GURPS – Vantagem Racial – Telecomunicação

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Telecomunicação (Variável)

A criatura é capaz de se comunicar à longas distâncias sem verbalizar uma única palavra. Frases são enviadas na velocidade normal da fala e imagens na velocidade em que elas poderiam ser desenhadas. Estabelecer contato demanda um segundo de concentração e sucesso em um teste de IQ. Uma vez estabelecido o contato, a criatura não precisa mais se concentrar. É possível manter mais de um contato simultaneamente, mas o teste de IQ se submete à um redutor cumulativo de -1 para cada contato adicional posterior ao primeiro.

Esta vantagem não é afetada por nenhum tipo de barulho (por mais alto que seja), embora interferências ou obstruções possam interromper o sinal emitido pela criatura. Utilizando o equipamento adequado é possível localizar, interceptar ou até mesmo bloquear a transmissão. Isso requer um sucesso em um teste da perícia Operação de Aparelhos Eletrônicos (Comunicação) no caso de um sinal eletromagnético, Operação de Aparelhos Eletrônicos (Psicotrônica) no caso de um “‘sinal psíquico” e assim por diante.

Cada modalidade de Telecomunicação é uma vantagem independente, que precisa ser adquirida em separado. Algumas delas tem um alcance predeterminado, que pode ser ajustado através da Ampliação “Alcance Ampliado” e da Limitação “Alcance Reduzido”:

a) Comunicação por Sinal Infravermelho (10 Pontos): A criatura é capaz de se comunicar através de um raio infravermelho modulado. O alcance básico é de 500 metros em uma linha direta de visão (linha de visada direta). Esses dois fatores tornam bastante difícil interceptar ou bloquear o sinal em circunstâncias normais. Somente é possível estabelecer contato com outras criaturas que também possuam esta vantagem ou então um comunicador infravermelho.

b) Comunicação por Raio Laser (15 Pontos): A criatura é capaz de se comunicar através de um raio laser modulado. O alcance básico é de 75 quilômetros em uma linha direta de visão (linha de visada direta). Esses dois fatores tornam bastante difícil interceptar o sinal em circunstâncias normais. Somente é possível estabelecer contato com outras criaturas que também possuam esta vantagem ou então um comunicador a laser.

c) Neutrinos (25 Pontos): A criatura é capaz de se comunicar através de um raio de neutrinos modulado (ou outra partícula semelhante). O alcance básico é de 1.500 quilômetros em linha reta. Não existe maneira de bloquear ou interceptar os neutrinos e eles não são afetados por nenhum tipo de ambiente. Além disso, atravessam objetos sólidos, alcançam o fundo de grandes corpos de água (mares e oceanos, por exemplo) e não são atrapalhados pela curvatura do planeta. Somente é possível estabelecer contato com outras criaturas que também possuam esta vantagem ou então um comunicador de neutrinos.

d) Ondas Gravitacionais (20 Pontos): A criatura é capaz de se comunicar através de ondas gravitacionais. O alcance básico é de 1.500 quilômetros. O sinal é onidirecional, mas interceptar a transmissão ainda requer um sucesso em um teste da perícia Operação de Aparelhos Eletrônicos (Comunicação). Não existe modo de bloqueá-la, embora fontes de gravidade muito poderosas (um buraco negro, por exemplo) possam interromper o sinal. As ondas gravitacionais atravessam objetos sólidos e alcançam o fundo de grandes corpos de água (mares e oceanos, por exemplo). Somente é possível estabelecer contato com outras criaturas que também possuam esta vantagem ou então um comunicador de ondas gravitacionais.

e) Rádio (10 Pontos): A criatura é capaz de se comunicar através de ondas de rádio. O alcance básico é de 15 quilômetros. O sinal é onidirecional, mas como mudanças de frequência são possíveis, interceptar a transmissão ainda requer um sucesso em um teste da perícia Operação de Aparelhos Eletrônicos (Comunicação). A criatura também é capaz de “escutar” sinais de rádio comuns (AM, FM e etc.), desde obtenha êxito em um teste de IQ (o procedimento leva um segundo). Observe que o “ruído” de radiofrequência provocado por um relâmpago ou por equipamentos eletrônicos não blindados podem interferir na comunicação via rádio. Esta vantagem não funciona debaixo d’água.

f) Som Direcional (5 Pontos): A criatura é capaz de se comunicar através de um fino feixe de som. O alcance básico é de 100 metros em uma linha direta de visão (linha de visada direta). Esses dois fatores tornam difícil interceptar ou bloquear o sinal em circunstâncias normais: é necessário utilizar equipamentos especializados e todos os testes relacionados à tarefa sofrem um redutor de -5. Ruído elétrico e obstruções visuais como fumaça ou neblina não o afetam. Somente é possível estabelecer contato com outras criaturas que também possuam esta vantagem ou então um comunicador de som direcional.

g) Sonar (10 Pontos): A criatura é capaz de se comunicar através de um sonar modulado. O alcance básico é de 4,5 quilômetros debaixo d’água e 75 metros multiplicados pela pressão do ar (em atmosferas) na superfície. Ele não funciona no vácuo. O sinal é onidirecional e qualquer um que possua esta vantagem ou o equipamento apropriado poderá escutar a transmissão. O único modo de bloqueá-la permanentemente é utilizando dispositivos poderosos e altamente especializados, embora explosões causem interferência transiente. A critério do Mestre, Sonar equivale à vantagem Fala Ultrassônica.

h) Transmissão Telepática (30 Pontos): A criatura é capaz de transmitir seus pensamentos diretamente para outras pessoas através de magia, psiquismo e etc. (seja específico). O alvo “recebe” os pensamentos enviados ainda que não possua esta vantagem. Em tese o alcance é ilimitado, mas aplique ao teste de IQ os Modificadores de Longa Distância descritos na seção homônima do Capítulo II, bem como os seguintes, se a criatura não puder ver nem sentir o alvo de alguma maneira: -1 no caso de parentes, amantes e amigos íntimos; -3 no caso de colegas e conhecidos; -5 no caso de o contato com o alvo ter sido breve.

Ampliação Especial – Transmissão Aberta (+50%): Essa Ampliação somente é válida para a vantagem Transmissão Telepática. A criatura é capaz de transmitir seus pensamentos à todas as pessoas que estiverem dentro de determinada área ao seu redor. Aplique um redutor adicional de -4 ao teste de IQ, além dos Modificadores de Longa Distância correspondentes ao raio da área afetada.

Ampliação Especial – Ondas Curtas (+50%): Essa Ampliação somente é válida para a vantagem Rádio. O sinal transmitido pela criatura consegue atravessar a ionosfera do planeta (se existir uma), razão pela qual ela é capaz de se comunicar com qualquer parte daquele mundo em particular (tanto enviar como receber frequências de rádio). Contudo, o clima, raios solares e etc. podem interromper a transmissão.

Ampliação Especial – Universal (+50%): As mensagens enviadas pela criatura são automaticamente traduzidas para o idioma do alvo.

Ampliação Especial – Vídeo (+40%): A criatura é capaz de transmitir vídeos em tempo real de qualquer coisa que conseguir visualizar, inclusive memórias, devaneios momentâneos e etc.

Ampliação Especial – Veloz (Variável): A criatura é capaz de enviar “pacotes de informação” em alta velocidade. Cada fator de 10x impõe um redutor de -1 aos testes realizados para interferir na transmissão. Esta Limitação não pode ser aplicada às vantagens Som Direcional e Sonar. Custo: +30% por 10 vezes a velocidade normal; +60% por 100 vezes a velocidade normal; +90% por 1.000 vezes a velocidade normal e assim por diante.

Ampliação Especial – Mais Rápido que a Luz (+120%): O sinal emitido pela criatura viaja mais rápido que a luz, permitindo que ela se comunique com pouco ou nenhum tempo de atraso. Cabe ao Mestre definir quais modalidades da vantagem Telecomunicação podem ser modificadas por esta Ampliação e o que isso significa em cada caso. Um “túnel através do hiperespaço”, capaz de “transportar” sinais comuns, é uma explicação aceitável em quase todos os cenários de campanha. A velocidade de transmissão recomendada é de 0.1 parsec/dia. O alcance máximo recomendado em parsecs é de 1/5.000 do alcance normal do sinal em quilômetros. Somente quem possuir habilidade semelhante ou um equipamento adequado pode receber uma transmissão mais rápida que a luz.

Ampliação Especial – Seguro (+20%): O sinal emitido pela criatura é dotado de medidas de segurança que tornam difícil interpretá-lo se ele for interceptado. Para decifrar o teor da transmissão, quem a estiver “escutando” precisa vencer uma Disputa Rápida entre o seu IQ ou NH na perícia Operação de Aparelhos Eletrônicos (conforme o caso) e o IQ da criatura.

Ampliação Especial – Sensorial (+80%): A criatura é capaz de transmitir todas as suas impressões sensoriais em tempo real, inclusive memórias e etc. Esta Ampliação não pode ser aplicada às vantagens Som Direcional e Sonar, mas em qualquer caso (exceto Transmissão Telepática) quem estiver recebendo o sinal precisará de um receptor apropriado para aproveitar a experiência por completo.

Ampliação Especial – Comunicação Total (+20%): Essa Ampliação somente é válida para a vantagem Transmissão Telepática. A criatura é capaz de transmitir seus pensamentos dez vezes mais rápido que o normal. Contudo, não conseguirá mentir para o alvo nem impedir que ele leia seus pensamentos enquanto a Comunicação Total for mantida.

Limitação Especial – Específico (Variável): O personagem somente é capaz de se  comunicar com determinados tipos de criatura. Custo: -20% para um grupo grande e variado (exemplos: apenas animais; apenas humanóides); -40% para um grupo específico e pouco variado (exemplos: apenas goblinóides; apenas dragões; apenas aves, peixes ou mamíferos); -60% para um grupo bastante limitado (exemplos: apenas tubarões; apenas dragões cromáticos); -80% para uma outra criatura específica (exemplos: um irmão, uma amante).

Limitação Especial – Apenas Recepção (-50%): A criatura não consegue enviar mensagens. Somente pode recebê-las. Não é possível aplicar esta Limitação à vantagem Transmissão Telepática.

Limitação Especial – Apenas Transmissão (-50%): A criatura não consegue receber mensagens. Somente pode enviá-las. Não é possível aplicar esta Limitação à vantagem Transmissão Telepática.

Limitação Especial – Vago (-50%): A criatura não consegue enviar palavras ou imagens, somente um código simples (Código Morse, por exemplo) ou conceitos e emoções gerais, no caso de Transmissão Telepática.

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Sobre o Autor: Sandro Moraes

Mestre das campanhas "O Segredo Enterrado no Gelo" e "Tirania dos Dragões", ambos ocorridos no cenário de Forgotten Realms. Mestra também no cenário de Golarion, em "O Mestre da Fortaleza Caída" e mais recentemente O Chamado de Cthulhu. Entusiasta do sistema GURPS, em especial High Fantasy, mestra e joga Pathfinder, Starfinder e D&D 5ª Edição.

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