Vulnerabilidade (Variável):
A criatura é particularmente vulnerável à um tipo de ataque ou substância específico, razão pela qual o dano que ultrapassar a sua RD é multiplicado pelo valor indicado na tabela abaixo, que também inclui o custo da desvantagem em cada caso:
Raridade do Ataque |
Multiplicador Aplicável |
||
x2 |
x3 |
x4 |
|
Raro |
-10 Pontos |
-15 Pontos |
-20 Pontos |
Ocasional |
-20 Pontos |
-30 Pontos |
-40 pontos |
Comum |
-30 Pontos |
-45 Pontos |
-60 Pontos |
Muito Comum |
-40 Pontos |
-60 Pontos |
-80 Pontos |
Os modificadores de dano usuais devem ser aplicados ao resultado obtido após a incidência do multiplicador mencionado no parágrafo anterior. Por exemplo, se um lobisomem que possui Vulnerabilidade à Prata (x4) fosse atingido por uma adaga de prata (dano por Laceração/cortante) e tal ataque lhe causasse 1 ponto de dano, primeiro multiplicaríamos esse valor por 4 e depois o aumentaríamos em 50%, de modo que o monstro sofreria 6 pontos de dano no total (dano total = 1 x 4 x 1,5).
Utilize os parâmetros descritos na Limitação Especial “Limitado” da vantagem Resistência à Dano para avaliar a raridade do tipo de ataque ou substância ao qual a criatura é vulnerável. Contudo, ela não pode adquirir a desvantagem Vulnerabilidade se já possui uma forma específica de defesa contra a substância ou tipo de ataque em questão, como RD ou a vantagem Resistente, por exemplo.
Por fim, cabe ressaltar que a desvantagem Vulnerabilidade e a vantagem Durabilidade Sobrenatural são compatíveis, mas a primeira diminui a utilidade da segunda.
Limitação Especial – Somente Fadiga (-50%): A criatura é vulnerável à um tipo de ataque ou substância que provoca a perda de Pontos de Fadiga ao invés de Pontos de Vida (imersão em água quente, por exemplo).