Sentido de Monitoramento (Variável)
Tipo: Física e Exótica
A criatura é capaz de construir uma “imagem” do local onde se encontra emitindo algum tipo de energia, que ricocheteia nos objetos à sua volta e retorna para análise na forma de um sinal de resposta. Isso lhe permite discernir tamanhos e formatos, mas não cores e detalhes (palavras escritas em um papel, por exemplo). Além disso, ela ignora penalidades decorrentes de escuridão (total ou parcial) em combate.
Cada modalidade de Sentido de Monitoramento é uma vantagem independente que precisa ser adquirida em separado e possui regras específicas. Todas tem um alcance predeterminado, que pode ser ajustado através da Ampliação “Alcance Ampliado” e da Limitação “Alcance Reduzido“.
Por fim, cabe ressaltar que:
a) O Sentido de Monitoramento é limitado à um arco de 120º diretamente à frente da criatura.
b) Os Sentidos de Monitoramento são sentidos “ativos”. Logo, é possível detectar o sinal emitido pela criatura à uma distância igual ao dobro do alcance do Sentido de Monitoramento em questão.
c) Os Sentidos de Monitoramento podem ser “ativados” ou “desativados” conforme a vontade da criatura.
Algumas das modalidades mais comuns de Sentidos de Monitoramento são as seguintes:
a) Radar (20 Pontos): O Sentido de Monitoramento da criatura opera através de ondas de rádio. O alcance básico é de 2.000 metros. Somente é possível perceber objetos grandes (MT 0 ou maior) e densos. Obtendo sucesso em um Teste de Sentido, a criatura terá uma ideia do tamanho relativo do objeto detectado e se ele está em movimento (nada mais preciso do que isso). Portando, um Radar não chega a formar uma imagem real dos objetos percebidos nem serve para direcionar ataques em combate. Além disso, ele funciona melhor contra objetos voadores. A criatura recebe um redutor de -4 em seu Teste de Sentido para localizar qualquer coisa cuja silhueta não esteja contrastando contra o céu. Radares são inúteis debaixo d’água.
b) Radar de Imagem (20 Pontos): O Sentido de Monitoramento da criatura opera através de um radar de ondas milimétricas. O alcance básico é de 200 metros. É possível perceber objetos pequenos e determinar seus formatos, mas a criatura precisa ser bem sucedida em um Teste de Sentido para distinguir detalhes (identificar uma face, por exemplo). Além disso, o Radar de Imagem é capaz de “penetrar” tecidos finos e vegetação esparsa. A criatura recebe um bônus de +3 nas tentativas de localizar objetos escondidos e ignora as penalidades decorrentes de uma cobertura vegetal leve. Radares comuns recebem um redutor de -4 para detectar um Radar de Imagem, que não funciona de debaixo d’água.
c) Radar a Laser (20 Pontos): O Sentido de Monitoramento da criatura opera através de raios laser. O alcance básico é de 200 metros. O Radar a Laser funciona de maneira similar à um Radar de Imagem, mas o feixe de energia emitido por ele é mais estreito e fornece uma imagem de resolução superior, de modo que a criatura recebe um redutor de -4 para localizar objetos e um bônus de +4 para identificá-los. Apenas equipamentos especializados são capazes de detectar um Radar a Laser e ainda assim recebem um redutor de -4 nos testes necessários. Ele é bloqueado por fumaça densa e objetos sólidos. Chuva ou neve diminui o seu alcance em 10 a 50%. Debaixo d’água seu alcance é de apenas 1%.
d) Para-Radar (40 Pontos): O Sentido de Monitoramento da criatura opera através de um tipo de energia ainda desconhecido pela ciência do século XXI. Ele é similar à um Radar de Imagem, mas funciona em qualquer tipo de ambiente. Radares comuns não são capazes de detectar um Para-Radar, mas alguns sensores de alta tecnologia sim.
e) Sonar (20 Pontos): O Sentido de Monitoramento da criatura opera através de ondas ultrassônicas. O alcance básico é de 2.000 metros debaixo d’água e de 20 metros multiplicados pela pressão do ar em atmosferas em terra firme. É possível perceber objetos pequenos e determinar seus formatos, mas a criatura precisa ser bem sucedida em um Teste de Sentido para distinguir detalhes (identificar uma face, por exemplo). Contudo, o Sonar pode ser bloqueado ou enganado por barulhos muitos altos e deixa de funcionar se a criatura ficar surda. Personagens que possuam a vantagem Superaudição são capazes de detectar um Sonar, que não funciona no vácuo.
f) Infravermelho Ativo (20 Pontos): O Sentido de Monitoramento da criatura opera através de raios infravermelhos. O alcance básico é de 200 metros. Ele distingue detalhes tão bem quanto o olho humano. Se o detalhe em questão puder ser percebido pelo sentido da visão sem a necessidade de um Teste de Sentido, a criatura o notará. Apenas equipamentos especializados e a vantagem Infravisão são capazes de detectar um sensor ou sentido Infravermelho Ativo. Se a criatura “desativar” esse Sentido de Monitoramento, ele funcionará como a vantagem Infravisão. Contudo, uma vez “ativado”, o Sentido de Monitoramento também passará a “enxergar” objetos que não emitem calor, embora não funcione debaixo d’água.
g) Visão de Raios T (25 Pontos): O Sentido de Monitoramento da criatura opera através de um radar de ondas submilimétricas, no limiar da radiação infravermelha. O alcance básico é de 200 metros. A Visão de Raios T funciona de modo similar à um Radar de Imagem, mas concede um bônus de +4 nos testes necessários para perceber armas escondidas e distinguir detalhes. Apenas equipamentos especializados são capazes de detectar a Visão de Raios T. Ela é inútil debaixo d’água.
h) Consciência Extrassensorial (20 Pontos): O Sentido de Monitoramento da criatura opera através de ondas de energia psíquica. O alcance básico é de apenas 20 metros, mas a Consciência Extrassensorial funciona em qualquer tipo de ambiente e é capaz de distinguir detalhes tão bem quanto o olho humano. Apenas equipamentos especializados e sentidos psíquicos conseguem detectar a Consciência Extrassensorial, que pode ser modificada por todas as Ampliações Especiais aplicáveis ao Para-Radar.
i) Campo Elétrico (10 Pontos): O Sentido de Monitoramento da criatura opera através de campos elétricos gerados pelo seu próprio corpo. O Campo Elétrico funciona de maneira similar à um Radar, mas o alcance básico é 200 metros debaixo d’água e de 20 metros em terra firme ou no vácuo. Além disso, ele também confere à criatura os benefícios da vantagem Detectar em relação à fontes de energia elétrica e bioeletricidade. Contudo, o Campo Elétrico dela pode ser percebido exatamente da mesma maneira.
Ampliação Especial – Arco Estendido (Variável): O Sentido de Monitoramento da criatura abrange um arco maior do que 120º. Custo: +75% por um arco de 240º; +125% por um arco de 360º.
Ampliação Especial – Baixa Probabilidade de Interceptação (+10%): Esta Ampliação Especial pode ser ativada e desativada livremente e apenas está disponível para os Sentidos de Monitoramento Radar e Sonar. Ela torna o sinal emitido pela criatura mais difícil de detectar, o que reduz seu alcance pela metade. Contudo, somente será possível percebê-lo a uma distância igual à uma vez e meia o alcance já dividido por dois (Alcance Básico/2 x 1,5).
Ampliação Especial – Modo Múltiplo (+50%): Esta Ampliação Especial apenas está disponível para o Sentido de Monitoramento Radar. A criatura é capaz de alternar entre Radar e Radar de Imagem livremente.
Ampliação Especial – Penetrante (+50%): Esta Ampliação Especial apenas está disponível para o Sentido de Monitoramento Para-Radar. A criatura é capaz de “enxergar” o interior de qualquer objeto que esteja dentro de seu alcance, exatamente como se possuísse dois níveis da vantagem Visão Penetrante.
Ampliação Especial – Mira (+20%): Realizando uma manobra Apontar, a criatura é capaz “travar a mira” em qualquer objeto que esteja dentro do alcance de seu Sentido de Monitoramento. Isso lhe permite determinar com precisão a distância e a velocidade do alvo como se possuísse um telêmetro de alta tecnologia, bem como lhe confere um bônus de +3 nas tentativas de atingi-lo com um ataque à distância mirado (i.e. efetuado após a manobra Apontar).
Ampliação Especial – Escaneamento (+50%): Esta Ampliação Especial apenas está disponível para o Sentido de Monitoramento Para-Radar. O personagem pode obter informações detalhadas acerca da composição, emissão de radiação e etc. de qualquer coisa que vier a examinar. Isso lhe permite utilizar perícias como Química e Física à uma distância segura. Se esta Ampliação Especial for combinada com a Ampliação Especial “Penetrante”, também será possível encontrar sistemas específicos dentro de máquinas complexas e analisá-los usando a perícia Engenharia.
Ampliação Especial – Bioescaneamento (+50%): Esta Ampliação Especial apenas está disponível para o Sentido de Monitoramento Para-Radar. O personagem pode obter informações acerca dos sinais vitais e da bioquímica de qualquer coisa que vier a examinar (tanto do alvo em si quanto das criaturas que estejam vivendo sobre sua superfície). Isso lhe permite utilizar perícias como Biologia e Diagnose à uma distância segura. Se esta Ampliação Especial for combinada com a Ampliação Especial “Penetrante”, também será possível examinar criaturas vivas que se encontrem no interior de objetos inanimados.
Ampliação Especial – Intercepção Impossível (+50%): O Sentido de Monitoramento da criatura é completamente indetectável.
Limitação Especial – Apenas Mira (-40%): Essa Limitação Especial funciona como a Ampliação Especial “Mira”, mas a criatura somente é capaz de utilizar o seu Sentido de Monitoramento para “travar a mira” em um alvo já detectado através de outros meios, jamais para localizar objetos.
A Forja da Fúria - Episódio 12 - Combate contra o Estrangulador (D&D 5ª Edição)…
Os Monstros - Episódio 17 - Primeiro Ato - O Monstro (Vampiro: A Máscara) Acompanhem…
O Tesouro da Rainha Dragão - Capítulo 5 - Episódio 3 - Segundo Ato -…
A Forja da Fúria - Episódio 11 - Segundo Ato - A Galeria Subterrânea (D&D…
O Tesouro da Rainha Dragão - Capítulo 5 - Episódio 3 - Primeiro Ato -…
A Forja da Fúria - Episódio 11 - Primeiro Ato - O Tesouro dos Trogloditas…
This website uses cookies.