Os membros da tripulação vigente passam por momentos difíceis e mortais durante as missões. Algumas vezes esses traumas despertam uma lembrança, memórias ou até mesmo visões sobre o passado do indivíduo.
Os Neurolinks de Memória Pós-Traumática (NMPT) são um recurso narrativo que visa encaixar elementos da história com os personagens, trazendo à tona conflitos internos e traumas passados para dar profundidade na construção da persona individual e sua interação com o grupo.
Referência
No momento em que as portas laterais da Donzela do Amanhecer se abrem, Vixen, tomada pelos flashes e luzes da multidão, entra em uma espécie de torpor e começa a ter uma visão, algo que pareceu durar apenas alguns segundos, mas que foi profundo e verdadeiro como uma lembrança.
O Jovem Misterioso
Os flashes e luzes vindo da multidão piscam muito rápido, dando uma impressão caleidoscópica a Vixen. As luzes brancas parecem sofrer dispersão e um brilho multicolorido ecoa no fundo da sua retina. Esses brilhos começam a ficar mais e mais intensos e com intervalos mais regulares até que Vixen volta a enxergar e percebe estar em um campo de batalha! Os brilhos eram granadas que explodiam ao seu redor!
O ar tem um cheiro pesado de sangue, vísceras escorrem pelos seus pés descalços, em meio a lama. Sua calça rasgada mostra uma perna cabeluda e torneada, uma perna claramente masculina, com cicatrizes e marcas de violência. Você direciona seu olhar para suas mãos, onde há uma faca e um fuzil sônico. Você parece ser mais alto, mais forte e mais confiante. Na verdade, não parece ser você.
Ao seu lado, um Ratfolk se arrasta para pedir ajuda, mas você ignora o pedido. Você parece ser frio e calculista, um sobrevivente, e nada pode atrasar sua jornada pela sobrevivência. Vixen, ou seja lá qual for seu nome, começa a se mover e o som e a sensação dos órgãos escorrendo por entre seus dedos te deixa mais satisfeito do que você poderia imaginar.
Parece que a adrenalina da guerra finalmente voltou a atuar em seu corpo e, em meio ao seu movimento preciso de deslocamento, você começa a reparar no mundo a sua volta (…) é uma planície claramente afetada pela guerra, o chão é de um marrom rubro, uma mistura de lama com sangue, o campo é desolado, mas existem resquícios de construções destruídas e algumas ainda em chamas. Na sua frente um biciclo automotivo se desloca em uma velocidade descomunal ao seu encontro. Em cima dele dois Vesks com armaduras de exército.
Medo e pavor parecem ser desconhecidos em sua mente… Você pula para o lado e se desvia do veículo, ao mesmo tempo que gira em pleno ar e dá um tiro certeiro no Vesk que estava na garupa. O motorista dá um cavalo de pau, derrubando seu carona, e voltando a moto em sua direção. Como uma boa justa de cavalos, você vai correndo em direção ao veículo, olhando nos olhos do Vesk. Não tem como essa loucura dar certo (…) não tem sentido o motorista ter que desviar de você (…) no último segundo você finta o Vesk, finta que vai se jogar para a direita, mas na verdade pende o corpo para a esquerda e acerta com a faca na garganta do soldado reptiliano. Ele parece ter sido pego de surpresa pelo golpe e você observa a moto se estatelar em meio a lama.
Você ouve um tiro e sente um ardor no ombro, um tiro de laser acaba de te acertar na clavícula. O carona está vivo. “ A dor é momentânea, a gloria é eterna ” – é algo que ecoa na sua cabeça antes de disparar em direção ao Vesk, ainda no chão. Você o alcança, enfia a faca em seu pulso, cortando algum tendão, fazendo ele soltar a arma imediatamente. O segura pelo pescoço e pergunta, com uma voz grossa, a mesma que Maenela ouve quando conversa com Vixen telepaticamente: “ Onde ele está? Onde está o Dr. Silvana? “. O Vesk, com um olhar em fúria e, paradoxalmente, com uma fala calma e suave, te responde: “ Nada pode parar o culto. Temos células até Vesk Prime. O veskarium irá sucumbir! O Devorador irá consumir a todos! ”. E começa a rir, uma gargalhada que vai virando uma risada feminina e tudo volta a ficar branco enquanto a voz de Maenala e sua risada característica começa te fazer voltar à estação…