Olá amigos e seguidores do blog Orbe dos Dragões. Praticamente todas as mesas de RPG virtual utilizam plataformas criadas especialmente para essa finalidade. É o caso do Roll20, Fantasy Grounds e Foundry VTT.
Este artigo é dedicado especialmente a usuários do Foundry VTT. Seja você jogador ou mestre, já deve ter percebido que esse VTT em especial demanda duas coisas fundamentais: Uma boa banda de internet e sobretudo um bom computador, seja ele desktop ou notebook. Acontece que considerando o seu pc atual, pode ser que você já tenha sentido que o Foundry exige um pouco mais que outras plataformas.
Irei compartilhar algumas dicas de como aliviar a demanda de memória e processador de seu computador enquanto estiver jogando seu RPG predileto. Não será objetivo desse artigo falar de especificações técnicas, muito menos comparar desempenho e performance, não sou perito nessas coisas.
Conhecimento Gratuito
Sem mais enrolação, vamos as dicas.
Dica Número 0
Logo quando comecei a mestrar, procurei na internet algumas informações e dicas, e a primeira que encontrei foi simplesmente a principal. Se você não conhece, recomendo-lhes ver os vídeos do Mestre Digital no Youtube. E sobretudo um vídeo em especial dele:
Além das dicas passadas por MD, segue mais algumas:
Dica Número 1
Não exibir rolagem de dados (redução de uso da memória gráfica);
Dica Número 2
A maioria da conversação entre jogadores e mestre, ocorre através de programas como o Zoom, Meet, Discord, Teams ou mesmo Whats App. Se esse é o seu caso, ao invés de utilizar esses aplicativos no seu computador, acesse-os pelo seu Smartphone. Com isso, não haverá perda de qualidade na comunicação. Reforço ainda que caso faça uso dessa estratégia, utilize um fone de ouvido.
Dica Número 3
Mestre Digital fala sobre redução de frames, e eu indico onde encontrar como ajustar:
Dica Número 4
Se você utiliza o whats web (programa) para PC, de modo algum utilize ele simultaneamente ao Foundry. Na verdade recomendo que você apenas utilize o Foundry, seu aplicativo de planilha e PDF.
Foundry é “forja”
No mais é isso meu povo. Um amigo irmão me pediu para fazer esse artigo e eu estou cumprindo aqui o pedido dele por que ele merece demais. Eu disse que não iria falar de estatísticas e performance, e não farei, mas apenas para dar uma noção para vocês do ganho de desempenho, abri espaço para entre 500 megas e 1 giga de memória ram, além de reduzir o percentual de uso dos núcleos processadores de 80% para 60% (em média). Sobre a banda mínima de internet, eu tenho apenas algumas impressões empíricas de que se você é mestre, no mínimo 40mb e como jogador a partir de 20mb. Se for fibra ótica, melhor ainda!
Falando um pouco dos requerimentos, o Foundry dá duas sugestões, uma mínima e outra recomendada, sendo que se vc tem um PC mais próximo da versão mínima, siga as dicas desse artigo, vai melhorar muitos sua diversão.
Para mais detalhes sobre configuração acesse a Página do Foundry
Então é isso, se você testou essas dicas, ou conhece outras, compartilhe conosco!
Esse é um artigo original de Bruno de Brito, que contou com a disponibilização gratuita de material do Mestre Digital. Convido todos a conhecer outros vídeos dele, bem como o seu blog.
Best Regards!