Tivemos nossa primeira sessão online pelo Roll20 no dia 31/08/14, com duração de aproximadamente 4 horas, com presença de 100% dos jogadores. Essa sessão foi com o Grupo 2.
A sessão ocorreu na plataforma Roll20, conforme já havia sido comentado nos projetos para o cenário. Essa sessão online marca o início de uma nova fase dos jogos em Arzien e confirma que a viabilidade do sistema para conduzir aventuras e campanhas pela internet.
Sobre a sessão
A sessão foi mestrada para o grupo 2, que continuam em sua missão em busca pelo Medalhão do Poder, nas terras desérticas de Alkemor. Dessa vez cruzam as terras de Myd-Arventhor, o Deserto dos Mortos.
- Para saber mais detalhes desse grupo, leia esse artigo.
A sessão, apesar de ter sido rápida, eu considero muito boa. Serviu principalmente para os jogadores e o mestre irem se acostumando com a nova plataforma e também para integrar os personagens.
A integração dos membros do grupo foi maior quando pararam para acampar na primeira noite no deserto, logo após encontrarem ruínas do que parece ser um antigo templo. Após investigarem o local, os heróis concluem que é seguro e resolvem ficar. No acampamento puderam descansar do primeiro dia de viagem no deserto e também distribuir os mantimentos.
Durante a noite, enquanto se preparavam para jantar, houve muito diálogo entre os membros do grupo, cada qual com sua peculiaridade distinta. Isso é muito bom, visto que os personagens-jogadores possuem pensamentos diferentes.
Para manter a guarda durante a noite, os turnos foram divididos em duplas:
- 1º turno: Eberk e Sean
- 2º turno: Krusther e Youssef
- 3º turno: Cedric e Zelot
- 4º turno: Vlendzer e Miyu
Durante a passagem do 2º para o 3º turno, os heróis recebem as boas-vindas de Myd-Arventhor: uma horda de esqueletos-guerreiros aparecem silenciosamente, cercando o acampamento.
Antes que fossem surpreendidos de vez, todos são avisados por Cedric, que já estava em seu turno. Os heróis despertam e se preparam para um combate inevitável.
A sessão termina nesse momento.
- Acesse a continuação em A Cidade Perdida de Luckendor, 1ª Parte: Cruzando Myd-Arventhor, sessão II
Comentários do mestre
Existem muitos NPCs devido a circunstâncias do passado. A principal dela foi a grande rotatividade, com muita entrada e saída de PJs ao longo das histórias, o que é prejudicial para a criação de uma identidade para o grupo.
Os jogadores precisam definir bem a trajetória de seus personagens e suas motivações. Devem sempre se lembrar das origens de seus personagens e devem definir características marcantes para eles.
O futuro do grupo depende da interação entre personagens e da definição de sua personalidade e comportamento. Os PJs existem para serem os atores principais e não para serem coadjuvantes, etretanto, os jogadores também precisam se esforçar para que isso ocorra.
Belo feedback, cara! Não tinha noção de que se pode encenar momentos do jogo com tamanha riqueza de detalhes! Bela plataforma, o Roll20! Espero que, decorridas mais sessões, seja certificada a viabilidade dos jogos à distância e através dessa plataforma! Curti mesmo! Espero testar em breve!
É foda Caião. Roll20 estreitou demais a distância entre o brother!
Que bom que curtiu.
Aproveitando, veja nos arquivos de aventuras de Arzien essa aventura:
https://www.orbedosdragoes.com/2014/06/o-misterio-dos-arshencov.html
Você participou.