ABASCANTO E RESISTÊNCIA À MAGIA:
Dentro do sistema de regras padrão do GURPS a vantagem Abascanto é incompatível com a vantagem Aptidão Mágica. Logo, raças que possuam a primeira jamais poderiam desenvolver Magias Inatas e Magias Racialmente Aprendidas.
Da mesma forma, personagens de raças que possuam Aptidão Mágica, Magias Racialmente Aprendidas e Magias Inatas as perderiam se comprassem Abascanto, embora os pontos correspondentes devessem lhes ser restituídos.
Contudo, é possível conceber, a princípio, uma raça que possuísse vantagens ou dons mágicos e também Abascanto. Caberia ao Mestre analisar o caso e decidir se uma raça com essas características seria ou não viável em sua campanha.
Se a vantagem Resistência à Magia for adotada pelo grupo (ver Capítulo II, seção “Operações Mágicas e suas Conseqüências”, tópicos “Mágicas Resistíveis – A Questão da Força de Vontade” e “Abascanto”), a incompatibilidade entre o Abascanto e a Aptidão Mágica, as Magias Racialmente Aprendidas e as Magias Inatas não se aplica a ela.
Recomenda-se, no entanto, que a Resistência à Magia seja considerada uma vantagem estritamente racial, para evitar abusos por parte dos jogadores.