Alucinação (Comum – Resistível por Vontade)
Esta mágica altera as percepções do alvo (visão, audição, tato, olfato e etc.), razão pela qual ele ficará plenamente convencido de que uma coisa ausente está presente ou vice-versa. A alucinação assemelha-se à uma ilusão, mas existe apenas na mente da criatura afetada pela magia, e deve se limitar à presença ou ausência de uma única coisa, como uma pessoa que o alvo conhece ou conheceu, uma multidão de beberrões embriagados, um par de algemas presas em seus pulsos, um bando de leões e etc. Como regra geral, se a alucinação puder ser descrita como uma única coisa (sem malabarismos linguísticos), ela poderá ser criada pela mágica.
O operador não precisa se concentrar para manter as alucinações do alvo. A mente dele fornecerá todo o “realismo” necessário para que elas permaneçam críveis. Todavia, concentrando-se o operador é capaz de “direcionar” a alucinação. Por exemplo, ele poderia fazer o bando de beberrões embriagados cantar uma determinada canção ou caminhar na direção de uma viela escura.
Por fim, cabe frisar que alucinações claramente impossíveis ou falsas (avistar um tio morto há muito tempo, por exemplo) são resistidas com um bônus de +5.
Duração: 1 minuto.
Custo: 4 para fazer, 2 para manter.
Tempo de Operação: 2 segundos.
Pré-requisitos: Loucura e Sugestão.
Objeto e Custo em energia para criar: 1.200 por um cajado ou vara de condão utilizável apenas por magos; 1.000 por um objeto (qualquer) que provoca no usuário a alucinação especificada no momento em que o item foi criado (sempre em funcionamento).