SEQUÊNCIA DE COMBATE:
Sequência de Combate: Na 4ª Edição do GURPS o combate acontece de segundo em segundo. Os personagens envolvidos ativamente na batalha tem direito de agir uma vez por segundo, o que constitui o “turno” de cada um deles. Após todos agirem em seus respectivos turnos, um segundo terá se passado.
Personagem Ativo: Personagem Ativo é aquele engajado no combate e apto a realizar ações. Portanto, criaturas desmaiadas ou adormecidas não são consideradas Personagens Ativos, mas alguém que escolha a manobra “Fazer Nada” é.
Sequência de Turnos: A Sequência de Turnos é a ordem na qual os Personagens Ativos realizam suas ações durante o combate. Ela é definida no começo da batalha e permanece inalterada até o seu desfecho. O combatente com a Velocidade Básica mais alta age primeiro e será seguido pelos demais em ordem decrescente de Velocidade Básica. Em caso de empate, age primeiro o combatente com maior DX. Se o empate persistir, cabe ao Mestre decidir quem age primeiro aleatoriamente. Quando todos os Personagens Ativos tiverem direito aos seus respectivos turnos, um segundo terá se passado.
Turno: O turno de determinado combatente é o período de um segundo que se estende do momento em que ele seleciona uma manobra (Atacar, Concentrar e etc.) até a sua próxima oportunidade de selecionar uma nova manobra. O turno dele se sobrepõe ao turno dos demais combatentes.
FAQ – GURPS 4ª Edição: O turno de determinado combatente termina depois que ele selecionar, executar e concluir uma manobra (Atacar, Concentrar e etc.). Contudo, apenas no que diz respeito às Defesas Ativas, as ações realizadas em um dado turno acarretam consequências que se estendem até o momento em que ele tenha oportunidade de selecionar uma nova manobra.