Crizandir foi formada pelos crizânos, um povo oportunista que conquistou seu território com diplomacia e batalhas precisas. É uma nação que preza o conhecimento e expansão, responsável por desenvolver inúmeras embarcações e por conquistar a grande ilha de Luzercan.
A riqueza deste novo território fez com que a economia de Crizandir crescesse absurdamente, se tornando, ao lado de Mirkazin, uma das nações mais ricas de Ilagren. Apesar da maioria das suas colônias terem conquistado a liberdade, Crizandir ainda mantém laços próximos com os reinos de Luzercan, inclusive favorecendo o crescimento das suas cidades.
Crizandir é governada por um Rei e seus súditos e por um Parlamento composto por burgueses, sábios e aventureiros, o que faz com que as decisões do governo sejam lentas e muitas vezes não eficazes.
Crizandir é um reino voltado para o comércio e para o mar, seu governo não é rígido e seu força militar em terra é inferior a muitos reinos vizinhos (tais como Lomarvek e Grothvar). Entretanto, Crizandir possui fortes laços comerciais: em mar com as cidades de Luzercan (controlando assim as rotas marítimas) e por terra com Mirkazin e Grothvar (região conhecida como o Eixo de Ilagren).
Possui laços militares com Dulamar e Parsênic (que juntos formam a Tríplice Aliança do Oeste de Ilagren). Crizandir sofre problemas com a criminalidade e inúmeros monstros, que aproveitam suas desprotegidas fronteiras
Os crizândios são um povo curioso, carismático, voltado para o comércio e o mar. Governado por um rei e um conselho.
Nome oficial: Reino Parlamentarista de Crizandir
Governo: Monarquia com apoio de um Parlamento Republicano
Título: “O Reino das Expansões”.
Tendência: N a NB
Igrejas mais cultuadas: Fralien, Mynrok, Surviandor, Arantos e Marantes