APRENDENDO A MOLDAR O UNIVERSO:
Cada magia é considerada uma perícia do tipo Mental/Difícil ou Mental/Muito Difícil. No entanto, nenhuma delas possui nível pré-definido, porque para operar uma mágica é necessário que o personagem a tenha efetivamente estudado.
No que tange ao aprendizado de magias, o nível de AM do mago é somado ao seu atributo IQ, o que significa, por exemplo, que se o personagem possui IQ 15 e um nível de AM, aprenderá mágicas como se possuísse IQ 16. A Memória Eidética, contudo, é de pouca utilidade, pois oferece meramente uma memória mecânica e não uma compreensão verdadeira da estrutura da realidade. O primeiro nível de tal vantagem acrescenta um ponto ao atributo IQ do personagem quando ele estiver aprendendo uma magia. O segundo nível acrescenta dois pontos, e é só.
Frise-se que para aprender uma mágica o mago precisa investir pelo menos um ponto nela, ainda que possua altos níveis de IQ e Aptidão Mágica. Gastar menos que isto significa que ela simplesmente não funcionará.
Outro ponto importante é que as mágicas, perícias mentais que são, podem ser aprendidas sem um instrutor. Todavia, mesmo nas condições mais favoráveis o estudante aprenderia a fazer a magia na metade da velocidade normal.