Pergaminho (Encantamento)
Este encantamento permite ao operador armazenar uma mágica pertencente à outra Escola de Magia em um pergaminho. Se um mago capaz de entender a linguagem utilizada para criá-lo com Nível de Compreensão “Com Sotaque” ou melhor o ler em voz alta, o pergaminho conjurará a mágica em questão. O mago ainda precisará arcar com o seu custo em energia e o Tempo de Operação é o dobro do normal. Nenhum teste de conjuração é necessário quando a magia for lida, a não ser que ela seja resistível. Nesse caso, use o NH de quem criou o pergaminho. Uma vez que seja lido em voz alta, ele perde seus poderes e volta a ser apenas uma página em branco.
Note que:
a) Ler um pergaminho silenciosamente permite ao mago descobrir qual é a magia que ele contém sem conjurá-la, desde que compreenda a linguagem na qual ele foi escrito.
b) Se o mago é capaz de falar a língua utilizada para escrever o pergaminho com Nível de Compreensão “Com Sotaque”, a magia contida nele é conjurada com um redutor de -1, devido à sua dificuldade de articular as palavras corretamente. Se o Nível de Compreensão dele é “Rudimentar”, o redutor será de -3. Se o mago não sabe falar a língua utilizada para escrever o pergaminho, não conseguirá conjurar a magia contida nele.
c) Uma magia pode ser escrita em qualquer tipo de material, mas o pergaminho costuma ser o mais utilizado pelos conjuradores.
d) Um pergaminho danificado somente perde seu poder se ficar ilegível.
e) Criar um pergaminho leva uma quantidade de dias igual ao número de pontos de energia necessário para conjurar a magia escrita nele (Custo Básico para magias de área), ignorando-se quaisquer reduções de custo decorrentes de um NH elevado. O seu preço de mercado é igual à quantidade de dias necessária para criá-lo multiplicado por $ 33 (ou outro valor mais adequado ao cenário de campanha).
f) Para criar um pergaminho, o operador precisa conhecer a mágica que deseja armazenar nele. O teste de conjuração é feito contra o menor NH dentre o da magia Pergaminho e o da magia armazenada. Se o operador fracassar, o pergaminho não funcionará. Se obtiver uma Falha Crítica, terá criado um item defeituoso cujos efeitos ficam a critério do Mestre.
g) O operador só faz o teste de conjuração necessário para criar o pergaminho após o transcurso do período necessário para escrevê-lo.
Duração: O prazo de duração da magia conjurada pelo pergaminho continua o mesmo. O mago que o leu inclusive pode mantê-la, se isso for permitido.
Pré-requisitos: AM 1+ e a capacidade de escrever no idioma utilizado para criar o pergaminho com Nível de Compreensão “Com Sotaque” ou melhor.