1. ADVERTÊNCIA:
Todo o material ora apresentado foi desenvolvido a partir da 3ª Edição do GURPS, revisado de acordo com a 4ª Edição e modificado conforme a necessidade, com o objetivo de facilitar a criação de narrativas mais próximas do que se costuma denominar por “Alta Fantasia” ou “High Fantasy”. Embora seja recomendável possuir pelo menos o Módulo Básico (de qualquer edição) para jogar, é possível utilizar apenas o GURPS Lite durante as partidas, pois muitas das regras essenciais do sistema foram resumidas ao longo dos diversos capítulos que compõem a obra.
2. METACARACTERÍSTICAS:
INTRODUÇÃO:
Uma metacaracterística é um conjunto de características que representam um determinado estado físico, mental ou sobrenatural. Em termos de regras elas funcionam como vantagens ou desvantagens comuns, podendo ser adquiridas e modificadas com a permissão do Mestre, bem como integrar modelos raciais.
METACARACTERÍSTICAS:
Bônus de Defesa (30 Pontos/Nível)
Cada nível dessa metacaracterística confere um bônus de +1 a todas as Defesas Ativas da criatura, como se ela possuísse os três tipos da vantagem Defesa Aprimorada: Bloqueio Aprimorado (5 Pontos), Esquiva Aprimorada (15 Pontos) e Aparar Aprimorado (10 Pontos).
Esta metacaracterística substituiu a vantagem Defesa Passiva da 3ª Edição do GURPS.
Corpo de Água (214 Pontos)
O corpo da criatura é feito de alguma espécie de líquido, o que lhe confere as seguintes características:
b) Ataque Constritivo* (24 Pontos);
d) Imunidade à Riscos Metabólicos (30 Pontos);
f) Resistência à Pressão III (15 Pontos);
g) Respiração Desnecessária (20 Pontos);
h) Tolerância à Ferimentos – Difuso** (140 Pontos);
i) Vulnerabilidade (x2) – Ataques Baseados em Desidratação (-10 Pontos).
* Engolfar (+60%).
** Infiltração (+40%).
Corpo de Ar (176 Pontos)
O corpo da criatura é feito de gás, o que lhe confere as seguintes características:
a) Imunidade à Riscos Metabólicos (30 Pontos);
b) Respiração Desnecessária (20 Pontos);
c) Sem Membros Manipuladores (-30 Pontos);
d) Sem Pernas – Aéreo (0 Pontos);
e) Tolerância à Ferimentos – Difuso* (140 Pontos);
f) Voo** (36 Ponto);
g) Vulnerabilidade (x2) – Vácuo e Ataques Baseados em Vento (-20 Pontos).
* Infiltração (+40%).
** Mais Leve que o Ar (-10%).
Corpo de Eletricidade (231 Pontos + 11 Pontos/Nível)
O corpo da criatura é feito de eletricidade, o que lhe confere as seguintes características:
a) Ataque Inato – Aura Elétrica+1* (11 Pontos/Nível);
b) Imunidade à Riscos Metabólicos (30 Pontos);
c) Invulnerabilidade – Eletricidade (100 Pontos);
d) Respiração Desnecessária (20 Pontos);
e) Sem Membros Manipuladores (-30 Pontos);
f) Suscetível à Poderes, Magias e Habilidades que Afetem ou Manipulem Energia (0 Pontos);
g) Tolerância à Ferimentos – Difuso (100 Pontos);
Para representar um campo elétrico mais intenso que o normal basta adquirir níveis adicionais da vantagem Ataque Inato – Aura Elétrica.
* Sempre em Funcionamento (-40%).
Corpo de Fogo (146 Pontos + 6 Pontos/Nível)
O corpo da criatura é feito de fogo, o que lhe confere as seguintes características:
a) Ataque Inato – Aura Flamejante+1* (6 Pontos/Nível);
b) Fraqueza (1d/min.) – Água (-40 Pontos);
c) Imunidade à Riscos Metabólicos (30 Pontos);
d) Invulnerabilidade – Fogo/Calor (100 Pontos);
e) Respiração Desnecessária** (10 Pontos);
f) Sem Membros Manipuladores (-30 Pontos);
g) Tolerância à Ferimentos – Difuso (100 Pontos);
h) Vulnerabilidade (x2) – Ataques Baseados em Água (-30 Pontos).
Para representar chamas mais quentes que o normal basta adquirir níveis adicionais da vantagem Ataque Inato – Aura Flamejante.
* Sempre em Funcionamento (-40%).
** Combustão de Oxigênio (-50%).
Corpo de Gelo (199 Pontos)
O corpo da criatura é feito de gelo, o que lhe confere as seguintes características:
a) Adaptação ao Terreno – Gelo (5 Pontos);
c) Frágil – Quebradiço (-15 Pontos);
d) Fraqueza (1d/min.) – Calor Intenso* (-12 Pontos);
e) Imunidade à Riscos Metabólicos (30 Pontos);
f) Invulnerabilidade – Frio/Gelo (100 Pontos);
g) Resistência à Dano+3 (15 Pontos);
h) Resistência à Pressão III (15 Pontos);
i) Resistência ao Vácuo (5 Pontos);
j) Respiração Desnecessária (20 Pontos);
m) Tolerância à Ferimentos – Homogêneo e Sem Sangue (45 Pontos);
n) Vulnerabilidade (x2) – Ataques Baseados em Fogo/Calor (-30 Pontos).
* Variável (-40%).
Corpo de Limo (60 Pontos)
O corpo da criatura é feito de um limo orgânico semelhante às algas ou ao bolor limoso, o que lhe confere as seguintes características:
b) Imunidade à Riscos Metabólicos (30 Pontos);
e) Respiração Desnecessária (20 Pontos);
f) Suscetível à Poderes, Magias e Habilidades que Afetam Plantas (0 Pontos);
g) Tolerância à Ferimentos – Homogêneo (40 Pontos);
h) Voz Perturbadora (-10 Pontos).
Corpo de Madeira (91 Pontos)
O corpo da criatura é feito de madeira, o que lhe confere as seguintes características:
a) Frágil – Combustível (-5 Pontos);
c) Imunidade à Riscos Metabólicos (30 Pontos);
d) Resistência à Dano+2* (8 Pontos);
e) Respiração Desnecessária (20 Pontos);
f) ST de Levantamento+5 (15 Pontos);
g) Suscetível à Poderes, Magias e Habilidades que Afetam Plantas (0 Pontos);
h) Tolerância à Ferimentos – Homogêneo (40 Pontos);
i) Velocidade Básica-1 (-20 Pontos).
* Semi-Ablativa (-20%).
Corpo de Metal (175 Pontos)
O corpo da criatura é feito de metal, o que lhe confere as seguintes características:
a) Imunidade à Riscos Metabólicos (30 Pontos);
b) Resistência à Dano+9 (45 Pontos);
c) Resistência à Pressão III (15 Pontos);
d) Resistência ao Vácuo (5 Pontos);
e) Respiração Desnecessária (20 Pontos);
g) Tolerância à Ferimentos – Homogêneo e Sem Sangue (45 Pontos).
Corpo de Pedra (140 Pontos)
O corpo da criatura é feito de pedra, o que lhe confere as seguintes características:
a) Frágil – Quebradiço (-15 Pontos);
b) Imunidade à Riscos Metabólicos (30 Pontos);
c) Resistência à Dano+5 (25 Pontos);
d) Resistência à Pressão III (15 Pontos);
e) Resistência ao Vácuo (5 Pontos);
f) Respiração Desnecessária (20 Pontos);
h) Tolerância à Ferimentos – Homogêneo e Sem Sangue (45 Pontos).
Corpo de Plástico (125 Pontos)
O corpo da criatura é feito de plástico comum (como aquele utilizado para fazer baldes e garrafas de leite, por exemplo), o que lhe confere as seguintes características:
a) Imunidade à Riscos Metabólicos (30 Pontos);
b) Resistência à Dano+1 (5 Pontos);
c) Resistência à Pressão I (5 Pontos);
d) Resistência ao Vácuo (5 Pontos);
e) Respiração Desnecessária (20 Pontos);
g) Tolerância à Ferimentos – Homogêneo e Sem Sangue (45 Pontos).
Corpo de Terra (175 Pontos)
O corpo da criatura é feito de terra ou areia, o que lhe confere as seguintes características:
a) Imunidade à Riscos Metabólicos (30 Pontos);
c) Resistência à Dano+2 (10 Pontos);
d) Resistência à Pressão III (15 Pontos);
e) Resistência ao Vácuo (5 Pontos);