Talismã (Encantamento)
Esta mágica cria um talismã que confere ao usuário um bônus no teste de resistência, de atributo ou de defesa necessário para evitar os efeitos de uma magia, atribulação/aflição ou ataque específico, o que inclui doenças, flechas, maldições, relâmpagos e etc. Considere que o item está “sempre em funcionamento” enquanto for usado ou mantiver contato físico com o usuário.
O custo de Talismã é o descrito na tabela abaixo:
Bônus no Teste | Custo |
+1 | 15 |
+2 | 45 |
+3 | 90 |
+4 | 150 |
Note que:
a) O usuário permanecerá protegido até que seja vítima da magia, atribulação/aflição ou ataque contra o qual o talismã protege, quando então o item conferirá o bônus especificado no momento de sua criação e perderá seus poderes.
b) Embora a maioria dos talismãs sejam criados a partir de joias, praticamente qualquer objeto pode ser transformado em um, até mesmo tatuagens.
c) O teste de conjuração é feito contra o menor NH dentre o da magia Talismã e o da magia contra qual ele protege. Repare que essa regra não se aplica à itens que protegem o usuário contra ataques ou atribulações/aflições comuns (i.e. não mágicos).
d) Existem diversas variações da magia Talismã, cada uma oferecendo proteção contra uma mágica, atribulação/aflição ou ataque diferente. Tratam-se de perícias distintas, que precisam ser aprendidas em separado. No entanto, um talismã protege o usuário contra todas as mágicas de um mesmo tipo base, como por exemplo Bola de Fogo e Bola de Fogo Explosiva.
Pré-requisitos: Encantar e a magia contra a qual o Talismã oferece proteção (se for o caso).