10 Melhores Campanhas Oficiais de D&D 5ª Edição

5/5 - (5 votes)

Como mestre de masmorra, elaborar uma história ou campanha a partir do zero regularmente pode ser muito cansativo.

Neste artigo mostraremos 10 campanhas oficiais lançadas pela Wizards. São tomos lindamente ilustrados que contêm todos os pontos narrativos cruciais, monstros e mapas que você precisará para criar uma incrível aventura de formato longo (ou seja, de Campanhas).

Um dos melhores jogos de RPG de mesa já feitos, desde o seu lançamento em 1974, Dungeons & Dragons, gerou inúmeras configurações espalhadas por várias edições.

A quinta edição, entre todas as outras, enfatiza a narrativa e a imersão.

As principais campanhas de D&D 5E listadas aqui cobrem uma vasta gama de locais e temas. Você pode desfrutar de ambientes urbanos decadentes e conspiração na campanha Waterdeep: Dragonheist; pavor inflexível e maldades de horror folclórico em A Maldição de Strahd; ou as vastas selvas e dinossauros da Tumba da Aniquilação. Algumas dessas campanhas são brutais, outras são um passeio suave por curiosos mundos de fantasia.

O escopo dos livros aqui é uma prova da versatilidade do sistema Dungeons & Dragons como um todo. E como todas as campanhas são projetadas como “caixas adaptáveis”, você pode ajustar o que melhor se adequa à sua mesa, personalizando conforme e quando quiser.

Divirta-se!

Boa leitura!*

1 – A Maldição de Strahd (Curse of Strahd)

dd5-maldicao-de-strahd D&D 5ª Edição Sistemas
O vampiro Strahd Von Zarovich, o cruel e caprichoso senhor de Barovia.

Uma adaptação e expansão do módulo de aventura Ravenloft da 1ª edição Dungeons & Dragons (onde você invade um castelo amaldiçoado supervisionado por uma figura semelhante a Drácula), em Curse of Strahd vê você preso em Barovia: uma terra miserável de névoas cinzentas e céu sem sol que é supervisionado pelo senhor dos dentes pontudos e mal-humorados do título da campanha.

Todo-poderoso, gótico, totalmente maluco, essa aventura faz você se unir para derrubar o déspota sanguinário. Esta não é sua típica aventura de alta fantasia. Em Curse of Strahd o vilão já venceu, a economia não existe e você tem poucas chances de vencê-lo!

Além de ser perseguido pelo próprio Strahd, você também descobrirá que todo o resto também quer matá-lo.

Os lobos, as bruxas, as hordas de morcegos – esta campanha tem todas as armadilhas assustadoras de horror folclórico que você precisa. Há até uma seção onde você encontra a cabana de uma bruxa correndo com pernas!

dd5-cabana-baba-yaga D&D 5ª Edição Sistemas
Campanha de D&D, Curse of Strahd está cheio de horrores e folclore, incluindo esta cabana de bruxa (claramente amaldiçoada) pertencente a uma Baba Yaga.

Você percorrerá montanhas geladas, invadirá templos estranhos e, se sobreviver por tempo suficiente, invadirá o castelo do mestre das trevas, o Castelo Ravenloft. Tematicamente, a Maldição de Strahd lida com impotência e trauma. Todo local em Barovia caiu ou encontrou maneiras bizarras de lidar com o horror que invade a terra. Barovia foi irremediavelmente marcada por Strahd, e o que você faz determinará seu destino frágil.

A campanha Curse of Strahd também tem um curioso elemento de randomização, na medida em que seus aspectos são gerados através do baralho Tarroka adequadamente assustador (disponível separadamente para o livro principal), que é entregue a você pela misteriosa cartomante Madame Eva e prenuncia o próximo eventos. Ele ainda determina quem o ajudará, heróis corajosos e provavelmente condenados, em sua busca.

E enquanto Barovia é bastante implacável, a ameaça de morte quase constante faz parte do que a torna tão atraente de se tocar. Um para fãs de horror, procurando por terrores e acontecimentos assustadores em uma terra sombria. Ele ainda tem seu próprio módulo de casa mal-assombrada, Death House, que você pode ler de graça antes de obter o livro inteiro da campanha.

2 – Fora do Abismo (Out of the Abyss)

dd5-fora-do-abismo-campanha D&D 5ª Edição Sistemas
Cidade subterrânea psicodélica Neverlight Grove em campanha Out of the Abyss

Como uma Alice no País das Maravilhas, esta campanha leva você a uma aventura psicodélica no final do submundo – uma série de túneis que literalmente atravessam continentes. Aqui, está eternamente escuro (você navegará principalmente usando fungos brilhantes), e cultos horríveis baseados na deusa-aranha Lolth abundam.

Dito isto, é um lugar próspero, cheio de cidades, redes comerciais e infraestrutura. Só não espere se envolver em monólogos espirituosos com lagartas amigáveis.

Você começa como prisioneiro, antes de fazer uma viagem de terror ao estilo do Apocalipse Now, enquanto mergulha cada vez mais fundo nas cavernas. Essa campanha ainda tem o próprio Demogorgon!

dd5-demogorgon D&D 5ª Edição Sistemas
O infame demogorgon, ficou famoso no programa de TV Stranger Things.

Os fãs da série de livros Dungeons & Dragons, Legend of Drizzt, sobre um elfo negro heróico, mas tão atormentado, reconhecerão imediatamente as raças super-góticas disponíveis.

Embora esteja avisado, é difícil para os mestres iniciantes – pois requer muita preparação, mesmo para os padrões de Dungeons & Dragons.

Se você gosta de coisas estranhas e meio sombrias, Out of the Abyss é a campanha para você.

3 – Portão de Baldur: Descida em Avernus (Baldur’s Gate: Descent into Avernus)

dd5-descina-em-avernus D&D 5ª Edição Sistemas

Talvez a campanha de Dungeons & Dragons mais pesada de todos os tempos, o recém-lançado Baldur’s Gate: Descent into Avernus literalmente leva você ao Nove Infernos e volta!

Situado durante as infames Guerras de Sangue, apresenta inimigos diabólicos, céus ardentes e outras bestas demoníacas.

Uma campanha invulgarmente longa, acompanha jogadores de 1 a 13 nível e é um livro volumoso. Definitivamente, um dos fãs de Baldur’s Gate – a campanha serve como uma prévia do jogo de videogame Baldur’s Gate III – ou que gosta de explorar uma paisagem infernal saturada por cenas de ultra violência.

4 – O Trovão do Rei Tempestade (Thunder King’s Storm)

dd5-trovao-do-rei-da-tempestade D&D 5ª Edição Sistemas

A alta fantasia sempre foi um item básico em Dungeons & Dragons, e se esse é feliz com isso, esta campanha nas regiões mais geladas dos Forgotten Realms é ideal para você.

Nela, gigantes poderosos estão aterrorizando a civilização. Em resposta, o povo pequeno está se reunindo em busca da magia rúnica – a arma antiga que permitiu aos gigantes derrotar os dragões há muito tempo.

Nesta campanha tem de tudo, desde kraken magos a bosques de fantasia encantados, e os próprios gigantes – dos quais existem vários tipos – são inimigos formidáveis.

Além disso, é um livro de campanha volumoso, mas imensamente detalhado, que fornece uma verdadeira cornucópia de resultados – cujos jogadores são apresentados com várias maneiras de concluir uma missão.

Experimente este se você quer ter uma experiência de fantasia completa.

5 – Contos do Portal do Bocejo (Tales from the Yawning Portal)

dd5-contos-de-baldurs-gates D&D 5ª Edição Sistemas

Esta coleção de campanhas contém sete das masmorras mais mortais que surgiram nos últimos 30 anos da história de Dungeons & Dragons.

Nela, você desce para uma cripta labiríntica cheia de bestas sujas e armadilhas terríveis. Em algum lugar, um Demilich de eras ancestrais espreita.

Yawning Portal é o livro para quem gosta de um rastreamento de masmorra.

E que masmorras são essas!

Na aventura Sunless Citadel, explore uma fortaleza há muito abandonada que contém uma maçã que pode conceder a vida eterna ou roubá-la. Derrote os orcs em uma fortaleza anã há muito abandonada sob uma montanha na Forge of Fury. Ou na selvagem White Plume Mountain, você vasculha o covil perdido há muito tempo de um tirano maluco.

Como você pode imaginar, essa é uma verdadeira casa de horrores e estranha de primeira linha.

Essas aventuras são leves sobre o tema e a história, mas contribuem para um mergulho divertido nas masmorras.

Sua mesa precisará combinar sagacidade, força e – vamos ser sinceros – pura sorte, para sobreviver.

6 – Fantasmas de Saltmarsh (Ghosts of Saltmarsh)

dd5-fantasmas-de-saltmarsh D&D 5ª Edição Sistemas

Nesta campanha, o mar é seu inimigo.

Uma série de excelentes momentos únicos adaptados ao 5ª edição das clássicas aventuras náuticas únicas da revista Dungeon, Ghosts of Saltmarsh apresenta sete campanhas repletas de piratas, sahuagins em alto mar e criaturas marinhas horríveis.

Você pode guiar jogadores dos níveis 1 a 12 usando as aventuras e a área inicial da vila de pescadores de Saltmarsh ou jogá-los como pontuais, vai de sua escolha.

Há uma variedade real de aventuras aqui.

Explore uma casa mal-assombrada no módulo Secret of Saltmarsh, espie o povo-lagarto em Danger in Dunwater e reivindique uma ilha amaldiçoada para uma guilda de marinheiros locais em Isle of the Abbey.

Além disso, Ghosts of Saltmarsh apresenta regras úteis para combate náutico, barcos e encontros estranhos no mar.  Duas palavras: barco e kraken. Eles servem como uma excelente inspiração para para levar para suas próprias campanhas escritas.

Adoramos especialmente a Salvage Operation: na qual você investiga o navio fantasma Emperor of the Waves, que foi visto à deriva nas proximidades depois de desaparecer há anos.

Ainda que modulares, essas aventuras também oferecem uma ampla oportunidade para adicionar seu próprio sabor de contar histórias.

7 – Túmulo da Aniquilação (Tomb of Annihilation)

dd5-tumulo-da-aniquilacao D&D 5ª Edição Sistemas

Você gosta de dinossauros? Ótimo. Que tal um tiranossauro Rex zumbi? Excelente. Encontramos a campanha para você. Situado predominantemente nas selvas verdejantes e sempre tão mortais de Chult.

Em termos de história, você estará procurando a fonte de uma misteriosa maldição da morte, que se diz originada nessa vastas selvas. Ao longo do caminho, você provavelmente enfrentará yuan-tis, explorará um ou dois jardins carnívoros e talvez até competirá com alguns dinossauros.

Essa campanha também possui muitos rostos amigáveis ​​de Dungeons & Dragons, como o Archlich Asserac, que viaja no tempo- feito uma lenda em Tomb of Horrors.

Diríamos que Tomb of Annihilation é uma boa opção para todos, pois tem um pouco de tudo para todos, e muitas oportunidades para misturar temas: se você quer interpretar o aspecto maluco de Indiana Jones ou se inclinar para toda vibração de uma ilha amaldiçoada.

8 – Mina Perdida de Phandelver (Lost Mine of Phandelver)

dd5-mina-perdida-de-phandelver D&D 5ª Edição Sistemas

Ideal para jogadores iniciantes e DMs, Lost Mine of Phandelver é uma mini campanha disponível com o conjunto inicial de Dungeons & Dragons da quinta edição.

Apresenta essencialmente tudo o que você precisa para ter uma idéia das coisas e equilibra a interpretação de papéis com divertidos encontros de combate. Em termos de história, é uma aventura de fantasia muito típica, contendo goblins, um dragão e um urso de coruja faminto.

Há uma vila cheia de NPCs, muitos ganchos de missões, uma mini masmorra. Também é muito fácil usar a Mina Perdida de Phandelver como ponto de partida para outra campanha mais longa, pois ela transita para ambientes maiores.

Um conselho: não use os personagens pré-construidos.

Deixe seus jogadores criarem seus próprios personagens de primeiro nível (tanto o Livro do Jogador quanto a Internet descrevem isso muito bem) e hospede-o durante uma ‘Sessão 0’, na qual todos poderão ajudar seus outros no processo.

9 – Águas Profundas: Dragonheist (Waterdeep: Dragonheist)

dd5-waterdeep-dragonheist D&D 5ª Edição Sistemas

As ruas decadentes de Waterdeep não ficam muito longe das ruas imundas da série Discworld, de Terry Pratchett, Ankh Morpork.

Uma excelente campanha longa para iniciantes, embora muito curta em comparação com as outras, levará você dos níveis 1 a 5. Além disso, o livro físico apresenta um lindo mapa colorido de Waterdeep.

Em termos de história, o vilão que você jogará depende de qual das quatro temporadas os jogadores escolhem. Exemplos de possíveis bandidos incluem uma horda de espectadores e alguns adoradores de demônios ultra-estranhos. Em termos de história, é efetivamente uma loucura conseguir o ouro que falta antes que todo mundo.

Nem alta fantasia nem horror, é mais no estilo rede de investigação urbana. Tira muita inspiração dos filmes de assalto e no estilo Cloak & Dagger. Como era de se esperar, a corrupção está no coração de Waterdeep, e há uma infinidade de facções e vilões para os jogadores encontrarem.

O tom é bastante leve e oferece muitas oportunidades divertidas de interpretação. De todas as campanhas, é mais adequado investigar do que matar sem pensar, embora exista muito assassinato.

Também diferente de todas as outras campanhas, os riscos não são tão altos. Nisso, você não está salvando o mundo. Bem, não diretamente.

É perfeito para jogadores iniciantes ou uma diversão divertida para jogadores que saem de uma campanha mais pesada procurando algo um pouco mais leve.

10 – Águas Profundas: Masmorras do Mago Louco (Waterdeep: Dungeon of the Mad Mage)

dd5-waterdeep-undermountain D&D 5ª Edição Sistemas

A consequência da campanha de Dragon Heist, essa aventura levará os jogadores do nível 5 ao 20 (!).

Eles descerão para a Undermountain, a Montanha Subterrânea – onde o bruxo maluco Halaster Blackcloak reside. Em seu domínio, ele assumiu uma tonelada de criaturas e também criou uma série de portais estranhos que levam ao multiverso e outros locais dos Reinos Esquecidos.

Portanto, esse é efetivamente uma campanha gigantesca de masmorra e infinitamente mais no estilo Hack & Slash do que seu antecessor. Recomendamos usá-lo como um acompanhamento do Dragon Heist.


E ai, o que achou das campanhas oficias de D&D? Já jogou alguma delas?

Deixe nos comentários!

Bons Jogos! Divirtam-se!

  • Fonte: Tradução e adaptação de https://www.dicebreaker.com/categories/roleplaying-game/best-games/10-best-dungeons-dragons-5e-rpg-campaigns

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Bruno Gonçalves

Mestre Aposentado, criador do cenário de campanhas Arzien, jogador de RPG a mais de 18 anos nos diversos cenários dos mestres da Orbe dos Dragões. Atualmente escreve sobre RPG, Dicas de Mestre e Cenários de Campanha.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.