Avalie o conteúdo!

Deus Guardião da Magia e das Escritas Arcanas.

Divindade de origem élfica, que  originalmente pertencia a Irmandade Élfica (ver abaixo), ascendeu como divindade após receber os poderes de Shendaril, a deusa das fadas e a criadora da magia, segundo os elfos, para se tornar o guardião da magia, pois a senhora das fadas estava cansada e queria repousar para sempre. Dessa forma, ela precisava de alguém confiável, tal como Elzerg, o seu segundo filho elfo, para que ele fosse o guardião supremo da magia.

Elzerg é aquele que ensinou a arte arcana para os mortais e que guarda os segredos de todos os feiticos. Tem o dever de salvaguardar a magia, de manter o equilíbrio entre os seres vivos e a magia. Ele não emana a magia ao mundo, que para seus cultistas é uma energia natural pertencente a Arzien e que ninguém tem controle sobre. Existe uma milenar e tradicionalista ordem elzerguita conhecida como Ordem dos Guardiões e Mantenedores da Magia, composta por poderosos magos e clérigos que acreditam que tem o dever de impedir desequilíbrios arcanos ao mundo de Arzien. Essa Ordem possui aliança com dezenas de outras, tais como outras Guildas, Igrejas, Escolas e Academias Arcanas por toda Arzien. Possui diversas filiais e centros de operação. Dizem que a maior e principal fica no Reino Arcano de Invoreth.

Elzerg é cultuado por pessoas que conhecem ou usam a magia e também é temido por aqueles que a acham perigosa e hostil. É uma divindade muito cultuada entre os humanos de Ilagren, e como a adoração a ele nem sempre é feita em templos élficos, muitos acreditam que ele seja humano. Gnomos, anões e halflings reconhecem Elzerg como divindade guardiã da magia e de origem elfica-feerica.

Dentre seus títulos, tem “Mestre De Toda Magia”, “O Senhor Arcano”.

Seu símbolo é uma estrela de oito pontas, mas também existem representações de runas arcanas com estrelas.

Dogmas

A Magia é como a Natureza. Deve haver um equilíbrio e consciência no seu uso. Respeite a Magia, não permita seu uso indiscriminado. Proteja a si mesmo e guie seus semelhantes, permitindo que usem a magia de forma sustentável.

Horários

O horário de meditação de Elzerg é ao entardecer, quando o Talzûn esta mais próximo do Alumis. Seus clérigos vestem trajes azuis e prateados com detalhes negros ou brancos. Eles gostam de meditar e sentir a energia magica atravessando seu corpo, entram em transe em muitas cerimonias e acreditam que a mente e o espirito e pura energia magica.

Panteão: Nenhum (antes Irmandade Élfica)

Tendência: Neutro

Domínios: Magia, Mente, Conhecimento e Enganação

Arma Predileta: Adaga

Típicos adoradores: magos, feiticeiros, bardos

Sobre A Irmandade Élfica

Chama-se de “Irmandade Élfica” os primeiros elfos que surgiram em Arzien, criados por Shendaril, a deusa das fadas para que as protegessem contra os dragões e para despertar o “Dragão Sem Cor”, um poderoso dragão vermelho que nasceu albino e diferente dos seus parentes, mas, segundo a mitologia das “Três Canções de Arzien”, deu origem aos dragões metálicos e depois ascendeu aos céus, se tornando um Deus. O primeiro elfo a ser criado foi Ralvith, que serviu como modelo para a criação dos outros elfos, seus irmãos. A partir deles a raça élfica foi criada.

Algumas facções da religião de Elzerg defendem que ele não faz mais parte da Irmandade Élfica. Esse assunto é altamente discutido, pois muitos acreditam que o deus da magia não representa apenas a raça élfica, como os deuses da Irmandade. Diversas Igrejas elzerguitas fundamentalista não acreditam nisso e defendem que Elzerg sempre foi da Irmandade, já as Igrejas reformistas de Elzerg acreditam que o deus representa algo global.

Deuses da Magia em Terras Distantes

Apesar da Igreja de Elzerg ser um culto muito forte e dominante em Riftdorian e Ilagren, em terras distantes, Elzerg possui outros nomes e associações. O sincretismo com o Deus Guardião da Magia é objeto de estudo e motivos de muita disputa. Veja abaixo os principais deuses relacionados a magia em outras terras:

  • Em Alkemor é conhecido como Nalub, deus da magia e escrita, de origem nelípcia;
  • Em Hyakato é chamado de KhomuraVati, deus da mente e das runas arcanas;
  • Em Zahran é a deusa Zakwani, que luta pelo controle da magia com Azagba, deus serpente da feitiçaria e doenças;
  • Em Grandchak, Elzerg é confrontado com cultistas de Zendúzia, que acreditam ser a verdadeira Deusa da Magia;
  • Em Cryoltaz, o sincretismo é com a Iskra, deusa da proteção e da magia, de origem konjarc;
  • O Culto das Três Deusas, ou Triadismo, um culto de origem darnória, dominante durante o 1 e 2 Período da atual Era, acreditava que a Deusa da Magia era Alumis, que é uma das 3 luas de Arzien. Existem remanescente desse extinto culto que ainda acredita nisso.

Como Arzien é um mundo repleto de diversas culturas e deuses, o sincretismo e as disputas pelo controle dos domínios é comum. Quem esta certo ou errado? A verdade é que ninguém sabe como é possível haver diversos deuses parecidos. Uns acreditam que sejam versões divinas da mesma divindade. Outros que é tudo um jogo dos deuses. Como sempre, nada é claro ou obsoleto. O importante é que cada território, povo, ate mesmo tribos, possuem seus próprios deuses e religião.

Símbolo de Elzerg – A Estrela de 8 Pontas.
Tipico Elzerguita elfo da Ordem da Runa Primordial
Tipico Elzerguita humano da Ordem da Montanha Azul, ligada ao Santuário de Vhendara

Bruno Gonçalves

Mestre Aposentado, criador do cenário de campanhas Arzien, jogador de RPG a mais de 18 anos nos diversos cenários dos mestres da Orbe dos Dragões. Atualmente escreve sobre RPG, Dicas de Mestre e Cenários de Campanha.

View Comments

  • Gostei
    Mestre, me diz se tem alguma teoria que suspeite ou relacione Shendaril a Zenduzia?? Como a mesma entidade.

  • O Culto de Zenduzia é um culto fechado, misterioso, que ja foi destituido algumas vezes no passado. Recentemente Liam presenciou o retorno dos Zenduzianos, sob o nome de Círculo Escarlate, liderados pelo seu fundador, o feiticeiro Ezdrath Shellscape.

    Os zenduzianos acreditam em uma Deusa da Magia que teve seu poder usurpado por Elzerg e pelos magos. Os elzerguitas, por sua vez, desmentem isso e não reconhecem Zenduzia como uma Deusa da Magia. Os elzerguitas consideram os zenduzianos como pagões, mentirosos e perigosos. Os zenduzianos consideram os elerguitas e os magos como inimigos, como usurpadores da magia.

    Relacoes de Shendarill e Zenduzia? Existem algumas correntes de estudo, mas nada oficial ou declarado sobre isso. Em verdade, associar essas duas divindades é visto como blasfemia entre os elzerguitas. A Ordem dos Guardioes da Magia consideram os zenduzianos quase como "terroristas" e "pagões selvagens" que abusam de seu poder, nao tendo limites para usa-los.

    Quem esta mentindo nessa historia que envolve todo o sistema de magias de Arzien?

    Talvez Liam pudesse ir atras da verdade.

  • Sim Liam, já presenciou, mts eventos, e este foi um em particular, em que o deixou balançado.
    Ezdrath, é, sem duvida uma figura poderosa e influente.
    Descreva qd possível sobre O Templo de Vhendara e A Montanha Azul e Como se estrutura os Guardiões Da Magia.

  • Hum... Muito interessante. Essas informações ajudarão na caracterização de Rastaban Beriol.

Share
Published by
Bruno Gonçalves

Recent Posts

Os Monstros – Episódio 13 – Urso Demônio (Vampiro: A Máscara)

Os Monstros - Episódio 13 - Urso Demônio (Vampiro: A Máscara) Acompanhem conosco o desenrolar…

6 dias ago

Rosewood – Episódio 13 – Segundo Ato – Combate contra a Rosa Marciana (Savage Worlds)

Rosewood - Episódio 13 - Segundo Ato - Combate contra a Rosa Marciana (Savage Worlds)…

1 semana ago

Os Monstros – Episódio 12 – Madame Sam (Vampiro: A Máscara)

Os Monstros - Episódio 12 - Madame Sam (Vampiro: A Máscara) Acompanhem conosco o desenrolar…

2 semanas ago

A Forja da Fúria – Episódio 9 – Primeiro Ato – Montando Guarda (D&D 5ª Edição)

A Forja da Fúria - Episódio 9 - Primeiro Ato - Montando Guarda (D&D 5ª…

3 semanas ago

This website uses cookies.