MAGOS E NÍVEIS DE MANA

Pelas regras padrão do GURPS qualquer pessoa que satisfaça os requisitos necessários poderia aprender em tese como fazer determinada mágica. Todavia, na maioria dos mundos fantásticos apenas os magos, ou seja, aqueles indivíduos que possuam pelo menos um nível de AM, são capazes de conjurar magias.

Trata-se de uma decisão que o Mestre deve tomar tendo em vista as peculiaridades do seu cenário de campanha.

De qualquer forma, a concentração mais ou menos intensa de energia mágica em uma determinada região pode alterar esse paradigma, conforme descrito abaixo:

a) Muito Alta: Qualquer pessoa é capaz de operar mágicas se conhecer o procedimento (i.e. se tiver investido pelo menos 1 Ponto de Personagem na magia). Os magos o fazem sem nenhum custo em energia. No entanto, as falhas comuns são tratadas como críticas e Falhas Críticas produzem efeitos espetaculares. Lugares com nível de Mana muito alto são raríssimos na maioria dos cenários.

b) Alta: Qualquer um é capaz de operar mágicas se conhecer o procedimento. Esta circunstância é rara na maioria dos cenários, mas alguns deles têm este nível de Mana por toda parte.

c) Normal: Apenas os magos são capazes de fazer mágicas. Esta é a condição padrão da maioria dos cenários.

d) Baixa: Apenas os magos são capazes de fazer mágicas, e mesmo assim com redutor de -5. Objetos encantados também sofrem um redutor de -5 em seu nível de poder. Logo, aqueles com nível de poder inferior à 20 não funcionarão em locais onde o nível de Mana for baixo. Por outro lado, Falhas Críticas terão pouco ou nenhum efeito.

e) Nula: Ninguém é capaz de conjurar magias. Objetos encantados não funcionarão. Em alguns mundos mágicos é possível encontrar regiões onde o nível de Mana é nulo.

GURPS True High Fantasy – Capítulo II – Magos e Níveis de Mana
Avalie o conteúdo

pinit_fg_en_rect_red_28 GURPS True High Fantasy - Capítulo II - Magos e Níveis de Mana

Leia Também: