GURPS – Regras de Combate – Testes de Sentidos

5/5 - (1 vote)

TESTES DE SENTIDOS:

Testes de Sentidos: Para perceber algo utilizando um determinado sentido (Visão, Audição, Olfato/Paladar, Sentido de Monitoramento, Sentido de Vibração e etc.) o personagem deve ser bem sucedido em um Teste de Percepção submetido aos modificadores pertinentes, como os redutores decorrentes de escuridão parcial ou o bônus fornecido pela vantagem Sentidos Aguçados, por exemplo.

Teste de Compreensão: Se o personagem for bem sucedido no Teste de Sentido, notará alguma coisa, mas o Mestre pode exigir um segundo teste (de IQ ou da perícia apropriada, conforme o caso) para que a informação seja corretamente interpretada.

Noção do Perigo: Se o personagem possui a vantagem Noção do Perigo e fracassa em um Teste de Sentido ou Compreensão para notar algo perigoso, o Mestre deve realizar um Teste de Percepção secretamente para determinar se ao menos ele conseguiu perceber o perigo em si.

Visão: Um Teste de Visão é feito sempre que o personagem precisar enxergar algo. Se ele estiver tentando encontrar um item que foi deliberadamente escondido, o Mestre pode realizar uma Disputa Rápida entre a perícia usada para ocultar o objeto em questão (Camuflagem ou Ocultamento, por exemplo) contra a Visão do personagem ou a perícia que julgar mais apropriada (Observação ou Revistar, por exemplo). A curvatura do planeta bloqueia a visão de tudo o que estiver além da linha do horizonte. Em um planeta do tamanho da Terra, a linha do horizonte estará a cerca de 5 km de um observador de 1,50 a 1,80 metros de altura. O Mestre pode estender essa distância para observadores mais altos ou que se encontrarem em uma posição elevada. Não existe linha do horizonte no espaço.

Modificadores: Bônus concedido pela vantagem Visão Aguçada; +3 em razão da vantagem Visão Hiperespectral; bônus e redutores aplicáveis em razão do tamanho e da distância do alvo; redutor de -1 a -9 em razão de escuridão parcial (não é possível enxergar na escuridão total sem o auxílio de vantagens específicas ou aparatos tecnológicos); bônus de +10 para enxergar um objeto bastante visível (um carro vindo na direção do personagem, por exemplo), embora esse modificador não se aplique a tentativas de encontrar objetos escondidos, ler textos, identificar rostos e etc.

Audição: Um Teste de Audição é feito quando o personagem precisa escutar algo. Em regra, um Teste de Compreensão será necessário sempre que ele desejar entender uma conversa ou fala, especialmente em se tratando de um idioma estrangeiro. A tabela abaixo indica a distância em que é possível escutar um som sem sofrer qualquer penalidade no Teste de Audição. O ouvinte recebe um bônus de +1 nesse teste para cada passo que estiver mais próximo do som em questão e um redutor de -1 para cada passo que estiver mais distante. Para escutar uma criatura que está tentando se mover em silêncio, o personagem deve vencer uma Disputa Rápida entre a sua Audição e a perícia Furtividade dela. Se o personagem estiver procurando ativamente pela criatura, o Mestre pode permitir que ele use a perícia Observação ao invés da Audição.

Distância da Audição
Som Distância
Folhas farfalhando 1/4
Conversa baixa 1/2
Conversa normal 1
Tráfego leve 2
Conversa alta 4
Escritório barulhento 8
Tráfego normal 16
Banda de rock “calma” 32
Tráfego pesado 64
Decolagem de avião a jato 128
Banda de rock barulhenta 256
Metallica 512

Modificadores: Bônus concedido pela vantagem Audição Aguçada; +4 em razão da vantagem Audição Discriminatória; -4 em razão da desvantagem Duro de Ouvido; bônus e redutores circunstanciais decorrentes da altura do som, nível de barulho no local e etc. (a critério do Mestre).

Olfato/Paladar: Olfato e paladar são duas manifestações diferentes de um mesmo sentido. Um Teste de Olfato é feito sempre que o personagem precisar perceber algum odor e um Teste de Paladar é feito sempre que o personagem precisar perceber algum sabor.

Modificadores: Bônus concedido pela vantagem Olfato/Paladar Aguçado; +4 em razão da vantagem Olfato Discriminatório ou Paladar Discriminatório, conforme o caso; bônus e redutores circunstanciais decorrentes da força de um sabor ou odor específico ou em razão de eles estarem disfarçados de alguma maneira (a critério do Mestre).

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.