Convocar Espírito (Informação – Resistível por Vontade)
Esta mágica permite ao operador conversar com o espírito de uma pessoa morta. Ele responderá a uma pergunta por minuto, de acordo com os conhecimentos que possuía enquanto estava vivo.
Note que:
a) Se em vida o espírito era amigo do operador, sofrerá um redutor de -5 em seu teste de resistência.
b) Se o operador fracassar no teste de conjuração, ele e os seus eventuais auxiliares não poderão convocar o espírito objeto da mágica por um ano.
c) Se o operador obtiver uma Falha Crítica em seu teste de conjuração, convocará um espírito maligno, que mentirá deliberadamente.
d) O operador sofrerá um redutor de -5 em seu teste de conjuração se não souber o nome completo do espírito convocado. Sofrerá também um redutor de -1 se a pessoa morreu há mais de uma semana, de -2 se morreu há mais de um mês, de -3 se morreu há mais de um ano, de -4 se morreu há mais de 10 anos, de -5 se morreu há mais de 50 anos e de -6 se morreu há mais de 500 anos.
Duração: 1 minuto.
Custo: 20 para fazer, 10 para manter. Divida o custo pela metade se a magia for conjurada no local onde a pessoa morreu ou sobre seu cadáver. Divida por quatro se a magia for conjurada no local onde a pessoa morreu e sobre seu cadáver.
Tempo de Operação: 5 minutos.
Pré-requisitos: AM 2+ e Visão da Morte.
Objeto: Cajado, vara de condão ou joia. Utilizável apenas por magos .
Custo em energia para criar: 1.000.[1]
[1] O GURPS Magia 4ª Edição afirma que o objeto não permite ao usuário lançar a magia. Apenas lhe confere um bônus não cumulativo de +2 em sua conjuração.