MAGOS E NÍVEIS DE MANA

Pelas regras oficiais do GURPS apenas magos (i.e. aqueles indivíduos que possuem pelo menos um nível de AM) são capazes de conjurar magias. Contudo, a concentração mais ou menos intensa de energia mágica em determinada região pode alterar esse fato, conforme descrito abaixo:

a) Muito Alta: Qualquer pessoa é capaz de conjurar magias se conhecer os rituais, entoações e formulas místicas apropriadas (i.e. se tiver investido pelo menos 1 Ponto de Personagem na magia em questão). Os magos recuperam todos os pontos de energia gastos em uma mágica no começo do seu próximo turno. Falhas comuns são tratadas como críticas e Falhas Críticas produzem efeitos realmente espetaculares. Lugares com nível de Mana muito alto são raríssimos na maioria dos cenários.

b) Alta: Qualquer um é capaz de conjurar magias se conhecer os rituais, entoações e formulas místicas apropriadas. Esta circunstância é rara na maioria dos cenários, mas alguns deles têm nível de Mana alto por toda parte.

c) Normal: Apenas magos são capazes de conjurar magias. Esta é a condição padrão da maioria dos cenários.

d) Baixa: Apenas magos são capazes de conjurar magias e ainda assim com um redutor de -5 no NH. Objetos encantados também sofrem um redutor de -5 em seu Nível de Poder (NP). Portanto, aqueles com NP inferior à 20 não funcionarão em locais onde o nível de Mana for baixo. Falhas Críticas terão pouco ou nenhum efeito prático.

e) Nula: Ninguém é capaz de conjurar magias. Os efeitos de encantamentos e mágicas permanentes são suspensos dentro de uma área cujo nível de Mana seja nulo. Magias temporárias terminam automaticamente.

GURPS True High Fantasy – Capítulo II – Magos e Níveis de Mana
Avalie o conteúdo

pinit_fg_en_rect_red_28 GURPS True High Fantasy - Capítulo II - Magos e Níveis de Mana

Leia Também: