Confira abaixo uma tradução livre de um bom resumo das regras do D&D 5a Edição para consultas rápidas.
Blinded ( Cegueira ) | Ataques tem desvantagem. Ataques contra tem vantagem. Falha automática em testes de habilidades ligadas a visão. |
Charmed ( Enfeitiçado) | Uma criatura enfeitiçada não pode atacar quem a enfeitiçou ou tê-la como alvo de habilidade nociva ou efeitos mágicos. Quem a enfeitiçou possui vantagem em testes de atributos feitos para interagir socialmente. |
Deafened ( Surdo ) | Uma criatura surda falha automaticamente em qualquer teste de atributo que requeira o uso da audição. |
Frightened ( Amendrontado ) | Uma criatura amedrontada sofre desvantagem em testes de atributo e jogadas de ataque enquanto a fonte do seu medo estiver em sua linha de visão. A criatura não pode se mover voluntariamente para uma posição que a faça terminar o turno mais próximo da sua fonte de medo do que sua posição inicial. |
Grappled ( Agarrado ) | O deslocamento de uma criatura agarrada se torna 0 e ela não pode se beneficiar de qualquer bônus em seu deslocamento. |
Incapacitated ( Incapacitado ) | Uma criatura incapacitada não pode realizar ações ou reações. |
Invisible ( Invisivel ) | Uma criatura invisível é impossível de ser vista sem ajuda de magia ou sentidos especiais. Para o propósito de se esconder, a criatura é considerada em área de escuridão pesada. A localização da criatura pode ser detectada por qualquer barulho que ela faça ou rastro que ela deixe. Jogadas de ataque contra a criatura sofremdesvantagem e os ataques da criatura possuem vantagem. |
Paralyzed ( Paralisado ) | Uma criatura paralisada está incapacitada. Ela não pode se mover ou falar. A criatura falha automaticamente em testes de resistência de Força ou Destreza. Jogadas de ataque contra a criatura possuem vantagem. Qualquer ataque que atinja a criatura é um sucesso decisivo, se o atacante estiver a 1,5m dela. |
Petrified ( Petrificado ) | Uma criatura petrificada está transformada juntamente com todos seus objetos não mágicos que estiver vestindo ou carregando, em uma substancia sólida e inanimada ( geralmente pedra ). Seu peso é multiplicado por 10 e ela para de envelhecer. A criatura está incapacitada, não pode se mover ou falar e não tem ciência de seus arredores. Jogadas de ataque contra a criatura tem vantagem. A criatura falha automaticamente em testes de Força ou Destreza. A criatura tem resistência a qualquer tipo de dano. A criatura é imune a veneno e doenças embora um veneno ou doença previamente presente em seu sistema seja apenas suspenso, não neutralizado. |
Poisoned ( Envenenado ) | Uma criatura envenenada sofre desvantagem em jogadas de ataque e testes de atributo. |
Prone ( Derrubada ) | A única opção de movimento que uma criatura caída tem é rastejar, a menos que ela se levante, encerrando assim a condição. A criatura sofre desvantagem nas jogadas de ataque. Uma jogada de ataque contra uma criatura derrubada possui vantagemse o atacante estiver a 1,5m dela. De qualquer outra forma, o ataque sofredesvantagem. |
Restrained ( Impedida ) | O deslocamento de uma criatura impedida se torna 0 e ela não pode se beneficiar de qualquer bônus em seu deslocamento. Jogadas de taque contra a criatura possuemvantagem e os ataques da criatura sofrem desvantagem. A criatura sofre desvantagem em testes de resistência de Destreza. |
Stunned ( Tonto ) | Uma criatura atordoada está incapacitada. Ela não pode se mover e somente pode falar hesitantemente. A criatura falha automaticamente em testes de resistência de Força ou Destreza. Jogadas de ataque contra a criatura possuem vantagem. |
Surprised ( Surpreso ) | Nenhum movimento ou ação no 1o turno. Nenhuma reação até o turno acabar. Membros do grupo podem ser surpresos mesmo quando outros não foram. |
Incapacitated ( Incapacitada ) | Uma criatura incapacitada não pode realizar ações ou reações. |
Bonus Action ( Ação Bônus ) | Apenas uma por turno. |
Dash ( Correr ) | Gaste uma ação para se movimentar novamente. |
Disengage ( Desengajar ) | Mover não provoca ataque de oportunidade. |
Dodge ( Esquiva ) | Ataques contra tem desvantagem. Jogadas de Resistência de Destreza temvantagem. |
Help ( Ajudar ) | A criatura que você ajuda ganha vantagem em um teste de habilidade. Ajudando uma criatura a 1,5 em um ataque e ela terá vantagem no mesmo |
Hide ( Esconder ) | Teste de Destreza ( Furtividade) para se esconder contra um teste de Sabedoria ( Percepção ). Inclua bônus de cobertura, cobertura de ½ +2, cobertura de ¾ +5, cobertura total não pode ser vista. |
Move ( Movimento ) | Pode se mover e realizar uma ação em qualquer ordem – incluindo se mover, realizar uma ação e continuar a se mover se ainda puder. Pode interagir com um objeto ou característica do ambiente de graça, durante o movimento e ação. |
Reaction ( Reação ) | Apenas permitido uma vez por turno, dependendo de algumas habilidades especiais, magias e situações ( ex:. ataques de oportunidades ) |
Ready ( Preparar ) | Aja mais tarde no turno como uma reação, incluindo magias. |
Search ( Procurar ) | Teste de Inteligência ( Procurar ) ou Sabedoria ( Percepção ) |
Others ( Outras Ações ) | Ataques, Magias ou Usar objetos ( entre outros, verificar manual para lista de opções sugeridas ) |
Cover ( Cobertura ) | ½ de Cobertura: +2 AC e Testes de DES. ¾ de Cobertura: +5 AC e Testes de DES. Cobertura Total: Não pode ser alvo |
Critical Hit ( Acerto Decisivo ) | Dobro de dados na jogada de dano. Ex: 1d8+2 -> 2d8+2, 2d6+1 -> 4d6+1. |
Difficulty Checks (DC) (Teste de Dificuldade) | Muito Fácil 5 Fácil 10 Médio 15 Difícil 20 Muito Difícil 25 Quase Impossível 30 |
Difficult Terrain ( Terreno Difícil ) | Dobro de custo para movimento |
Grappling ( Agarrando ) | FOR ( Atletismo ) contra FOR ( Atletismo ) ou DES ( Acrobacia ). Criatura agarrada pode usar suas ações para escapar, FOR ( Atletismo ) ou DES ( Acrobacia ) contra FOR ( Atletismo ). Pode arrastar ou carregar com ½ do movimento. |
Opportunity Attack ( Ataque de Oportunidade ) | Reação para fazer um ataque corpo a corpo contra uma criatura que sair da sua área de ameaça. Apenas em alvos que se movem e não que foram movidos. |
Range ( Distancia ) | Ataques tem desvantagem em longa distancia. |
Ranged Attacks in Close Combat ( Ataques a Distancia em Combate Corpo a Corpo ) | A 1,5m, desvantagem em ataques. |
Resistance ( Resistência ) | Metade do dano. |
Rest, Long ( Descanso Longo ) | 8+ horas. Max de 2 horas de atividades levas ( como vigia ). Max de 1hora de atividade forte( ser atacado ). Recupera todos PVs. Recupera Dados de Vida igual metade do nível. |
Rest, Short ( Descanso Curto ) | 1+ hora. Nenhuma atividade forte. Pode gastar até seu máximo em Dados de Vida ( DV )para curar, +CON por DV. |
Shoving ( Empurrar ) | FOR ( Atletismo ) contra um teste resistido de FOR ( Atletismo ) ou DES ( Acrobacia ). Se tiver sucesso, ou derruba o alvo ou empurra o mesmo 1,5m. |
Squeezing ( Espremer ) | Se mover por um espaço de um tamanho menor que a criatura. Movimento custa o dobro, desvantagem em ataques e testes de resistência de DES. Ataques contra a criatura tem vantagem. |
Two Weapon Fighting ( Lutar com Duas Armas ) | Quando atacando com uma arma leve em cada mão, use sua ação bônus para atacar com sua arma leve de corpo a corpo adicional. Não adicione o modificador de habilidade nesse ataque bônus a não ser que seja negativo. Pode usar duas armas de arremesso dessa maneira. |
Vulnerability ( Vulnerabilidade ) | Dobro de dano. |
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