Criar Elemental (Especial)
Esta mágica permite ao operador criar um Elemental para servi-lo fielmente durante uma hora. Depois disso será necessário vencer uma Disputa Rápida entre o seu NH e o IQ+ST da criatura para mantê-la sob controle por mais uma hora, até ela conseguir se libertar do domínio do seu mestre. Quando isso acontecer, o Elemental poderá partir ou atacar seu criador, conforme o resultado obtido em um Teste de Reação. Cada tipo de Elemental (Fogo, Terra, Água e Ar) demanda uma magia diferente, que deve ser aprendida em separado.
Embora o operador possa modificar os valores dos Atributos de sua criação da forma que preferir (para maior ou para menor), o acréscimo, alteração ou supressão de outras características (vantagens, desvantagens e etc.) depende da aprovação do Mestre.
Criar Elemental também pertence às Escolas de Magia Água, Ar e Terra.
Custo: 1 para cada 10 Pontos de Personagem utilizados na construção do Elemental.[1]
Tempo de Operação: 1 segundo para cada Ponto de Personagem utilizado na construção do Elemental.
Pré-requisitos: AM 2+ e a magia Controlar Elemental correspondente ao tipo de Elemental (Fogo, Terra, Água e Ar) que será criado.
Objeto: Cajado, vara de condão ou joia decorado com a imagem ou representação do tipo de Elemental que será criado. É necessário incorporar trabalhos em ouro e platina ($ 1.300) ao item.
Custo em energia para criar: 2.000.[2]
[1] No GURPS Magia 4ª Edição o custo dessa mágica é de 1 ponto de energia para cada 5 Pontos de Personagem utilizados na construção do Elemental.
[2] Não consta descrição de Objeto e Custo em energia para criar no GURPS Magia 4ª Edição.