão Astral*, Visão da Morte, Zumbi e Zumbi em Massa*. 

Magias Mentais/Difíceis: Afetar Espíritos, Animar Sombra, Banimento, Barreira Astral, Capturar Espírito, Cessar Cura, Comandar Espírito, Controlar Zumbi, Convocar Demônio, Convocar Espírito, Convocar Zumbi, Descanso Final, Despertar Espírito do Objeto, Detectar Espíritos, Enfraquecer o Sangue, Espírito da Caveira, Expulsar Espírito, Expulsar Zumbi, Materializar, Pestilência, Provocar Esterilidade, Repelir Espíritos, Retardar Cura, Roubar Força, Roubar Vitalidade, Solidificar, Visão da Morte e Zumbi. 

Magias Mentais/Muito Difíceis: Animação, Aparição, Aprisionar a Alma, Envelhecimento, Eviscerar, Lich, Morte Candente, Morte Putrefata, Ressurreição, Roubar Atributo, Roubar Beleza, Roubar Juventude, Roubar Perícia, Submeter Espírito, Visão Astral e Zumbi em Massa.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Aparição* (Encantamento e Necromancia), Descanso Final (Cura e Necromancia), Despertar Espírito do Objeto (Quebrar e Consertar e Necromancia), Enfraquecer o Sangue (Controle do Corpo e Necromancia), Lich* (Encantamento e Necromancia), Morte Candente* (Fogo e Necromancia), Provocar Esterilidade (Controle do Corpo e Necromancia), Ressurreição* (Cura e Necromancia) e Visão Astral* (Necromancia e Reconhecimento).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Animar Sombra, Aparição*, Banimento, Convocar Demônio, Despertar Espírito do Objeto, Detectar Espíritos, Enfraquecer o Sangue, Envelhecimento*, Eviscerar*, Expulsar Espírito, Lich*, Morte Candente*, Morte Putrefata*, Pestilência, Provocar Esterilidade, Ressurreição*, Retardar Cura, Roubar Atributo*, Roubar Beleza*, Roubar Força, Roubar Juventude*, Roubar Perícia*, Visão Astral* e Zumbi. 

Magias descritas em outras Escolas: Aparição* (Encantamento), Descanso Final (Cura), Despertar Espírito do Objeto (Quebrar e Consertar), Enfraquecer o Sangue (Controle do Corpo), Lich* (Encantamento), Morte Candente* (Fogo), Provocar Esterilidade (Controle do Corpo) e Ressurreição* (Cura).

Magias adaptadas de outros sistemas: Nenhuma. 

Total de magias da Escola: 44.

Total de magias Mentais/Difíceis: 28.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 16.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 9.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 24.

Total de magias descritas em outras Escolas: 8.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 36.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 0.

PLANTA:

Magias da Escola: Abençoar Plantas, Alarme Florestal, Amaldiçoar Plantas, Andar Através da Madeira, Andar Através de Plantas, Animar Planta, Cajado em Serpente, Chuva de Nozes, Controlar Planta, Corpo de Limo, Corpo de Madeira, Crescimento de Plantas, Criar Planta, Cúpula de Proteção Contra Vegetais, Curar Planta, Enclausuramento, Entrelaçamento, Esconder Rastros, Falar com Plantas, Forma de Planta, Florescer, Identificar Planta, Localizar Planta, Madeira Essencial, Moldar Planta, Murchar Planta, Nuvem de Pólen, Ocultar, Pegadas Falsas, Pele de Árvore, Percepção de Planta, Purificar a Terra, Rejuvenescer Planta, Transformar Outros em Planta* e Ver Através de Plantas.

Magias Mentais/Difíceis: Abençoar Plantas, Alarme Florestal, Amaldiçoar Plantas, Andar Através da Madeira, Andar Através de Plantas, Animar Planta, Cajado em Serpente, Chuva de Nozes, Controlar Planta, Corpo de Limo, Corpo de Madeira, Crescimento de Plantas, Criar Planta, Cúpula de Proteção Contra Vegetais, Curar Planta, Enclausuramento, Entrelaçamento, Esconder Rastros, Falar com Plantas, Forma de Planta, Florescer, Identificar Planta, Localizar Planta, Madeira Essencial, Moldar Planta, Murchar Planta, Nuvem de Pólen, Ocultar, Pegadas Falsas, Pele de Árvore, Percepção de Planta, Purificar a Terra, Rejuvenescer Planta e Ver Através de Plantas.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Transformar Outros em Planta.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Cajado em Serpente (Animal e Planta), Purificar a Terra (Planta e Terra) e Ver Através de Plantas (Planta e Reconhecimento).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Alarme Florestal, Cajado em Serpente, Corpo de Limo, Pegadas Falsas e Purificar a Terra.

Magias descritas em outras Escolas: Cajado em Serpente (Animal).

Magias adaptadas de outros sistemas: Cajado em Serpente (AD&D 2.0), Cúpula de Proteção Contra Vegetais (D&D 3.5) e Pele de Árvore (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 35.

Total de magias Mentais/Difíceis: 34.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 1.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 3.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 5.

Total de magias descritas em outras Escolas: 1.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 34.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 2.

PROTEÇÃO E ADVERTÊNCIA:

Magias da Escola: Apanhar Projétil, Armadura, Bloquear, Braço de Ferro, Desviar Projéteis, Detectar Veneno, Devolver Projéteis, Domo Absoluto, Domo Atmosférico, Domo Climático, Domo de Força, Escudo, Escudo Antiprojéteis, Escudo Antiteleporte, Frescor, Gira-Lâminas, Girar Lâmina, Guarda-Chuva, Imunidade ao Ácido, Imunidade à Água, Imunidade à Doenças, Imunidade à Eletricidade, Imunidade ao Som, Imunidade à Venenos, Liberdade, Muralha Absoluta, Muralha de Força, Neblina Mística, Perceber Observação, Percepção do Perigo, Proteger Animais, Refletir Olhar*, Resistência à Pressão, Resistência à Radiação, Reverter Projéteis, Robustez, Rouxinol, Sentinela, Sombra, Tepidez e Trava Mágica.

Magias Mentais/Difíceis: Apanhar Projétil, Armadura, Bloquear, Braço de Ferro, Desviar Projéteis, Detectar Veneno, Devolver Projéteis, Domo Absoluto, Domo Atmosférico, Domo Climático, Domo de Força, Escudo, Escudo Antiprojéteis, Escudo Antiteleporte, Frescor, Gira-Lâminas, Girar Lâmina, Guarda-Chuva, Imunidade ao Ácido, Imunidade à Água, Imunidade à Doenças, Imunidade à Eletricidade, Imunidade ao Som, Imunidade à Venenos, Liberdade, Muralha Absoluta, Muralha de Força, Neblina Mística, Perceber Observação, Percepção do Perigo, Proteger Animais, Resistência à Pressão, Resistência à Radiação, Reverter Projéteis, Robustez, Rouxinol, Sentinela, Sombra, Tepidez e Trava Mágica.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Refletir Olhar.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Desviar Projéteis (Movimentação e Proteção e Advertência), Detectar Veneno (Cura e Proteção e Advertência), Domo Atmosférico (Ar e Proteção e Advertência), Domo Climático (Clima e Proteção e Advertência), Escudo Antiteleporte (Acesso e Proteção e Advertência), Frescor (Água e Proteção e Advertência), Guarda-Chuva (Água e Proteção e Advertência), Imunidade ao Ácido (Água e Proteção e Advertência), Imunidade à Água (Água e Proteção e Advertência), Imunidade à Doenças (Cura e Proteção e Advertência), Imunidade à Eletricidade (Ar, Clima e Proteção e Advertência), Imunidade ao Som (Proteção e Advertência e Som), Imunidade à Venenos (Cura e Proteção e Advertência), Liberdade (Movimentação e Proteção e Advertência), Proteger Animais (Animal e Proteção e Advertência), Resistência à Radiação (Proteção e Advertência e Tecnologia), Sombra (Luz e Trevas e Proteção e Advertência) e Tepidez (Fogo e Proteção e Advertência).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Braço de Ferro, Desviar Projéteis, Detectar Veneno, Domo Absoluto, Domo Atmosférico, Domo Climático, Domo de Força, Escudo Antiprojéteis, Escudo Antiteleporte, Frescor, Girar Lâmina, Guarda-Chuva, Imunidade ao Ácido, Imunidade à Água, Imunidade à Doenças, Imunidade à Eletricidade, Imunidade ao Som, Imunidade à Venenos, Liberdade, Muralha Absoluta, Perceber Observação, Percepção do Perigo, Proteger Animais, Refletir Olhar*, Resistência à Radiação, Sombra e Tepidez.

Magias descritas em outras Escolas: Desviar Projéteis (Movimentação), Domo Atmosférico (Ar), Domo Climático (Clima), Escudo Antiteleporte (Acesso), Frescor (Água), Guarda-Chuva (Água), Imunidade ao Ácido (Água), Imunidade à Água (Água), Imunidade à Eletricidade (Clima), Imunidade ao Som (Som), Liberdade (Movimentação), Proteger Animais (Animal), Resistência à Radiação (Tecnologia), Sombra (Luz e Trevas) e Tepidez (Fogo).

Magias adaptadas de outros sistemas: Nenhuma.

Total de magias da Escola: 41.

Total de magias Mentais/Difíceis: 40.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 1.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 18.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 27.

Total de magias descritas em outras Escolas: 14.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 27.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 0.

QUEBRAR E CONSERTAR:

Magias da Escola: Afiar, Animar Objeto*, Atar, Aumentar Objeto*, Cartógrafo, Consertar, Contrair Objeto*, Copiar, Criação Inspirada*, Desintegrar*, Despertar Espírito do Objeto, Detectar Pontos Fracos, Encolher Objeto*, Endurecer, Enfraquecer, Entalhar, Estender Objeto*, Estragar, Explodir*, Fender*, Fortalecer, Fragmentar*, Fusão com Arma*, Imunidade à Sujeira, Limpar, Marca Mística, Nó, Reconstruir/NT*, Remendar, Remodelar, Resistência à Choques, Restaurar, Tingir, Transformar Objeto* e Transparência.

Magias Mentais/Difíceis: Afiar, Atar, Cartógrafo, Consertar, Copiar, Despertar Espírito do Objeto, Detectar Pontos Fracos, Endurecer, Enfraquecer, Entalhar, Estragar, Fortalecer, Imunidade à Sujeira, Limpar, Marca Mística, Nó, Remendar, Remodelar, Resistência à Choques, Restaurar, Tingir e Transparência.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Animar Objeto, Aumentar Objeto, Contrair Objeto, Criação Inspirada, Desintegrar, Encolher Objeto, Estender Objeto, Explodir, Fender,  Fragmentar, Fusão com Arma, Reconstruir/NT e Transformar Objeto.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Despertar Espírito do Objeto (Quebrar e Consertar e Necromancia), Entalhar (Ilusão e Criação e Quebrar e Consertar) e Reconstruir/NT* (Quebrar e Consertar e Tecnologia).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Animar Objeto*, Cartógrafo, Desintegrar*, Despertar Espírito do Objeto, Detectar Pontos Fracos, Entalhar, Estragar, Explodir*, Fusão com Arma*, Marca Mística, Reconstruir/NT*, Remodelar, Restaurar, Tingir, Transformar Objeto* e Transparência.

Magias descritas em outras Escolas: Entalhar (Ilusão e Criação) e Reconstruir/NT* (Tecnologia).

Magias adaptadas de outros sistemas: Nenhuma.

Total de magias da Escola: 35.

Total de magias Mentais/Difíceis: 22.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 13.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 3.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 16.

Total de magias descritas em outras Escolas: 2.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 33.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 0.

RECONHECIMENTO:

Magias da Escola: Adivinhação, Aerovisão, Analisar Magia, Aquavisão, Aromas do Passado, Audição Remota, Aura, Boca Mágica, Convocar Sombra*, Descobrir Localização, Despertador, Detectar Magia, Ecos do Passado, Esquema/NT*, Geovisão, Guia, História, História Antiga, Hora Certa, Identificar Magia, Imagens do Passado, Localizadora, Localizar Magia, Mão Mágica, Medidas, Memorizar, Nariz Mágico, Olho Mágico, Olho Mágico Invisível, Orientação, Paladar Remoto, Parede de Vidro, Percepção de Magia, Pré-história, Projeção, Rastrear, Reconstituir Magia, Recordar, Relembrar o Caminho, Revelar Forma Verdadeira, Revelar Posição, Sentir Mana, Tato Remoto, Testar Capacidade de Carga, Ver Através do Metal, Ver Através de Plantas, Ver Através do Plástico, Ver Receita, Ver Segredos, Visão Astral*, Visão de Magia e Visão Microscópica.

Magias Mentais/Difíceis: Adivinhação, Aerovisão, Analisar Magia, Aquavisão, Aromas do Passado, Audição Remota, Aura, Boca Mágica, Descobrir Localização, Despertador, Detectar Magia, Ecos do Passado, Geovisão, Guia, História, História Antiga, Hora Certa, Identificar Magia, Imagens do Passado, Localizadora, Localizar Magia, Mão Mágica, Medidas, Memorizar, Nariz Mágico, Olho Mágico, Olho Mágico Invisível, Orientação, Paladar Remoto, Parede de Vidro, Percepção de Magia, Pré-história, Projeção, Rastrear, Reconstituir Magia, Recordar, Relembrar o Caminho, Revelar Forma Verdadeira, Revelar Posição, Sentir Mana, Tato Remoto, Testar Capacidade de Carga, Ver Através do Metal, Ver Através de Plantas, Ver Através do Plástico, Ver Receita, Ver Segredos, Visão de Magia e Visão Microscópica.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Convocar Sombra, Esquema/NT e Visão Astral.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Aerovisão (Ar e Reconhecimento), Aquavisão (Água e Reconhecimento), Aromas do Passado (Alimentos e Reconhecimento), Audição Remota (Reconhecimento e Som), Boca Mágica (Alimentos, Reconhecimento e Som), Ecos do Passado (Reconhecimento e Som), Esquema/NT* (Reconhecimento e Tecnologia), Geovisão (Reconhecimento e Terra), Imagens do Passado (Luz e Trevas e Reconhecimento), Localizar Magia (Metamágica e Reconhecimento), Mão Mágica (Movimentação e Reconhecimento), Memorizar (Controle da Mente e Reconhecimento), Nariz Mágico (Alimentos e Reconhecimento), Paladar Remoto (Alimentos e Reconhecimento), Recordar (Controle da Mente e Reconhecimento), Ver Através do Metal (Reconhecimento e Tecnologia), Ver Através de Plantas (Planta e Reconhecimento), Ver Através do Plástico (Reconhecimento e Tecnologia), Ver Receita (Alimentos e Reconhecimento), Visão Astral* (Necromancia e Reconhecimento) e Visão Microscópica (Luz e Trevas e Reconhecimento).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Adivinhação, Aerovisão, Aquavisão, Aromas do Passado, Audição Remota, Boca Mágica, Convocar Sombra*, Ecos do Passado, Esquema/NT*, Geovisão, Guia, Imagens do Passado, Localizadora, Mão Mágica, Memorizar, Nariz Mágico, Olho Mágico, Olho Mágico Invisível, Paladar Remoto, Parede de Vidro, Projeção, Revelar Forma Verdadeira, Ver Através do Metal, Ver Através de Plantas, Ver Através do Plástico, Ver Receita, Visão Astral* e Visão Microscópica.

Magias descritas em outras Escolas: Aerovisão (Ar), Aquavisão (Água), Aromas do Passado (Alimentos), Audição Remota (Som), Boca Mágica (Alimentos), Ecos do Passado (Som), Esquema/NT* (Tecnologia), Geovisão (Terra), Imagens do Passado (Luz e Trevas), Localizar Magia (Metamágica), Mão Mágica (Movimentação), Memorizar (Controle da Mente), Nariz Mágico (Alimentos), Paladar Remoto (Alimentos), Recordar (Controle da Mente), Ver Através do Metal (Tecnologia), Ver Através de Plantas (Planta), Ver Através do Plástico (Tecnologia), Ver Receita (Alimentos), Visão Astral* (Necromancia) e Visão Microscópica (Luz e Trevas).

Magias adaptadas de outros sistemas: Nenhuma.

Total de magias da Escola: 52.

Total de magias Mentais/Difíceis: 49.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 3.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 21.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 28.

Total de magias descritas em outras Escolas: 21.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 31.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 0.

SOM:

Magias da Escola: Aguçar Audição, Alterar a Voz, Audição Remota, Balbuciar, Barulho, Boca Mágica, Concussão, Conversar, Ecos do Passado, Eloquência, Escrever, Escriba Musical, Estrondo, Furtividade Mágica, Imitar Voz, Imunidade ao Som, Jato de Som, Mensagem, Mensagem Retida, Muralha de Silêncio, Ouvido Mágico, Ouvido Mágico Invisível, Quietude, Silêncio, Som, Visão Sonora, Voz Amplificada e Vozes. 

Magias Mentais/Difíceis: Aguçar Audição, Alterar a Voz, Audição Remota, Balbuciar, Barulho, Boca Mágica, Concussão, Conversar, Ecos do Passado, Eloquência, Escrever, Escriba Musical, Estrondo, Furtividade Mágica, Imitar Voz, Imunidade ao Som, Jato de Som, Mensagem, Mensagem Retida, Muralha de Silêncio, Ouvido Mágico, Ouvido Mágico Invisível, Quietude, Silêncio, Som, Visão Sonora, Voz Amplificada e Vozes.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Nenhuma.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Aguçar Audição (Controle da Mente e Som), Alterar a Voz (Controle do Corpo e Som), Audição Remota (Reconhecimento e Som), Boca Mágica (Alimentos, Reconhecimento e Som), Concussão (Ar e Som), Ecos do Passado (Reconhecimento e Som), Imunidade ao Som (Proteção e Advertência e Som) e Mensagem (Comunicação e Empatia e Som).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Alterar a Voz, Boca Mágica, Concussão, Ecos do Passado, Eloquência, Escrever, Ouvido Mágico, Ouvido Mágico Invisível, Mensagem e Mensagem Retida.

Magias descritas em outras Escolas: Aguçar Audição (Controle da Mente), Alterar a Voz (Controle do Corpo), Boca Mágica (Alimentos), Concussão (Ar) e Mensagem (Comunicação e Empatia).

Magias adaptadas de outros sistemas: Nenhuma.

Total de magias da Escola: 28.

Total de magias Mentais/Difíceis: 28.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 0.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 8.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 10.

Total de magias descritas em outras Escolas: 5.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 23.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 0.

TECNOLOGIA:

Magias da Escola: Animar Máquina/NT*, Combustível Essencial/NT, Conduzir Energia/NT*, Controlar Máquina/NT, Convocar Máquina/NT, Corpo de Metal*, Corpo de Plástico*, Criar Combustível/NT, Curar Radiação*, Despertar Computador/NT*, Drenar Energia/NT*, Emprestar Energia/NT, Esquema/NT*, Extinguir Radiação*, Falar com Máquinas/NT, Identificar Metal, Identificar Plástico, Interromper Fluxo de Energia, Irradiar, Jato de Radiação, Localizar Combustível/NT, Localizar Fonte de Energia/NT, Localizar Máquina/NT, Localizar Plástico, Localizar Radiação, Mau Funcionamento/NT, Moldar Metal, Moldar Plástico, Pane/NT, Possessão Permanente de Máquina/NT*, Possuir Máquina/NT, Preservar Combustível/NT, Propelir/NT, Purificar Combustível/NT, Radioaudição, Reconstruir/NT*, Resistência à Radiação, Revelar Função/NT, Roubar Energia/NT*, Sopro Radioativo*, Testar Combustível/NT, Ver Através do Metal, Ver Através do Plástico, Ver Radiação, Visão Espectrográfica* e Visão Magnética.

Magias Mentais/Difíceis: Combustível Essencial/NT, Controlar Máquina/NT, Convocar Máquina/NT, Criar Combustível/NT, Emprestar Energia/NT, Falar com Máquinas/NT, Identificar Metal, Identificar Plástico, Interromper Fluxo de Energia, Irradiar, Jato de Radiação, Localizar Combustível/NT, Localizar Fonte de Energia/NT, Localizar Máquina/NT, Localizar Plástico, Localizar Radiação, Mau Funcionamento/NT, Moldar Metal, Moldar Plástico, Pane/NT, Possuir Máquina/NT, Preservar Combustível/NT, Propelir/NT, Purificar Combustível/NT, Radioaudição, Resistência à Radiação, Revelar Função/NT, Testar Combustível/NT, Ver Através do Metal, Ver Através do Plástico, Ver Radiação e Visão Magnética.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Animar Máquina/NT, Conduzir Energia/NT, Corpo de Metal, Corpo de Plástico, Curar Radiação, Despertar Computador/NT, Drenar Energia/NT, Esquema/NT, Extinguir Radiação, Possessão Permanente de Máquina/NT, Reconstruir/NT, Roubar Energia/NT, Sopro Radioativo e Visão Espectrográfica.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Curar Radiação* (Cura e Tecnologia), Esquema/NT* (Reconhecimento e Tecnologia), Falar com Máquinas/NT (Comunicação e Empatia e Tecnologia), Reconstruir/NT* (Quebrar e Consertar e Tecnologia), Resistência à Radiação (Proteção e Advertência e Tecnologia), Ver Através do Metal (Reconhecimento e Tecnologia) e Ver Através do Plástico (Reconhecimento e Tecnologia).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Animar Máquina/NT*, Controlar Máquina/NT, Criar Combustível/NT, Curar Radiação*, Despertar Computador/NT*, Drenar Energia/NT*, Esquema/NT*, Extinguir Radiação*, Identificar Metal, Irradiar, Moldar Metal, Moldar Plástico, Possuir Máquina/NT, Propelir/NT, Purificar Combustível/NT, Radioaudição, Reconstruir/NT*, Roubar Energia/NT*, Visão Espectrográfica* e Visão Magnética.

Magias descritas em outras Escolas: Falar com Máquinas/NT (Comunicação e Empatia).

Magias adaptadas de outros sistemas: Nenhuma.

Total de magias da Escola: 46.

Total de magias Mentais/Difíceis: 32.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 14.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 7.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 20.

Total de magias descritas em outras Escolas: 1.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 45.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 0.

TERRA:

Magias da Escola: Alterar Terreno*, Carne para Pedra, Chuva de Pedras, Controlar Elemental, Convocar Elemental, Corpo de Pedra*, Criar Elemental, Criar Terra, Deslocar Terreno*, Espectro do Metal, Geolocomoção, Geovisão, Jato de Areia, Jato de Lama, Localizar Passagem, Localizar Terra, Moldar Terra, Pedra para Carne, Pedra para Terra, Pele Rochosa, Petrificação Parcial*, Predizer o Movimento da Terra, Projétil de Pedra, Purificar a Terra, Soterramento, Tempestade de Areia, Terra para Água, Terra para Ar, Terra Essencial, Terra para Pedra, Terremoto e Vulcão.

Magias Mentais/Difíceis: Carne para Pedra, Chuva de Pedras, Controlar Elemental, Convocar Elemental, Criar Elemental, Criar Terra, Espectro do Metal, Geolocomoção, Geovisão, Jato de Areia, Jato de Lama, Localizar Passagem, Localizar Terra, Moldar Terra, Pedra para Carne, Pedra para Terra, Pele Rochosa, Predizer o Movimento da Terra, Projétil de Pedra, Purificar a Terra, Soterramento, Tempestade de Areia, Terra para Água, Terra para Ar, Terra Essencial, Terra para Pedra, Terremoto e Vulcão.

Magias Mentais/Muito Difíceis: Alterar Terreno, Corpo de Pedra, Deslocar Terreno e Petrificação Parcial.

Magias pertencentes à mais de uma Escola: Controlar Elemental (Água, Ar, Fogo e Terra), Convocar Elemental (Água, Ar, Fogo e Terra), Criar Elemental (Água, Ar, Fogo e Terra), Geovisão (Reconhecimento e Terra), Jato de Lama (Água e Terra), Purificar a Terra (Planta e Terra), Tempestade de Areia (Ar e Terra), Terra para Água (Água e Terra) e Terra para Ar (Ar e Terra).

Magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: Alterar Terreno*, Controlar Elemental, Convocar Elemental, Criar Elemental, Deslocar Terreno*, Jato de Lama, Purificar a Terra, Tempestade de Areia, Terra para Água, Terra para Ar e Vulcão.

Magias descritas em outras Escolas: Controlar Elemental (Fogo), Convocar Elemental (Fogo), Criar Elemental (Fogo) e Purificar a Terra (Planta).

Magias adaptadas de outros sistemas: Pele Rochosa (D&D 3.5).

Total de magias da Escola: 32.

Total de magias Mentais/Difíceis: 28.

Total de magias Mentais/Muito Difíceis: 4.

Total de magias pertencentes à mais de uma Escola: 9.

Total de magias com pré-requisitos pertencentes à outras Escolas: 11.

Total de magias descritas em outras Escolas: 4.

Total de magias pertencentes à Escola menos o total de magias descritas em outras Escolas: 28.

Total de magias adaptadas de outros sistemas: 1.

Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

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