GURPS

GURPS True High Fantasy – Capítulo I – Super Força

Avalie o conteúdo!

SUPER FORÇA:

Mais do que qualquer outra coisa, a força e a resistência física variam de criatura para criatura e de espécie para espécie. Por isso, é necessário adequar as regras padrão do GURPS, de modo refletir essa realidade.

A Super Força não é comprada como os demais Atributos. Inicialmente ela é cara. Assim, personagens de campanhas realistas não poderão tirar proveito dela. Contudo, torna-se barata nos níveis mais altos, justamente para compensar o investimento de aumentar uma ST já elevada.

O custo da Super Força é calculado da seguinte maneira:

a) Até ST 20: Custo normal do GURPS.

b) De ST 21 até ST 30: 8 pontos por nível.

c) De ST 31 até ST 40: 6 pontos por nível.

d) ST 41 ou superior: 4 pontos por nível.

Ela é utilizada para determinar a ST média da raça da criatura e para todos os efeitos é idêntica à ST normal.

Por fim, vale lembrar que:

a) A compra de valores individuais de ST segue as regras padrão do GURPS, mas tendo como parâmetro a ST média da raça da criatura. Logo, o custo para aumentar ou diminuir a ST de um indivíduo em relação à ST média de sua raça é o mesmo que um humano normal pagaria em relação à ST 10, seja no momento da criação do personagem, seja durante o jogo.

b) Criaturas muito grandes (i.e. cujo Modificador de Tamanho seja igual ou superior a +3) recebem um desconto ao comprar ST. Portanto, cabe ao Mestre decidir se elas também podem se beneficiar das regras descritas neste tópico, pois há o risco de que a aplicação da Limitação “Tamanho” ao custo já reduzido da Super Força desequilibre o sistema de criação de personagens.

Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Share
Published by
Sandro Moraes

Recent Posts

A Cidadela sem Sol – Episódio 16 – Terceiro Ato – A Biblioteca do Dragão (D&D 5ª Edição)

A Cidadela sem Sol - Episódio 16 - Terceiro Ato - A Biblioteca do Dragão…

46 minutos ago

Os Monstros – Episódio 3 – Segundo Ato – O Contato (Vampiro: A Máscara)

Os Monstros - Episódio 3 - Segundo Ato - O Contato (Vampiro: A Máscara) Acompanhem…

6 dias ago

Galeria das Almas – Episódio 7 – Segundo Ato – A Biblioteca Central (Kult: Divindade Perdida)

Galeria das Almas - Episódio 7 - Segundo Ato - A Biblioteca Central (Kult: Divindade…

1 semana ago

Rosewood – Episódio 10 – Terceiro Ato – Benjamin Driscoll (Savage Worlds)

Rosewood - Episódio 10 - Terceiro Ato - Benjamin Driscoll (Savage Worlds) Acompanhem conosco o…

1 semana ago

7 Melhores Práticas para a Sessão Zero de RPG

Aquela conversa descontraída antes de começar uma campanha de RPG. Antes de iniciar uma nova…

1 semana ago

This website uses cookies.