Olá, camaradas do Orbe dos Dragões! A pedidos, estou aqui novamente para falar do Foundry VTT. No último artigo falei sobre medidas que podem ajudar a melhorar o desempenho do seu jogo (seja como Mestre do Jogo, seja como jogador) utilizando o Foundry VTT, e desta vez falarei apenas para os mestres que usam o sistema. Mas se você for um jogador, achou o conteúdo interessante e tem um mestre que usa o Foundry, mostre a ele este artigo e sugira a inclusão de algum módulo mencionado aqui.
Primeiro de tudo: estes módulos são utilizados para o sistema de RPG Pathfinder 2ed, na versão 0.7.9 do Foundry, e alguns podem ter alguma restrição para funcionar plenamente nesta versão. Até então, eles vêm atendendo às necessidades gerais dos nossos grupos de jogos.
Eu, atualmente, utilizo um total de 24 módulos que considero “essenciais” (não no sentido etimológico, mas como se verá a seguir, pelo valor e efeitos que agregam a mesa). Já cheguei a incrível marca de ter 73 módulos ativos simultaneamente! Com o uso e experiência, contudo, fui reduzindo este número e focando no que de fato utilizava e que implicam em efetiva praticidade, tanto mim (Mestre do Jogo),quanto para os jogadores da minha mesa.
Espero que o conteúdo aqui lhe seja útil e, se você gostou, compartilhe-o!
Módulo a Módulo
Como se sabe, uma das maiores vantagens do Foundry VTT é a sua possibilidade de customização, e esta característica decorre justamente da sua construção modular! Neste sentido, os módulos são “programas” que podem ser adicionados ao seu jogo (criado dentro da plataforma Foundry), permitindo acesso a funcionalidades que vão desde rolagens com dados mais bonitos, até a tradução de um idioma do universo do seu jogo para o Português (o que permite que apenas os personagens que possuem esta língua compreendam o que é dito/escrito). A lista que trago abaixo traz desde módulos “de mera perfumaria” àqueles que são fundamentais para uma boa fluência da partida, agregando dinamismo e/ou melhorando experiência, imersão e didática do jogo.
A gestão dos módulos instalados também é tranquila, com a uma lista bastante clara de tudo o que já foi adicionado ao seu jogo e opções que podem ser ativadas/desativadas com a simples marcação da caixinha correspondente. Confira abaixo:
About Time/Calendar Weather
Com esse módulo é possível fazer a gestão do tempo da sua aventura ou campanha, tal como na vida real. A orientação permite marcar as horas, dia, meses e anos. As informações exibidas são totalmente customizáveis, seja para adequá-las às de um calendário já existente (como o de Toril, Oerth ou Tormenta), seja para a sucessão de horas, dias, meses, anos, estações e eras que você bem entender, no seu mundo próprio!
Babele / Translation: Brazil Portuguese [Pathfinder 2e]/Portuguese (BR) Core
Estes três módulos trabalham em conjunto para permitir a tradução da interface do Foundry VTT para o idioma português.
Batch Permissions by Folder/Permission Viewer
Adicionar o módulo Batch Permission permite a você alterar o nível de permissão para visualização das pastas e informações da sua aventura ou campanha. Caso você tenha o hábito de organizar personagens, monstros, itens importantes e jornais em pastas, este módulo é uma verdadeira mão na roda na hora dar acesso aos jogadores às informações do jogo. Agora se você não organizar determinado conteúdo por pastas, recomendo ter instalado o módulo Permission Viewer. Com ele você define quem pode ver e até editar um elemento do jogo, podendo ser um personagem, item, mapa e jornais. Outro aspecto bacana de ambos os módulos é que eles atribuem uma cor para cada personagem jogador que tem acesso ao conteúdo, e com isso cria um padrão visual que permite a identificação rápida de quem está tendo acesso.
Dice so Nice
Lembra que falei que alguns módulos são apenas “perfumaria”? Pois bem, este é destes casos! Com este módulo você poderá customizar os dados que serão rolados em seus testes, alterando cor, brilho e estilo ao sabor do freguês! É importante destacar que tanto o Mestre do Jogo quanto os como jogadores podem escolher os formatos e estilos de dados que melhor lhe aprouverem e utilizá-las nas suas rolagens individuais. Eu, particularmente, gosto muito deste módulo, ainda que reconheça que não seja essencial.
Dice Tray
O Dice Tray ou “ Bandeja de Dados“, em tradução livre, é um módulo que adiciona um atalho para rolagem de dados logo abaixo da barra de logs do jogo. É uma mão na roda para quem não lembra dos comandos “\r 1d20” para efetuar rolagens, por exemplo.
FX Master
Aqui vem mais um módulo que é mera perfumaria (mas que considero indispensável se você curte aprimorar a imersão do seu jogo)! Com ele é possível, por exemplo, adicionar a animação de morcegos voando em um mapa de caverna, ou criar o efeito visual de chuva em um cenário de floresta tropical. A experiência é bem bacana, ainda que demande um pouco mais de memória dos seu computador. Vez ou outra um jogador pode solicitar que você desligue estes efeitos caso esteja enfrentando problemas de performance na visualização da sala de jogo, mas caso este não se mostre um problema na sua mesa, use e abuse destes recursos!
E não é só isso! Esta belezinha também permite que os seus jogadores incluam efeitos visuais às suas conjurações ou ataques, o que dá um outro sabor a estas interações! Como se diz: o diabo está nos detalhes!
Health Estimate
Este módulo dá aos jogadores uma ideia do nível de saúde de criaturas e de personagens, por meio da exibição de uma barra e de um status/condição acima do token de cada um destes. Aqui vai um conselho aos mestres que pensam em utilizar esta funcionalidade: Lembremos que a percepção dos personagens dos jogadores pode variar de acordo com os seus conhecimentos e seu nível de experiência! E que não é igualmente fácil identificar a condição de saúde de um limo cinzento e de um goblin salteador! Sendo assim, de modo a evitar um metajogo indesejável na sua mesa, sugiro estudar os encontros de cada sessão com cuidado e ponderar se vale a pena deixar este módulo ativado o tempo todo! Outro ponto importante é que o módulo está em inglês mas, para ter os estados/status correspondentes em português, siga a orientação abaixo:
Estados (Português) | Estados (Inglês) |
Morto | Dead |
Inconsciente | Unconcious |
Quase Morrendo | Near Death |
Severamente Ferido | Badly Injured |
Ferido | Injured |
Levemente Ferido | Barely Injured |
Sem Ferimentos | Unjured |
Input Expressions/Math
Isto aqui é essencial para realização de operações básicas no chat da sala e na ‘barra de saúde’ dos personagens e dos monstros. Com ele é possível reduzir uma quantidade específica de pontos de vida de maneira muito prática, simplesmente escrevendo algo como “-31” (e o sistema deduz os 31 pontos de vida do total da criatura). O INPUT de expressões matemáticas pode ser realizado em qualquer campo editável da ficha ou de uma rolagem.
Confira aqui este vídeo, que ilustra o quão práticas (e recorrentes) são estes comandos e operações me jogo. Eu acredito até a próxima atualização do Foundry VTT este módulo pode vir a ser integrado à base do sistema, dada a sua relevância e popularidade. Com a sessão Math do módulo, toda a operação matemática das linhas editáveis no sistema se torna possível. Caso você instale um, é ideal (e o próprio módulo recomenda) que instale o outro.
Loot Sheet NPC PF2e/Pick up Stix
Na data dessa publicação houve uma mudança nos parâmetros do módulo Lootsheet que impactou para sistema Pathfinder 2ed, então após instalar, se seu jogo apresentar alguma dificuldade para rodar, desative-o.
Definitivamente um dos módulos mais importantes para mestres. Com o Loot sheet é possível criar tesouros (como baús) e NPCs mercadores. O módulo funciona bem com o Pick up Stix, que permite ao personagem literalmente pegar itens no mapa e adicioná-los ao seu inventário. O registro da coleta vai direto para o chat e adiciona na ficha. O canal do Youtube “Mestre Digital” fez um vídeo excelente explicando o funcionamento e operação deste recurso! vale a pena conferir.
A propósito, o canal Mestre Digital é uma referência de conteúdo em português sobre o Foundry, com diversas dicas valiosas sobre módulos e funções compatíveis com sistema Pathfinder 2ed.
Pings
O pings é um módulo com uma proposta simples, mas eficiente. Ele lhe permite com um clique longo esquerdo do mouse, sinalizar uma área no mapa. Este é um daqueles módulos que tem tudo para ser integrado à base do Foundry em algum momento futuro.
Polyglot
Este módulo tem uma proposta muito interessante. Através dele, é possível selecionar um idioma que determinado personagem conhece e escrever no chat, gerando uma mensagem codificada e ininteligível para os personagens que não conhecem o idioma.
Quick Insert
Para os maníacos por atalhos iguais a mim, esse módulo é uma preciosidade! Através do comando “ctrl+espaço” você abrirá uma janela na qual pode escrever literalmente QUALQUER COISA e que lhe retornará os resultados existentes ligados àquele termo ou frase. É ótimo para pesquisar uma condição, equipamento ou magia cujo nome completo você não se lembra, por exemplo. Funciona muito bem tanto para o Mestre do Jogo quanto para os jogadores.
Show Drag Distance
Quem joga ou já jogou o sistema Pathfinder 2ed sabe que a economia de ações é um dos pontos cruciais do jogo! Este módulo proporciona a visualização da quantidade de ações dispendidas que determinado deslocamento implicará, no combate. Para entender melhor do que estou falando, recomendo este link.
The Furnace
Como dito na própria página do módulo no Foundry VTT, seu jogo não estará completo sem ele. O módulo The Furnace acrescenta uma série de melhorias em usabilidade para o mestre e os jogadores, que vão desde um conjunto de ferramentas executáveis direto no token, bem como melhorias no Journal, utilização de playlist e gestão do combate. A cada atualização de versão do Foundry, fico na esperança de que ele seja anexado de uma vez ao programa base. Enquanto isso não acontece, fica aqui o registro: Trata-se de uma adição ESSENCIAL a qualquer jogo!
Tidy Ui
Este é um módulo para gerir módulos (Ah! A ironia da vida…)! Com este módulo você pode consultar de forma organizada toda relação de módulos instalados, ganhando, além disso, a possibilidade de importar/exportar listas prontas de módulos. É simples e prático. Com ele, a organização dos módulos atinge outro patamar (e fica como a primeira imagem desse artigo)!
Token Action Hud
Com esse módulo, um cinto de acesso rápido a habilidades da ficha de seu personagem se torna visível e acessível na tela. Cansado de ter que abrir a ficha e procurar nas abas aquela ação ou magia que o personagem vai realizar? Este é o seu módulo! Na prática, você consegue realizar qualquer jogada que seria feita com sua ficha aberta. Eu, particularmente, acho muito prático e o tenho como um dos meus módulos favoritos!.
Turn Marker
Com este módulo instalado e ativo, a cada turno do combate um círculo animado aparece no token do personagem que deve agir no momento, facilitando demais o controle da ordem de ações e gestão da iniciativa na batalha! Além disso, o módulo permite que a tela se mova direto para o token que deve agir, o que alerta o jogador sobre a sua hora de agir. Esta função também pode ser desabilitada pelas configurações do módulo, caso você o deseje.
Whisper Dialog
Por fim, este módulo permite que o mestre e jogadores possam estabelecer comunicações privadas entre si. Por exemplo: caso eu queira enviar uma mensagem secreta para um jogador sobre algo que o personagem dele percebeu sozinho, esta é a melhor ferramenta disponível. Uma vez instalado, sugiro adicionar a barra de macros ao módulo, com o código disponibilizado pelo Mestre Digital em sua página de macros.
Enfim
E a nossa lista chega ao fim! Devo admitir que ainda existem mais alguns módulos – que poderia elevar esta lista até a casa das três dezenas – mas, mantendo a proposta do artigo em focar em módulos que utilizo com frequência (e que considero essenciais), espero ter contribuído com estas singelas dicas e informações. Minha sugestão é a seguinte: se você está iniciando no Foundry VTT, comece o jogo com poucos módulos (algo entre 1 a 5) e vá testando cada um deles, de modo a suprir as necessidades do seu grupo de jogo.
Não recomendo sair instalando módulos a torto e a direito somente “por que é legal” (acredite, este é o primeiro impulso de todo Mestre de Jogo que se encanta pelo Foundry), mas procure sopesar o que é realmente útil e que vai facilitar a sua vida como narrador e incrementar a diversão de todo o grupo. Lembre-se que quanto mais módulos você instala no seu jogo, maior será possibilidade de que incompatibilidades de versão, bugs e outros erros de processamento dos módulos sobrecarreguem a sua máquina e tornem a experiência de jogar online mais desgastante e massiva, a diversão vem sempre em primeiro lugar!
Não quer ter o trabalho de baixar módulo a módulo? “Clique aqui” para pegar a lista completa (salve em um bloco de notas). Para poder carregar no seu jogo, você deve instalar o módulo Tidy Ui (falamos dele aqui), isso feito, vá em gerenciamento de módulos, clique na caixa sinalizada imagem abaixo, e você vai “importar” a lista de módulos rapidamente, sem stress e preocupação.
Espero que tenha sido útil.