Olidammara (ó-lí-dam-ma-rá), o Velho Risonho, é a divindade que protege muitos ladrões e bardos. Ele é descrito como um errante ou vagabundo, um homem esbelto, com cabelo de cor castanha e barba dissoluta, uma pele de cor morena e olhos esmeralda cintilante, ele geralmente veste roupas em fibras de ouro. Ele se encanta com vinho, mulheres e música. Olidammara é o eterno espírito caótico. Ele é o mestre dos disfarces.
Olidammara, o bardo dos deuses, está em bons termos com Aasterinian, Fharlanghn, Dalt, Glittergold Garl, Ehlonna, Ye’Cind e Kord. Heironeous e Hextor o consideram chato ás vezes, mas tolera-o por seu charme e humor. Olidammara auxiliou a ascensão da semideusa Rudd, que continua sua favorita entre as divindades. Ele também ajudou Kuroth. Olidammara é irmão do Scahrossar, mas estes mantêm distância um do outro, sendo as razões deste afastamento mencionado nos mais obscuros textos.
Kurell sente um enorme ciúme de Olidammara, em razão de sua popularidade superior entre ladrões, e sempre procura roubar seus adoradores. Astilabor não gosta do bardo dos deuses. Olidammara evita Nerull, Erythnul, Iuz e outras divindades destrutivas, por suas maldades serem muito chocante para ele. O culto de Olidammara é feito abertamente em vários cantos de Flanaess, em tempos mais obscuros como períodos de guerras e caos, é comum adorar Olidammara como meio de obter alguma diversão e entretenimento para não sucumbir a loucura e ao desespero, enquanto puderem adorar este poder, eles estarão alegres o suficiente sobre as bênçãos dos clérigos da divindade conhecidos como os melhores trovadores e contadores de histórias das regiões civilizadas de Flanaess. O sacerdócio contém clérigos urbanos, encontrados principalmente em cidades grandes, e os clérigos trovadores errantes. É exigido que os clérigos de Olidammara saibam tocar algum instrumento. Olidammara é o deus de Música, Diversão, Vinho, Velhos, Humor, e Truques. Ele é chamado freqüentemente o Velho Risonho. Ele foi transformado uma vez na forma de um pequeno caracol, pelas mágicas poderosas do Arquimago furioso, Zagyg, mas de alguma maneira Olidammara conseguiu desfazer o feitiço e voltar à forma “normal”.
Título: O ladino sorridente, bardo dos deuses
Plano: Domínios Heróicos de Ysgard
Origem: Oerid
Tendência: Caótico Neutro
Aspectos: Música, Diversão, Vinho, Velhos, Humor, Truques
Domínios: Sorte, Encanto, Caos, Enganação
Aliados: Aasterinian, Fharlanghn, Dalt, Glittergold Garl, Ehlonna, Ye’Cind e Kord, Rudd, Kuroth
Superior: –
Inimigos: Kurell
Arma: Florete
Gentílico: Cantores
Quer conhecer mais sobre o cenário de campanha de Greyhawk? Clique Aqui.
A Forja da Fúria - Episódio 12 - Combate contra o Estrangulador (D&D 5ª Edição)…
Os Monstros - Episódio 17 - Primeiro Ato - O Monstro (Vampiro: A Máscara) Acompanhem…
O Tesouro da Rainha Dragão - Capítulo 5 - Episódio 3 - Segundo Ato -…
A Forja da Fúria - Episódio 11 - Segundo Ato - A Galeria Subterrânea (D&D…
O Tesouro da Rainha Dragão - Capítulo 5 - Episódio 3 - Primeiro Ato -…
A Forja da Fúria - Episódio 11 - Primeiro Ato - O Tesouro dos Trogloditas…
This website uses cookies.