Perceber Observação (Área)
Esta magia revela ao operador se existe alguém ou alguma coisa espionando ou observando a área de efeito por meios mundanos ou mágicos. Para isso, ele precisa vencer uma Disputa Rápida entre o seu NH efetivo em Perceber Observação e o IQ do “espião” ou o NH efetivo da magia usada para espionar ou observar o local. Se o operador vencer, saberá se a área de efeito está sendo espionada ou observada. Obtendo um Sucesso Total, descobrirá também algumas informações gerais sobre o suposto “espião”. Se em seguida o operador tentar localizá-lo, receberá um bônus igual à margem pela qual venceu a Disputa Rápida no teste de conjuração da magia Localizadora (máximo de +5).
Outra possibilidade seria utilizar Contramágica para neutralizar a magia “espiã”. Os modificadores de distância não se aplicam, mas o operador ainda sofre um redutor de -5 pelo fato do alvo da mágica não estar presente.
Por outro lado, o operador pode preferir conjurar Perceber Observação sobre um ser vivo. Nesse caso, cabe a ele decidir se a mágica o alertará ou alertará próprio alvo de que alguém o está observando ou espionando.
Duração: 1 hora.
Custo Básico: 1. Metade para manter. Se conjurada sobre um ser vivo, o custo aumenta para 3.
Tempo de Operação: 5 segundos.
Pré-requisito: Percepção do Perigo ou Resguardar.
Objeto e Custo em energia para criar: 300 por um cajado, vara de condão ou joia; 1.500 por uma peça de roupa ou joia que afeta apenas o próprio usuário (sempre em funcionamento).