Cativar (Especial – Resistível por Vontade)
Essa mágica faz com que uma história contada pelo operador seja especialmente cativante. Todas as criaturas que a escutarem com atenção e forem capazes de compreendê-la precisarão fazer um teste de resistência. Se fracassarem, perderão a noção da passagem do tempo, razão pela qual cada hora de tempo real transcorrida corresponderá a apenas um minuto de tempo subjetivo para elas. Aos observadores externos não afetados por Cativar, o operador e suas vítimas parecerão estar paralisados. Contudo, um exame minucioso revelará que na verdade eles estão se movendo bem lentamente.
Note que:
a) Se alguma das criaturas afetadas for atacada, a magia termina imediatamente.
b) Se alguma das criaturas afetadas for sacudida com violência ou perturbada de outra maneira, terá direito de fazer um novo teste de resistência a cada segundo em que continuar a ser importunada.
c) O NH do operador nessa mágica jamais poderá ser maior do que seu NH nas perícias Oratória (no caso de histórias contadas oralmente) ou Atuação (no caso de histórias contadas através de mímica e/ou atuação).
Duração: 1 hora de tempo real.
Custo: 3 para fazer, 3 para manter.
Pré-requisitos: Amnésia, Torpor e Retardar.
Objeto: Cajado, máscara de comediante ou instrumento musical.
Custo em energia para criar: 500.