Deus Guardião da Magia e das Escritas Arcanas.
Divindade de origem élfica, que originalmente pertencia a Irmandade Élfica (ver abaixo), ascendeu como divindade após receber os poderes de Shendaril, a deusa das fadas e a criadora da magia, segundo os elfos, para se tornar o guardião da magia, pois a senhora das fadas estava cansada e queria repousar para sempre. Dessa forma, ela precisava de alguém confiável, tal como Elzerg, o seu segundo filho elfo, para que ele fosse o guardião supremo da magia.
Elzerg é aquele que ensinou a arte arcana para os mortais e que guarda os segredos de todos os feiticos. Tem o dever de salvaguardar a magia, de manter o equilíbrio entre os seres vivos e a magia. Ele não emana a magia ao mundo, que para seus cultistas é uma energia natural pertencente a Arzien e que ninguém tem controle sobre. Existe uma milenar e tradicionalista ordem elzerguita conhecida como Ordem dos Guardiões e Mantenedores da Magia, composta por poderosos magos e clérigos que acreditam que tem o dever de impedir desequilíbrios arcanos ao mundo de Arzien. Essa Ordem possui aliança com dezenas de outras, tais como outras Guildas, Igrejas, Escolas e Academias Arcanas por toda Arzien. Possui diversas filiais e centros de operação. Dizem que a maior e principal fica no Reino Arcano de Invoreth.
Elzerg é cultuado por pessoas que conhecem ou usam a magia e também é temido por aqueles que a acham perigosa e hostil. É uma divindade muito cultuada entre os humanos de Ilagren, e como a adoração a ele nem sempre é feita em templos élficos, muitos acreditam que ele seja humano. Gnomos, anões e halflings reconhecem Elzerg como divindade guardiã da magia e de origem elfica-feerica.
Dentre seus títulos, tem “Mestre De Toda Magia”, “O Senhor Arcano”.
Seu símbolo é uma estrela de oito pontas, mas também existem representações de runas arcanas com estrelas.
Dogmas
A Magia é como a Natureza. Deve haver um equilíbrio e consciência no seu uso. Respeite a Magia, não permita seu uso indiscriminado. Proteja a si mesmo e guie seus semelhantes, permitindo que usem a magia de forma sustentável.
Horários
O horário de meditação de Elzerg é ao entardecer, quando o Talzûn esta mais próximo do Alumis. Seus clérigos vestem trajes azuis e prateados com detalhes negros ou brancos. Eles gostam de meditar e sentir a energia magica atravessando seu corpo, entram em transe em muitas cerimonias e acreditam que a mente e o espirito e pura energia magica.
Panteão: Nenhum (antes Irmandade Élfica)
Tendência: Neutro
Domínios: Magia, Mente, Conhecimento e Enganação
Arma Predileta: Adaga
Típicos adoradores: magos, feiticeiros, bardos
Sobre A Irmandade Élfica
Chama-se de “Irmandade Élfica” os primeiros elfos que surgiram em Arzien, criados por Shendaril, a deusa das fadas para que as protegessem contra os dragões e para despertar o “Dragão Sem Cor”, um poderoso dragão vermelho que nasceu albino e diferente dos seus parentes, mas, segundo a mitologia das “Três Canções de Arzien”, deu origem aos dragões metálicos e depois ascendeu aos céus, se tornando um Deus. O primeiro elfo a ser criado foi Ralvith, que serviu como modelo para a criação dos outros elfos, seus irmãos. A partir deles a raça élfica foi criada.
Algumas facções da religião de Elzerg defendem que ele não faz mais parte da Irmandade Élfica. Esse assunto é altamente discutido, pois muitos acreditam que o deus da magia não representa apenas a raça élfica, como os deuses da Irmandade. Diversas Igrejas elzerguitas fundamentalista não acreditam nisso e defendem que Elzerg sempre foi da Irmandade, já as Igrejas reformistas de Elzerg acreditam que o deus representa algo global.
Deuses da Magia em Terras Distantes
Apesar da Igreja de Elzerg ser um culto muito forte e dominante em Riftdorian e Ilagren, em terras distantes, Elzerg possui outros nomes e associações. O sincretismo com o Deus Guardião da Magia é objeto de estudo e motivos de muita disputa. Veja abaixo os principais deuses relacionados a magia em outras terras:
- Em Alkemor é conhecido como Nalub, deus da magia e escrita, de origem nelípcia;
- Em Hyakato é chamado de Khomura–Vati, deus da mente e das runas arcanas;
- Em Zahran é a deusa Zakwani, que luta pelo controle da magia com Azagba, deus serpente da feitiçaria e doenças;
- Em Grandchak, Elzerg é confrontado com cultistas de Zendúzia, que acreditam ser a verdadeira Deusa da Magia;
- Em Cryoltaz, o sincretismo é com a Iskra, deusa da proteção e da magia, de origem konjarc;
- O Culto das Três Deusas, ou Triadismo, um culto de origem darnória, dominante durante o 1 e 2 Período da atual Era, acreditava que a Deusa da Magia era Alumis, que é uma das 3 luas de Arzien. Existem remanescente desse extinto culto que ainda acredita nisso.
Como Arzien é um mundo repleto de diversas culturas e deuses, o sincretismo e as disputas pelo controle dos domínios é comum. Quem esta certo ou errado? A verdade é que ninguém sabe como é possível haver diversos deuses parecidos. Uns acreditam que sejam versões divinas da mesma divindade. Outros que é tudo um jogo dos deuses. Como sempre, nada é claro ou obsoleto. O importante é que cada território, povo, ate mesmo tribos, possuem seus próprios deuses e religião.
Gostei
Mestre, me diz se tem alguma teoria que suspeite ou relacione Shendaril a Zenduzia?? Como a mesma entidade.
O Culto de Zenduzia é um culto fechado, misterioso, que ja foi destituido algumas vezes no passado. Recentemente Liam presenciou o retorno dos Zenduzianos, sob o nome de Círculo Escarlate, liderados pelo seu fundador, o feiticeiro Ezdrath Shellscape.
Os zenduzianos acreditam em uma Deusa da Magia que teve seu poder usurpado por Elzerg e pelos magos. Os elzerguitas, por sua vez, desmentem isso e não reconhecem Zenduzia como uma Deusa da Magia. Os elzerguitas consideram os zenduzianos como pagões, mentirosos e perigosos. Os zenduzianos consideram os elerguitas e os magos como inimigos, como usurpadores da magia.
Relacoes de Shendarill e Zenduzia? Existem algumas correntes de estudo, mas nada oficial ou declarado sobre isso. Em verdade, associar essas duas divindades é visto como blasfemia entre os elzerguitas. A Ordem dos Guardioes da Magia consideram os zenduzianos quase como “terroristas” e “pagões selvagens” que abusam de seu poder, nao tendo limites para usa-los.
Quem esta mentindo nessa historia que envolve todo o sistema de magias de Arzien?
Talvez Liam pudesse ir atras da verdade.
Sim Liam, já presenciou, mts eventos, e este foi um em particular, em que o deixou balançado.
Ezdrath, é, sem duvida uma figura poderosa e influente.
Descreva qd possível sobre O Templo de Vhendara e A Montanha Azul e Como se estrutura os Guardiões Da Magia.
Hum… Muito interessante. Essas informações ajudarão na caracterização de Rastaban Beriol.