Controlar Máquina/NT (Comum)
Essa mágica permite ao operador controlar as ações de uma máquina grande (qualquer tamanho, desde que o IQ seja inferior a 6) ou de um único enxame de máquinas pequenas (até mil máquinas ou 50 kg no total) enquanto mantiver a concentração. Se ele se distrair a máquina recuperará o controle sobre si mesma, mas apenas até o operador voltar a se concentrar em dominá-la.
Note que:
a) O operador precisa conhecer as funções da máquina para controlá-la e fará isso utilizando as suas próprias perícias (Operação de Computadores ou Condução, por exemplo).
b) A magia atua sobre os controles e mecanismos da própria máquina afetada, sejam eles mecânicos ou elétricos. Portanto, não é possível movê-la nem mudá-la de direção, a não ser que se trate de um dispositivo autopropelido ou capaz de apontar sozinho contra um alvo em potencial.
c) Se mais alguém puder e quiser controlar a máquina alvo (um operador humano ou uma Inteligência Artificial, por exemplo), será necessário realizar uma Disputa Rápida a cada segundo entre o NH efetivo do operador na magia Controlar Máquina e o NH de seu adversário na perícia apropriada (ou Vontade+NT no caso de controle cibernético) para saber quem está no comando da máquina em questão no momento.
d) Um personagem que conheça esta mágica é capaz de conjurar as magias Cavalgar e Passageiro Interno sobre máquinas, embora nem sempre os dados coletados pelo aparato sensorial delas possam ser compreendidos de imediato pelo intelecto humano.
Duração: 1 minuto.
Custo: 6 para fazer, 3 para manter.
Pré-requisitos: Revelar Função, Relâmpago e Serralheiro.
Objeto: Cajado, vara de condão, acessório para a cabeça ou joia.
Custo em energia para criar: 1.000 por um objeto capaz de controlar apenas um tipo específico de máquina; 2.000 por um objeto capaz de controlar qualquer tipo de máquina.