Dragão Negro – D&D 5ª Edição

Dragão Negro
5/5 - (2 votes)
dd5-dragao-negro-02 D&D 5ª Edição Dragões de D&D 5ª Edição Sistemas

Os de pior temperamento e mais vis dos dragões cromáticos, dragões negros coletam os destroços e tesouros de pessoas mortas. Esses dragões detestam ver os fracos prosperarem e deleitam-se com o colapso de reinos humanoides. Eles fazem seus lares em pântanos fétidos e ruínas abandonadas onde jaziam reinos.

Com órbitas oculares profundas e fossas nasais largas, a face de um dragão negro lembra uma caveira. Seus chifres segmentados curvados tem coloração de osso na base e escurecem até o preto morto nas pontas. À medida que um dragão negro envelhece, a carne ao redor de seus chifres e maçãs do rosto se deteriora enquanto é devorada por ácido, deixando finas camadas de couro que acentual sua aparência esquelética. A cabeça de um dragão negro é evidenciada pelos espinhos e chifres. Sua língua é chata com uma ponta bifurcada, babando limo cujo cheiro acidífero se mesclar ao fedor de vegetação apodrecida e água suja do dragão.

Quando nasce, um dragão negro possui escamas lustrosas. Quando envelhece, essas escamas tornam-se grossas e maciças, ajudando-o a se mesclar nos pântanos e ruínas destruídas onde eles moram.

Conheça agora tudo sobre o dragão negro!

Brutais e Cruéis. Todos os dragões cromáticos são malignos, mas os dragões negros se destacam por sua natureza sádica. Um dragão negro vive para ver suas presas clamarem por misericórdia, e irá, diversas vezes, oferecer a ilusão de adiamento ou de fuga antes de acabar com seus inimigos.

Um dragão negro ataca seus inimigos mais fracos primeiro, garantindo uma vitória rápida e brutal, o que infla seu ego enquanto ele aterroriza os oponentes restantes. Quando está à beira da derrota, um dragão negro faz todo o possível para se salvar, mas ele prefere aceitar a morte antes de permitir que qualquer outra criatura tente domina-lo.

Adversários e Servos. Os dragões negros odeiam e temem outros dragões. Eles espionam rivais dracônicos de longe, esperando por oportunidades de matar dragões mais fracos e evitando os mais fortes. Se o dragão mais forte o ameaçar, um dragão negro abandonará seu covil e buscara um novo território.

Povos lagartos malignos veneram e servem os dragões negros assaltando assentamentos humanoides em busca de tesouros e comida dados como tributo e construindo efigies dracônicos simplórios ao longo das fronteiras do domínio do seu mestre dragão.

A influência malévola de um dragão negro também pode causar a criação espontânea de arbustos errantes malignos que buscam e matam as criaturas boas que se aproximarem do covil do dragão.

Kobolds infestam os covis de muitos dragões negros, como vermes. Eles se tornam cruéis como seus mestres tenebrosos, muitas vezes torturando e enfraquecendo prisioneiros com picadas de centopeias e ferroadas de escorpiões antes de envia-los para saciar o apetite do dragão.

Riqueza dos Anciões. Dragões negros detém os tesouros e itens mágicos de impérios destruídos e de reinos conquistados para lembrarem-se de sua grandeza. Quanto mais civilizações o dragão devasta, mais vontade ele tem de adquirir as riquezas das civilizações atuais para ele.

dd5-dragao-negro-01 D&D 5ª Edição Dragões de D&D 5ª Edição Sistemas

O COVIL DO DRAGÃO NEGRO

Os dragões negros fazem seus covis em pântanos nos limites destruídos de civilizações. O covil de um dragão negro é uma caverna sombria, gruta ou ruína que esteja, pelo menos, parcialmente inundada, contendo piscinas onde o dragão descansa e onde suas vítimas podem fermentar. O covil está repleto de ossos de vítimas derretidas e carcaças de carne morta cheias de moscas, vigiadas por ruínas de estátuas. Centopeias, escorpiões e serpentes infestam o covil, que é preenchido com o fedor de morte e decomposição.

AÇÕES DE COVIL

No valor de iniciativa 20 (quebrando toda a sequência de iniciativa), o dragão realiza uma ação de covil fazendo um dos efeitos a seguir; o dragão não pode usar o mesmo efeitos em duas rodadas consecutivas:

  • Piscinas de água que o dragão puder ver, a até 36 metros dele, erguem-se criando ondas potentes. Qualquer criatura no solo a até 6 metros de tais piscinas devem ser bem sucedidas num teste de resistência de Força CD 15 ou serão empurradas a até 6 metros da água e cairão no chão.
  • Uma nuvem de enxames de insetos preenche uma esfera de 6 metros de raio, centrada num ponto à escolha do dragão, a até 36 metros dele. A nuvem se espalha, dobrando esquinas e permanece até o dragão dissipa-la com uma ação, usar essa ação de covil novamente ou morrer. A nuvem produz escuridão leve. Qualquer criatura na nuvem quando ela aparece deve realizar um teste de resistência de Constituição CD 15, sofrendo 10 (3d6) de dano perfurante se falhar na resistência, ou metade desse dano se obtiver sucesso. Uma criatura que termina o turno dela dentro da nuvem sofre 10 (3d6) de dano perfurante.
  • Escuridão mágica espalha-se de um ponto, à escolha do dragão, a até 18 metros dele, preenchendo uma esfera de 4,5 metros de raio até o dragão dissipa-la com uma ação, usar essa ação de covil novamente ou morrer. A escuridão se espalha, dobrando esquinas. Uma criatura com visão no escuro não pode ver através da escuridão e luz não-mágica não pode iluminar dentro dela. Se qualquer parte da área afetada sobrepor uma área criada por uma magia de 2° nível ou inferior, a magia que criou a luz é dissipada.

EFEITOS REGIONAIS

A região contendo o covil de um dragão negro lendário é deformada pela presença da criatura, o que cria um ou mais dos seguintes efeitos:

  • O terreno a até 9 quilômetros do covil requer o dobro do tempo normal para ser atravessado, já que as plantas crescem grossas e retorcidas, e os pântanos são densos devido à lama fétida.
  • Fontes de água a até 1,5 quilômetro do covil são sobrenaturalmente poluídas. Inimigos do dragão que beberem dessa água a vomitarão dentro de minutos.
  • Nevoeiro cria escuridão leve no terreno a até 9 quilômetros do covil.

Se o dragão morrer, a vegetação permanecerá espessa, mas os outros efeitos desaparecerão ao longo de 1d10 dias.

Dragões de D&D 5ª Edição

dd5-dragao-negro-03-600x436 D&D 5ª Edição Dragões de D&D 5ª Edição Sistemas

Recomendados para Você

Sobre o Autor: Bruno Gonçalves

Mestre Aposentado, criador do cenário de campanhas Arzien, jogador de RPG a mais de 18 anos nos diversos cenários dos mestres da Orbe dos Dragões. Atualmente escreve sobre RPG, Dicas de Mestre e Cenários de Campanha.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.