Dragão Branco – D&D 5ª Edição

Dragão Branco
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Os menores, menos inteligentes e mais animalescos dos dragões cromáticos, os dragões brancos habitam em climas gelados, preferindo áreas árticas ou montanhas congeladas. Eles são repteis perversos e cruéis, guiados pelo apetite e ganância.

Um dragão branco tem olhos ferinos, um focinho afilado e uma papada espinhosa. As escamas de um dragão branco filhote reluzem puro branco. À medida que o dragão envelhece, esse brilho desaparece e algumas escamas começam a escurecer, então, em idades mais avançadas, ele torna-se mosqueado com tons de azul claro e cinza claro. Esse padrão ajuda o dragão a se mesclar nos reinos de gelo e rochas quando ele caça, e para sumir da vista quando ele plana através do céu coberto de nuvens.

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Primitivos e Vingativos. Os dragões brancos não possuem a astúcia e senso tático da maioria dos outros dragões. No entanto, sua natureza bestial faz deles os melhores caçadores dentre todos da espécie dracônica, singularmente focados em sobreviver e massacrar seus inimigos. Um dragão branco consume apenas comida congelada, devorando as criaturas mortas por seu ataque de sopro enquanto ainda estão rígidas e geladas. Ele enclausura outros mortos em gelo ou enterra-os na neve próxima de seu covil, e encontrar esses cadáveres é um bom indicativo que um dragão branco vive próximo.

Um dragão branco também mantem os corpos de seus maiores inimigos como troféus, congelando os corpos onde ele possa observa-los e regozijar. Os cadáveres de gigantes, remorhazes e outros dragões são muitas vezes posicionados em locais proeminentes dentro do covil de um dragão branco como um aviso para os intrusos.

Apesar de serem apenas moderadamente inteligentes, dragões brancos tem uma memória extraordinária. Eles lembram-se de cada desrespeito e derrota, e são conhecidos por conduzir vinganças maliciosas contra as criaturas que os ofenderam. Isso geralmente inclui dragões de prata, que habitam os mesmos territórios dos brancos. Os dragões brancos podem falar, como todos os dragões, mas eles raramente falam, a não ser que sejam movidos a fazê-lo.

Mestres Solitários. Os dragões brancos evitam todos os outros dragões, exceto os brancos do sexo oposto. Mesmo assim, quando dragões brancos procuram outro para procriar, eles permanecem juntos apenas tempo o suficiente para conceber a prole antes de partirem para o isolamento novamente.

Os dragões brancos não conseguem coexistir com rivais próximos aos seus covis. Como resultado, um dragão branco ataque outras criaturas sem provocação, considerando tais criaturas ou muito fracas ou muito poderosas para viver. As únicas criaturas que geralmente servem um dragão branco são humanoides inteligentes que demonstrem força suficiente para acalmar a ira do dragão e devem se adaptar a perdas regulares como resultado do apetite dele. Estão inclusos kobolds adoradores de dragões, que são frequentemente encontrados em seus covis.

Criaturas poderosas podem, as vezes, adquirir a obediência de um dragão branco através de demonstração de força física ou mágica. Gigantes do gelo desafiam os dragões brancos para provar sua própria força e subirem de posto em seus clãs e os ossos partidos deles espalham-se pelos covis de dragões brancos. No entanto, um dragão branco derrotado por um gigante do gelo se tornará servo dele, aceitando a autoridade de uma criatura superior em troca de afirmar seu próprio domínio sobre as outras criaturas que servem ou se opõem ao gigante.

Tesouro sob o Gelo. Os dragões brancos adoram o brilho frio do gelo e preferem tesouros com qualidades similares, particularmente diamantes. No entanto, nos seus climas árticos remotos, os tesouros escondidos dos dragões brancos geralmente contem presas de marfim de morsas e mamutes, esculturas de ossos de baleia, carrancas de navios, pelagens e itens mágicos usurpados de aventureiros excessivamente ousados.

Moedas e gemas espalham-se pelo covil de um dragão branco, brilhando como estrelas quando a luz às atinge. Grandes tesouros e baús são envoltos por finas camadas de gelo criadas pelo sobro do dragão branco e ficam guardados em segurança sob a camada de gelo transparente. A grande força do dragão permite que ele acesse suas riquezas com facilidade, enquanto criaturas menores irão gastar horas quebrando ou derretendo o gelo para alcançar o tesouro principal do dragão.

A memória impecável do dragão branco faz com que ele saiba como ele conseguiu adquirir cada moeda, gema e item mágico de seu tesouro, e ele associa cada item a uma vitória específica. Os dragões brancos são notoriamente difíceis de se subornar, já que cada oferta de tesouro é vista como um insulto à sua habilidade de simplesmente aniquilar a criatura que está fazendo a oferta e apanhar o tesouro dela por si só.

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O COVIL DO DRAGÃO BRANCO

Os dragões brancos fazem seus covis em cavernas geladas e profundas câmaras subterrâneas longe do sol. Eles preferem vales montanhosos acessíveis apenas por voo, cavernas em encostas de penhascos e cavernas geladas labirínticas em geleiras. Os dragões brancos adoram alturas verticais em suas cavernas, voando até o teto e se empoleirando como morcegos ou escorregando geleira abaixo.

A magia inata de um dragão branco lendário intensifica o gelo na área em volta do seu covil. Cavernas montanhosas são rapidamente congeladas pela presença do dragão branco. Um dragão branco pode, muitas vezes, detectar intrusos pela forma que os ventos constantes do seu covil mudam de tom.

Um dragão branco descansa em altas escarpas ou penhascos gelados em seu covil, o chão em volta dele é um traiçoeiro charco de gelo e rocha partidos, fossos escondidos e ladeiras escorregadias. Enquanto os inimigos lutam para se mover por ele, o dragão voa de poleiro em poleiro e os destrói com seu sopro congelante.

AÇÕES DE COVIL

No valor de iniciativa 20 (quebrando toda a sequência de iniciativa), o dragão realiza uma ação de covil fazendo um dos efeitos a seguir; o dragão não pode usar o mesmo efeitos em duas rodadas consecutivas:

  • Um nevoeiro gelado preenche uma esfera de 6 metros de raio, centrada num ponto que o dragão possa ver a até 36 metros dele. O nevoeiro se espalha, dobrando esquinas e sua área é de escuridão densa. Cada criatura no nevoeiro quando ele aparece, deve realizar um teste de resistência de Constituição CD 10, sofrendo 10 (3d6) de dano de frio se falhar na resistência ou metade desse dano se obtiver sucesso. Uma criatura que termine o turno dela no nevoeiro sofre 10 (3d6) de dano de frio. Um vento de, pelo menos 30 quilômetros por hora, dispersa o nevoeiro. O nevoeiro, do contrário, dura até o dragão usar essa ação de covil novamente ou até o dragão morrer.
  • Estilhas de gelo chanfradas caem do teto, atingindo até três criaturas abaixo delas que o dragão possa ver, a até 36 metros dele. O dragão realiza uma jogada de ataque à distância (+7 para atingir) contra cada criatura. Se atingir, o alvo sofre 10 (3d6) de dano perfurante.
  • O dragão cria uma parede de gelo opaca em uma superfície sólida que ele possa ver, a até 36 metros dele. A parede pode ter até 9 metros de comprimento, 9 metros de largura e 30 centímetros de espessura. Quando a parede aparece, cada criatura dentro da área dela é empurrada 1,5 metros para fora do espaço da parede, indo para qualquer dos lados da parede que desejar. Cada seção de 3 metros da parede tem CA 5, 30 pontos de vida, vulnerabilidade a fogo e imunidade a dano de ácido, frio, necrótico, psíquico e veneno. A parede desaparece quando o dragão usa essa ação de covil novamente ou quando o dragão morre.

EFEITOS REGIONAIS

A região contendo o covil de um dragão branco lendário é deformada pela presença da criatura, o que cria um ou mais dos seguintes efeitos:

  • Nevoeiro congelante causa escuridão leve no terreno a até 9 quilômetros do covil do dragão.
  • Precipitação gelada cai a até 9 quilômetros do covil do dragão, às vezes, formando condições de nevasca quando o dragão está descansando.
  • Paredes de gelo bloqueiam áreas no covil do dragão. Cada parede tem 15 centímetros de espessura, e uma seção de 3 metros tem CA 5, 15 pontos de vida, vulnerabilidade a fogo e imunidade a dano de ácido, frio, necrótico, psíquico e veneno.
  • Se o dragão desejar se mover pela parede, ele pode fazê-lo sem ter seu deslocamento reduzido. A porção de gelo pela qual o dragão se move é destruída, no entanto.

Se o dragão morrer, o nevoeiro e a precipitação desaparecerão em 1 dia. As paredes de gelo derreterão ao longo de 1d10 dias.

Dragões de D&D 5ª Edição

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Sobre o Autor: Bruno Gonçalves

Mestre Aposentado, criador do cenário de campanhas Arzien, jogador de RPG a mais de 18 anos nos diversos cenários dos mestres da Orbe dos Dragões. Atualmente escreve sobre RPG, Dicas de Mestre e Cenários de Campanha.

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