Quando Gatts observou o mapa feito escrito em couro curtido de cabra, ele percebeu q um intrincado código residia ali. A priori ele considerou que através de magia conseguiria ler aqueles glifos ininteligíveis, mas algo em suas análises lhe dizia que somente um especialista em códigos, seria capaz de decodificar aquele segredo. Ele tinha a chave, mas n tinha a fechadura.
Gillius e Dul’ha tinha deixado nas mãos dele um enigma, q os mesmos não foram capazes de entender, mas confiaram ao grupo essa descoberta.
As escritas em rinta preta, eram muito bem feitas, com precisão e uma caligrafia muito bela, porém ao mesmo tempo torpe.
E por fim, Gatts n tinha entendido quando o alto elfo de demesnes, disse-lhes q uma legendária besta guarda a passagem sob as águas nas cercanias do templo, mas quando olhou o mapa entendeu…
Sandy Benelovoice se encheu de alegria com a possibilidade deles terem uma nova passagem para o templo maldito e ao mesmo tempo poderem livrar furyond de um corruptor que assola a passagem secreta para o mesmo…