Tivemos nossa primeira sessão online pelo Roll20 no dia 31/08/14, com duração de aproximadamente 4 horas, com presença de 100% dos jogadores. Essa sessão foi com o Grupo 2.
A sessão ocorreu na plataforma Roll20, conforme já havia sido comentado nos projetos para o cenário. Essa sessão online marca o início de uma nova fase dos jogos em Arzien e confirma que a viabilidade do sistema para conduzir aventuras e campanhas pela internet.
A sessão foi mestrada para o grupo 2, que continuam em sua missão em busca pelo Medalhão do Poder, nas terras desérticas de Alkemor. Dessa vez cruzam as terras de Myd-Arventhor, o Deserto dos Mortos.
A sessão, apesar de ter sido rápida, eu considero muito boa. Serviu principalmente para os jogadores e o mestre irem se acostumando com a nova plataforma e também para integrar os personagens.
A integração dos membros do grupo foi maior quando pararam para acampar na primeira noite no deserto, logo após encontrarem ruínas do que parece ser um antigo templo. Após investigarem o local, os heróis concluem que é seguro e resolvem ficar. No acampamento puderam descansar do primeiro dia de viagem no deserto e também distribuir os mantimentos.
Durante a noite, enquanto se preparavam para jantar, houve muito diálogo entre os membros do grupo, cada qual com sua peculiaridade distinta. Isso é muito bom, visto que os personagens-jogadores possuem pensamentos diferentes.
Para manter a guarda durante a noite, os turnos foram divididos em duplas:
Durante a passagem do 2º para o 3º turno, os heróis recebem as boas-vindas de Myd-Arventhor: uma horda de esqueletos-guerreiros aparecem silenciosamente, cercando o acampamento.
Antes que fossem surpreendidos de vez, todos são avisados por Cedric, que já estava em seu turno. Os heróis despertam e se preparam para um combate inevitável.
A sessão termina nesse momento.
Existem muitos NPCs devido a circunstâncias do passado. A principal dela foi a grande rotatividade, com muita entrada e saída de PJs ao longo das histórias, o que é prejudicial para a criação de uma identidade para o grupo.
Os jogadores precisam definir bem a trajetória de seus personagens e suas motivações. Devem sempre se lembrar das origens de seus personagens e devem definir características marcantes para eles.
O futuro do grupo depende da interação entre personagens e da definição de sua personalidade e comportamento. Os PJs existem para serem os atores principais e não para serem coadjuvantes, etretanto, os jogadores também precisam se esforçar para que isso ocorra.
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Belo feedback, cara! Não tinha noção de que se pode encenar momentos do jogo com tamanha riqueza de detalhes! Bela plataforma, o Roll20! Espero que, decorridas mais sessões, seja certificada a viabilidade dos jogos à distância e através dessa plataforma! Curti mesmo! Espero testar em breve!
É foda Caião. Roll20 estreitou demais a distância entre o brother!
Que bom que curtiu.
Aproveitando, veja nos arquivos de aventuras de Arzien essa aventura:
https://www.orbedosdragoes.com/2014/06/o-misterio-dos-arshencov.html
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