GURPS

GURPS – Vantagem – Forma de Sombra

Avalie o conteúdo!

Forma de Sombra (50 Pontos)

Tipo: Física e Exótica

A criatura é capaz de se transformar em uma sombra bidimensional, o que lhe permite deslizar por paredes e assoalhos com seu Deslocamento terrestre normal, bem como atravessar frestas de qualquer espessura, desde que a fresta em questão seja larga o suficiente para seus ombros passarem. Ela também consegue rastejar pelo teto com metade do seu Deslocamento.

Ataques físicos causam apenas metade do dano à Forma de Sombra. Ataques baseados em energia infligem dano normal, exceto no caso daqueles baseados em luz, que provocam 50% a mais de dano. Magia, poderes psíquicos e outras habilidades mentais afetam a Forma de Sombra normalmente.

Todavia, enquanto permanecer transformada em sombra, a criatura não será capaz de atravessar espaços tridimensionais. Sempre que desejar se mover, ela precisará deslizar por sobre algum tipo de superfície. Além disso, também não poderá realizar ataques ou ações puramente físicos, nem tocar, carregar ou afetar objetos de nenhuma maneira, embora continue apta a utilizar habilidades mágicas, psíquicas ou similares.

Se a criatura não consegue desativar sua Forma de Sombra, trate-a como uma desvantagem que vale -20 Pontos de Personagem. Nesse caso, quaisquer Ampliações acrescentadas à Forma de Sombra reduzirão esse valor, exatamente como se fossem uma Limitação.

Ampliação Especial – Pode Carregar Objetos (Variável): As roupas e equipamentos da criatura transformam-se em sombras enquanto ela os segurar, vestir ou carregar. Todavia, continua sendo impossível interagir com objetos não transformados em sombras.  Custo: +10% para Nenhuma Carga; +20% para Carga Leve; +50% para Carga Média; +100% para Carga Pesada.

Ampliação Especial – Movimento Tridimensional (+20%): A criatura é capaz de se virar 90º sobre uma superfície, o que lhe permite atravessar espaços tridimensionais com seu Deslocamento terrestre normal.

Ampliação Especial – Insensível à Luz (+20%): A criatura não sofre 50% a mais de dano quando atingida por um ataque baseado em luz.

Limitação Especial – Espessura Definida (-50%): A criatura não assume uma forma realmente bidimensional. Na verdade, a sua Forma de Sombra possui a espessura de uma folha de papel, o que a impede de passar por frestas microscópicas. Além disso, ataques físicos causam-lhe dano normal. Tratando-se de dano por Laceração (cortante), o multiplicador de dano aumenta de x1,5 para x2. Por outro lado, a criatura deixa de sofrer dano extra quando é atingida por ataques baseados em luz, embora continue impossibilitada de realizar ataques físicos e de interagir com objetos.

Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Share
Published by
Sandro Moraes

Recent Posts

Os Monstros – Episódio 13 – Urso Demônio (Vampiro: A Máscara)

Os Monstros - Episódio 13 - Urso Demônio (Vampiro: A Máscara) Acompanhem conosco o desenrolar…

6 dias ago

Rosewood – Episódio 13 – Segundo Ato – Combate contra a Rosa Marciana (Savage Worlds)

Rosewood - Episódio 13 - Segundo Ato - Combate contra a Rosa Marciana (Savage Worlds)…

1 semana ago

Os Monstros – Episódio 12 – Madame Sam (Vampiro: A Máscara)

Os Monstros - Episódio 12 - Madame Sam (Vampiro: A Máscara) Acompanhem conosco o desenrolar…

2 semanas ago

A Forja da Fúria – Episódio 9 – Primeiro Ato – Montando Guarda (D&D 5ª Edição)

A Forja da Fúria - Episódio 9 - Primeiro Ato - Montando Guarda (D&D 5ª…

3 semanas ago

This website uses cookies.