Loucura (Comum – Resistível por Vontade-2)
Esta mágica torna o alvo temporariamente insano. Cabe ao Mestre definir qual tipo de loucura é mais apropriado para a situação, de acordo com o grau de severidade selecionado pelo operador. Contudo, se obtiver um Sucesso Total em seu teste de conjuração, o operador também poderá escolher o tipo de loucura que acometerá o alvo.
Os tipos de loucura que podem ser escolhidos pelo Mestre e os respectivos graus de severidade são os seguintes:
a) Insanidade Leve: Fantasias (-5 Pontos), Flashbacks (-5 Pontos), Vozes Fantasmagóricas (-5 Pontos) e Fobia (-5 Pontos).
b) Insanidade Moderada: Bestial (-10 Pontos), Confuso (-10 Pontos), Fantasias (-10 Pontos), Flashbacks (-10 Pontos), Paranoia (-10 Pontos) e Vozes Fantasmagóricas (-10 Pontos).
c) Insanidade Severa: Fúria (-10 Pontos), Bestial (-15 Pontos), Depressão Crônica (-15 Pontos), Fantasias (-15 Pontos), Alucinação (funciona como a condição incapacitante homônima) e Vozes Fantasmagóricas (-15 Pontos).
d) Insanidade Gravíssima: Catatonia (funciona como a condição incapacitante Torpor, mas o alvo não pode ser despertado até que a duração da magia termine) e Flashbacks (-20 Pontos).
Os tipos de loucura descritos acima funcionam exatamente da mesma maneira que as desvantagens homônimas, exceto quando especificado o contrário. Se a desvantagem selecionada permitir um teste de Autocontrole, o alvo sempre falhará nele automaticamente.
Duração: 1 minuto.
Custo: 2 para uma Insanidade Leve, 3 para uma Insanidade Moderada, 4 para uma Insanidade Severa e 6 para uma Insanidade Gravíssima. Metade para manter.
Tempo de Operação: 2 segundos.
Pré-requisitos: Amnésia ou Embriaguez.
Objeto e Custo em energia para criar: 1.000 por um cajado ou vara de condão utilizável apenas por magos. 500 por um objeto (qualquer) que torna o usuário insano (sempre em funcionamento). Ao criá-lo, o operador deve especificar se ele produzirá efeitos paulatinos ou imediatos. Se desejar, também pode escolher qual tipo de loucura acometerá o usuário.