Caminhos Primitivos: Bárbaro das Cicatrizes Rúnicas – D&D 5ª Edição

Avalie o conteúdo!
dd5-barbaro-cicatrizes-runicas Classes de D&D 5ª Edição D&D 5ª Edição Sistemas
Bárbaro das Cicatrizes Rúnicas

 

Esse artigo faz parte de uma série de novos arquétipos de classes em D&D 5ª Edição.  Todas esses novos arquétipos foram retirados do suplemento AlanVenic’s Redbook: Compêndio de Classes, desenvolvido pelo nosso estimado amigo AlanVenic (@alanvenic).

Neste suplemento são abordadas todas as classes básicas apresentadas no Livro do Jogador. São discutidas as habilidades e capacidades das classes, focando na mecânica de jogo de cada uma.

Existem dez novas opções para cada uma das doze classes presentes no Livro do Jogador. Com certeza uma delas se encaixará no conceito que você imaginou para o seu personagem. Explore todas as alternativas e divirta-se.


A primeira classe que é o Bárbaro, os quais devem escolher algum do chamados Caminhos Primitivos. O caminho primitivo define peculiaridades e lhe confere um conjunto de características exclusivas que apenas um bárbaro que trilhe o mesmo caminho terá.

Vamos então ao Bárbaro das Cicatrizes Rúnicas!

Caminho do Bárbaro das Cicatrizes Rúnicas

Alguns bárbaros descobrem que possuem capacidades arcanas inatas ao cravarem runas místicas em sua carne. Esses bárbaros seguem o Caminho do Bárbaro das Cicatrizes Rúnicas e usam sua força de vontade e personalidade forte para conjurar magias enquanto brandem seus poderosos machados em batalha e urram num estado de fúria incontrolável.

Um bárbaro que se inicie nesse caminho, geralmente é aconselhado por um xamã ou ancião de sua tribo que percebe o poder inerente oculto nele. Esse místico então ensina-o o antigo idioma dos dragões e as runas místicas ancestrais que contém poder arcano que só pode ser liberado por aqueles detentores de poder inerente.

CONJURAÇÃO

Quando você alcançar o 3° nível, você descobre uma energia selvagem dentro de si próprio que você pode despertar mesmo em fúria. Veja o capítulo 10 para as regras gerais de conjuração e o capítulo 11 para a lista de magias de feiticeiro.

Truques. Você aprende dois truques, à sua escolha, da lista de magias de feiticeiro. Você aprende um truque de feiticeiro adicional, à sua escolha, no 8° nível e mais um no 14° nível.

Espaços de Magia. A tabela Conjuração de Bárbaro das Cicatrizes Rúnicas mostra quantos espaços de magia de 1° nível e superiores você possui disponíveis para conjuração. Para conjurar uma dessas magias, você deve gastar uma espaço de magia do nível da magia ou superior. Você recobra todos os espaços de magia gastos quando você completa um descanso longo.

Por exemplo, se você quiser conjurar a magia de 1° nível escudo arcano e você tiver um espaço de magia de 1° nível e um de 2° nível disponíveis, você poderá conjurar escudo arcano usando qualquer dos dois espaços.

Magias Conhecidas de 1° Nível e Superiores. Você conhece uma magia de feiticeiro de 1° nível, à sua escolha.

A coluna Magias Conhecidas na tabela Conjuração do Bárbaro das Cicatrizes Rúnicas mostra quando você aprende mais magias de feiticeiro, de 1° nível ou superior. Por exemplo, quando você alcança o 7° nível da classe, você pode aprender uma nova magia de 1° ou 2° nível.

Habilidade de Conjuração. Sua habilidade de conjuração é Carisma para suas magias de feiticeiro, portanto, você usa seu Carisma sempre que alguma magia se referir à sua habilidade de conjurar magias. Além disso, você usa o seu modificador de Carisma para definir a CD dos testes de resistência para as magias de feiticeiro que você conjura e quando você realiza uma jogada de ataque com uma magia.

CD para suas magias = 8 + bônus de proficiência + seu modificador de Carisma

Modificador de ataque de magia = seu bônus de proficiência + seu modificador de Carisma

dd5_barbaro-cicatrizes-runicas-tabela Classes de D&D 5ª Edição D&D 5ª Edição Sistemas
Tabela de Conjuração do Bárbaro das Cicatrizes Rúnicas.

INSCREVER CICATRIZ RÚNICA

No 3° nível, você sabe falar, ler e escrever em Dracônico. Esse idioma é usado para inscrever as runas mágicas cravadas em seu corpo e também aprende o ritual no qual você marca sua própria pele com tatuagens profundas em formas de runas místicas. Essas cicatrizes representam as magias que você conhece, ou seja, você cria suas primeiras tatuagens no 3° nível. Quatro ao todo, três truques e uma magia de 1° nível. Você adquire novas cicatrizes rúnicas conforme adquire novas magias ou truques conhecidos.

Criar uma cicatriz rúnica é um processo trabalhoso e demorado. É necessário gastar 1 hora para criar uma cicatriz rúnica de um truque ou magia de 1° nível, usando tintas, lâminas e ferro incandescente. O processo leva ainda mais tempo para magias de nível superior ao 1°, sendo necessário 1 hora a mais para cada nível de magia acima do 1°.

Diferente dos outros conjuradores, um bárbaro das cicatrizes rúnicas não pode substituir suas magias conforme alcança novos níveis, já que suas magias estão ligadas às runas inscritas em sua pele permanentemente. Por isso, esse bárbaro deve escolher suas magias com muita cautela, já que elas provavelmente o acompanharam por toda a sua carreira.

MAGIA FURIOSA

Também no 3° nível, você descobre como liberar seu poder místico, mesmo quando está sob efeito de sua fúria. Você pode conjurar suas magias normalmente enquanto estiver em fúria, com exceção de magias que requeiram concentração.

RITUAL DE MISTICISMO

A partir do 6° nível, você pode fazer um ritual que amplia sua percepção do mundo e aprimora seus instintos naturais que leva 10 minutos para ser completado. Após isso, você deve gastar um espaço de magia de 1° nível. Você ganha visão no escuro com 18 metros de alcance e vantagem em testes de Sabedoria por 1 hora. Você pode gastar um espaço de magia de nível superior, aumentando a duração desse efeito em 1 hora para cada nível acima do 1°. Enquanto estiver sob esse efeito, você pode usar uma ação bônus para ganhar percepção às cegas com 9 metros de alcance até o início do seu próximo turno.

MAGIA INSTINTIVA

No 10° nível, você aprende a liberar sua magia de forma instintiva enquanto desfere seus ferozes ataques. Enquanto você estiver em fúria e usar a ação de Ataque, você pode, com uma ação bônus, conjurar um truque que requeira um ataque corpo-a-corpo contra o alvo dos seus ataques. Se você tiver usado a característica Ataque Descuidado, você realiza esse ataque corpo-a-corpo com magia com vantagem.

CICATRIZ RITUALÍSTICA

A partir do 14° nível, você pode fazer um ritual místico que leva 1 hora para ser preparado, usando tintas especiais para fazer com que duas de suas cicatrizes rúnicas lhe garantam um dos seguintes benefícios:

  • Sempre que conjurar a magia contida nessa cicatriz, você ganha uma quantidade de pontos de vida temporários igual a 1d8 + o dobro do nível da magia.
  • Você pode conjurar a magia relacionada a essa cicatriz como se tivesse usado um espaço de magia um nível superior ao que realmente usou.
  • Após conjurar a magia contida nessa cicatriz, você recebe um bônus nas suas jogadas de ataque e dano corpo-a-corpo com arma igual ao nível da magia até o final do seu próximo turno.
  • Após conjurar a magia contida nessa cicatriz, você ganha um bônus na sua Classe de Armadura igual ao nível da magia gasta até o início do seu próximo turno.
  • Você recebe resistência a danos elementais (ácido, elétrico, frio, fogo e trovejante) por uma quantidade de rodadas igual ao nível da magia usada.

Cada cicatriz pode conferir o mesmo benefício ou um benefício diferente quando conjurada e os efeitos delas duram até você realizar um novo ritual.

Uma vez que tenha feito esse ritual, você não poderá fazê-lo novamente até ter terminado um descanso curto ou longo.

REMOVENDO CICATRIZES RÚNICAS

Não é possível remover as cicatrizes rúnicas de formas convencionais ou com magias simplórias. Apenas a magia regeneração ou mágica de poder equivalente consegue remover todas as cicatrizes rúnicas do personagem. Se isso ocorrer, o personagem deve gastar o tempo necessário descrito em Inscrever Cicatrizes Rúnicas para criar todas as suas cicatrizes novamente e ter acesso às magias conhecidas pertinentes. A magia desejo pode ser usada para remover cicatrizes rúnicas específicas, ao invés de remover todas as cicatrizes e, consequentemente, magias conhecidas do personagem de uma vez.

Essas são as formas mais conhecidas de substituir as magias conhecidas por um bárbaro das cicatrizes rúnicas, mas o Mestre tem total liberdade para criar outros métodos, como rituais místicos, novas magias ou mesmo itens mágicos específicos.

 

Fonte: AlanVenic’s RedBook: Compêndio de Classes

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Bruno Gonçalves

Mestre Aposentado, criador do cenário de campanhas Arzien, jogador de RPG a mais de 18 anos nos diversos cenários dos mestres da Orbe dos Dragões. Atualmente escreve sobre RPG, Dicas de Mestre e Cenários de Campanha.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.