O sucesso de um jogo de D&D reside na sua capacidade de entreter os outros jogadores na mesa de jogo. Ao passo que papel deles é criar personagens (os protagonistas da campanha), dar vida a eles e ajudar a conduzir a campanha através das ações dos seus personagens, seu papel é manter os jogadores (e a si mesmo) interessados e imersos no mundo que você criou e permitir que os personagens deles façam coisas incríveis.
Saber o que seus jogadores mais gostam num jogo de D&D ajuda você a criar e conduzir aventuras que eles iram curtir e se lembrar. Uma vez que você saiba quais das atividades a seguir cada um dos jogadores do seu grupo mais gostam, você poderá criar aventuras que satisfaçam as preferências dos seus jogadores da melhor forma possível, assim mantendo-os engajados.
Confira abaixo 7 perfis de jogadores que gostam de um determinado tipo de jogo. Alguns jogadores se encaixam em mais de um desses perfis. Cabe o mestre conhecer todos eles.
1 – ATUAR
Os jogadores que gostam de atuar, curtem entrar em seus personagens e falar com a voz do personagem. Interpretadores de personagens de coração, eles gostam de interações sociais com PdMs, monstros e seus companheiros de grupo.
Entretenha jogadores que gostam de atuar ao…
- dar a eles oportunidades de desenvolver as personalidades e antecedentes de seus personagens.
- permitir que eles interajam regularmente com PdMs.
- adicionar elementos interpretativos aos encontros de combate.
- incorporar elementos dos antecedentes dos seus personagens nas aventuras.
2 – EXPLORAR
Os jogadores que desejam explorar querem experimentar as maravilhas que um mundo fantástico oferece. Eles querem saber o que está atrás da próxima esquina ou colina. Eles também gostam de encontrar pistas e pilhas de tesouro.
Entretenha jogadores que gostam de explorar ao…
- deixar pistas que dão dicas de coisas que estão por vir.
- permitir que eles encontrem coisas quando eles decidem explorar.
- conceder descrições detalhadas de ambientes excitantes e usar mapas e acessórios interessantes.
- mostrar segredos de monstros a serem descobertos ou detalhes culturais a serem aprendidos.
3- INSTIGAR
Jogadores que gostam de ações instigantes gostam de fazer as coisas acontecerem, mesmo quando isso significa assumir riscos perigosos. Eles irão, então, se jogar no perigo e enfrentar as consequências ao invés de enfrentar o tédio.
- permitir que eles afetem seus arredores.
- incluir coisas em suas aventurar para tenta-los.
- deixar que as ações deles coloquem os personagens em situações complicadas.
- incluir encontros com PdMs que sejam tão resolutos e imprevisíveis quanto eles.
4 – COMBATER
Jogadores que gostam de combates fantásticos, gostam de chutar os traseiros de vilões e monstros. Eles procuram por qualquer desculpa para iniciarem uma briga, preferindo ações precipitadas a deliberação cuidadosa
Entretenha jogadores que gostam de combater ao…
- criar encontros de combate inesperados para eles.
- descrever vividamente os estragos causados por seus personagens com seus ataques e magias.
- incluir encontros de combate com um grande número de monstros fracos.
- interromper interações sociais e exploração com combates.
5- OTIMIZAR
Jogadores que gostam de otimizar as capacidades de seus personagens curtem aprimorar seus personagens para alcançar o ápice da performance em combate ao ganhar níveis, novas características e itens mágicos. Eles abraçam qualquer oportunidade de demonstrar a superioridade de seus personagens.
Entretenha jogadores que gostam de otimização ao…
- garantir a eles acesso regular a novas habilidades e magias.
- usar itens mágicos desejados como ganchos de aventura.
- incluir encontros que permitam que seus personagens brilhem.
- conceder recompensas quantificáveis, como pontos de experiência, para encontros sem combate.
6- RESOLVER PROBLEMAS
Jogadores que querem de resolver problemas gostam de investigar as motivações de um PdM, desvendar as maquinações de um vilão, resolver charadas e criar planos.
Entretenha jogadores que gostam de resolver problemas ao…
- incluir encontros que enfatizem a resolução de problemas.
- recompensar o planejamento e táticas com benefícios dentro do jogo.
- permitir ocasionalmente que um plano inteligente conceda uma forma fácil de vitória aos jogadores.
- criar PdMs com motivações complexas.
7- CONTAR HISTÓRIAS
Jogadores que adoram contar histórias querem contribuir com a narrativa. Eles gostam quando seus personagens estão bastante envolvidos no desdobramento de uma história e eles curtem encontros que estão ligados ou expandem uma trama global.
Entretenha jogadores que gostam de contar histórias ao…
- usar os antecedentes de seus personagens para ajudar a modelar as histórias da campanha.
- garantir que um encontro trará avanço à história de alguma forma.
- fazer com que as ações dos seus personagens ajudem a conduzir eventos futuros.
- conceder ideais, vínculos e fraquezas dos PdMs os quais os aventureiros possam adquirir vantagem.
Conte-nos, sendo mestre, você consegue identificar alguns desses perfis?
E sendo jogador, qual tipo mais se identificou?
Vou de 01, 06 e 07, com certeza…
Estou contigo Sandro, também me encaixo mais nos itens 01, 06 e 07!