GURPS – Desvantagem – Disopia

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Disopia (-25 Pontos)

Tipo: Física

O personagem enxerga mal. Essa desvantagem se aplica à todos os seus sentidos visuais: visão comum, Ultravisão, Infravisão e etc. Ele pode ser míope ou hipermetrope, conforme a vontade do jogador:

a) Miopia: O personagem não consegue ler letras pequenas, monitores de computador e etc. a uma distância maior do que 30 cm nem ler placas na estrada, letreiros luminosos e etc. a uma distância maior do que 10 metros. Além disso, sofre um redutor de -6 em Testes de Visão para enxergar qualquer coisa que esteja a mais do que um metro de distância e de -2 nos ataques corpo a corpo. Tratando-se de ataques à distância, dobre a distância existente entre ele e o alvo no momento de calcular o modificador aplicável ao teste.

b) Hipermetropia: O personagem tem grande dificuldade em ler textos (triplique o tempo normal). Além disso, sofre um redutor de -6 em Testes de Visão para enxergar qualquer coisa que esteja a menos de um metro de distância e de -3 nos testes de DX para realizar tarefas manuais que exijam proximidade, inclusive combate corpo a corpo.

Limitação Especial – Mitigador (-60%): Se o Nível Tecnológico do cenário de campanha permitir que o personagem corrija sua visão alguma maneira, ele precisa adquirir esta Limitação Especial. A partir de NT 5 é possível usar óculos para isso. As lentes de contato tornam-se disponíveis a partir de NT 7.

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Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

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